Capa » Notícias » Nestlé acaba de anunciar 5 projetos da Zona América que são finalistas do concurso global de intraempreendedorismo da companhia

Nestlé acaba de anunciar 5 projetos da Zona América que são finalistas do concurso global de intraempreendedorismo da companhia

A edição deste ano é a terceira que traz o tema da sustentabilidade

São Paulo, junho de 2021 – Para participar do Programa Reinvent, os colaboradores enviaram propostas de soluções para o seguinte desafio: como inovar para reduzir, remover e compensar as emissões de efeito estufa da empresa? Ao todo foram apresentadas 1100 ideais nas unidades da Zona Américas. Só no Brasil, 270 colaboradores submeteram 135 projetos. Um deles foi selecionado junto com outros 4 projetos da região.

“Ficamos muito felizes com o resultado desta etapa, pois o Brasil foi o mercado que mais se engajou no desafio. Isso mostra que temos um ambiente propício para desenvolver as competências necessárias para estimular ideias inovadoras”, afirma Juliana Glezer, gerente de inovação da Nestlé. “O tema deste ano é muito importante para a companhia Como a maior empresa de alimentos do mundo, reconhecemos a urgência de ações que promovam um cuidado ainda maior com o planeta e que vão moldar nosso futuro”, completa.

Em 2020, a Nestlé assumiu o compromisso de zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050, com metas intermediárias de redução de 20% até 2025 e de 50% para 2030. Por isso, a companhia lançou o desafio atual do Reinvent. Ele vai impulsionar projetos de sustentabilidade em todos os níveis (global, regional e local), colaborando para consolidar o compromisso assumido.

O Programa pediu soluções para toda a cadeia de valor: agricultura; manufatura e logística; embalagem; renovação de produtos existentes (novos ingredientes) e inovação de produtos com menos impacto. O projeto brasileiro selecionado é o Favelas D2C, que propõe um modelo de negócio que possibilita a redução de embalagens e desperdícios.

Os finalistas estão na fase de desenvolvimento de conceito, passando por etapas de design thinking, prototipagem rápida e validação. Em seguida, irão para fase final de construção e teste, que inclui desenvolvimento, piloto e consolidação de aprendizados.

Os projetos da Zona América vão concorrer com projetos selecionados de outras regiões onde a Nestlé atua. Os que ficarem nos 5 primeiros em todo mundo irão receber, cada um, quase 300 mil reais para serem acelerados e implementadas com o apoio de líderes da empresa.

Até o ano passado, o Programa de Intraempreendedorismo da companhia era conhecido como Open Innova. Ele foi criado em 2018 e, nas quatro edições até agora, já recebeu mais de 2000 ideias, reunindo 1200 participantes e 17 projetos acelerados.

Em 2018, o tema foi produtividade. Um dos projetos selecionados foi o Chocobot, que permite que o consumidor possa montar uma caixa personalizada de bombom, por meio de um robô. Desta edição, saíram também duas ideias que foram implementadas: a criação de um data lab e o lançamento de um e-commerce que, hoje, é chamado de Empório Nestlé e que funciona como um grande laboratório de inovação para a companhia

Em 2019, o tema foi sustentabilidade, mas com uma abordagem mais geral. O projeto Cacausando foi vencedor e chegou a ser acelerado até pela ONU. Ele trouxe a ideia de reutilizar a casca do cacau para ser transformada em briquete.

Já em 2020, o Open Innova lançou desafios de sustentabilidade, mas com foco na a redução de gases de efeito estufa. O projeto vencedor do ano passado foi Green Canteen, que promove educação sobre as escolhas alimentares, desperdício de alimentos e o impacto no meio ambiente.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*