Capa » Notícias » Marca Heineken® amplia a atuação da iniciativa Volte Sempre e incentiva a circularidade de vidro no entorno da Cidade do Rock

Marca Heineken® amplia a atuação da iniciativa Volte Sempre e incentiva a circularidade de vidro no entorno da Cidade do Rock

Iniciativa do Grupo HEINEKEN já conta com frentes de circularidade no ON e no OFF Trade. Até o dia 13 de setembro, consumidores podem descartar resíduos em máquinas de coleta de vidro em quatro pontos de vendas próximos à Cidade do Rock, no Rio de Janeiro. Objetivo é reunir cerca de sete toneladas do material ao longo do festival

São Paulo, setembro de 2022 – A Heineken®, patrocinadora oficial do Rock in Rio Brasil 2022, vai ativar um dos seus principais pilares de sustentabilidade durante o festival: a circularidade. Entre os dias 28 de agosto e 13 de setembro, os consumidores podem colaborar com a reciclagem de vidro, depositando recipientes vazios em quatro pontos de vendas instalados pela marca nos arredores da Cidade do Rock. O objetivo é conscientizar o público e viabilizar a reciclagem do vidro, considerado um dos principais desafios da indústria cervejeira, em um período em que milhares de pessoas devem passar pela cidade do Rio de Janeiro.

Em parceria com a startup de impacto socioambiental 4R Glass e a fabricante de embalagens de vidro Owens Illinois, a Heineken® disponibilizará as máquinas com bombonas capazes de armazenar 40 quilos do material cada. Ao atingirem sua capacidade máxima, cerca de 350 long necks em cada uma, as bombonas das máquinas serão esvaziadas e o material será triturado e retornará à cadeia para ser reciclado. A iniciativa não terá limitação de coleta, mas é esperado um retorno de 7 toneladas de cacos de vidro ao longo do período do festival.

Após a coleta nos pontos de venda, os cacos serão levados diretamente para a fábrica da Owens Illinois em Jacaré (RJ), sem intermediários na cadeia, aumentando a rastreabilidade de destinação de todo o volume. A cada tonelada de vidro reciclado há uma economia 480 KhW de energia, 1,2 tonelada de matéria-prima, e redução de emissão de 0,50 tonelada de CO² na produção de novas embalagens. Além disso, para cada 50 quilos de vidro reciclado, reduz-se a ocupação de 1 m³ de espaço no aterro.

Como ação complementar, também serão disponibilizados dois containers para a coleta de todos os tipos de material reciclável, em parceria com a Ecobox e o projeto Recicla Orla. “A cadeia do vidro tem desafios territoriais, de operação e de especificidades do material que encarecem a sua circularidade e fazem com que, do ponto de vista financeiro, seja mais vantajoso produzir novas embalagens. No entanto, por ser um material 100% e infinitamente reciclável, resistente e benéfico para a conservação e consumo da cerveja, tem sido o nosso foco buscar por soluções, formar parcerias e destinar investimentos para que possamos avançar em formas de tornar seu ciclo de vida mais positivo e atraente, tanto para o Grupo HEINEKEN, quanto para todo o mercado. Nós queremos que os nossos produtos estejam presentes em momentos de celebração, mas garantindo que traremos, também, impactos positivos para as pessoas e para o planeja”, comenta Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos do Grupo HEINEKEN.

Projeto amplo focado na ponta da cadeia

A ação Volte Sempre faz parte do compromisso assumido pelo Grupo HEINEKEN de alcançar 100% da circularidade das embalagens em bares e restaurantes até 2025. O projeto nasceu em 2019, com foco no OFF Trade, em parceria com a startup 4R Glass e Hub Incríveis, com máquinas de coleta que trituram o material e geram vantagens para os consumidores, estimulando que estes tenham um novo comportamento em relação ao descarte. As máquinas foram instaladas em supermercados em São Paulo (SP), na primeira fase piloto e, posteriormente, em supermercados e condomínios residenciais de Belo Horizonte (MG), em parceria com a rede SuperNosso, quando a Owen Illinois também passou a ser parceira do projeto. Até o momento, já foram arrecadadas mais de 390 mil garrafas, com a participação de 5.030 clientes, totalizando 189 toneladas de vidro retornadas à fase inicial de produção.

Em junho de 2022, a ação ganhou um novo braço: o Volte Sempre Long Neck Bar, expansão da iniciativa com foco em bares e restaurantes, que tem a expectativa de recolher até mil toneladas de vidro até dezembro. A iniciativa, inédita na indústria, foi lançada pelo Grupo HEINEKEN em Itu (SP) e Sorocaba (SP) integrando a otimização da rota de distribuição da empresa à gestão dos resíduos de vidro de qualquer uma de suas marcas ou da concorrência. A cervejaria disponibiliza caixas garrafeiras para que o estabelecimento possa armazenar as long necks pós consumo, e as recolhe no dia de entrega de novos pedidos. Até o final do ano, chegará a mais quatro Centros de Distribuição do Grupo HEINEKEN, em Salvador (BA), Benevides (PA), Recife (CE) e Curitiba (PR).

Mauro conta que, por serem descartáveis, as long necks têm uma espessura de vidro mais fina que dificulta o processo de higienização para que retornem à linha de produção e sejam enchidas novamente. Com esta iniciativa, as garrafas recolhidas pela empresa no ponto de venda são direcionadas à central de resíduos do CDA (Centro de Distribuição) mais próximo da região e, posteriormente, aos parceiros que darão origem em novas unidades.

Esta é mais uma solução do Grupo HEINEKEN para alcançar seu compromisso maior de neutralizar a pegada de carbono em toda a cadeia de valor até 2040. As iniciativas de circularidade da companhia consideram projetos estruturantes, voltados à busca por soluções para todo o mercado, e de engajamento de clientes e consumidores.

Pontos de coleta Volte Sempre no Rock in Rio

Máquinas de coleta vidro Volte Sempre ON Trade:

  • Sushi da Praça (Av. Embaixador Abelardo Bueno, 2300);
  • Le Max (Av. Embaixador Abelardo Bueno, 2300);

Containers:

  • AMPM Trevo da Barra (Rua Autódromo, 18);
  • Dentro do perímetro da Cidade do Rock, entre o portão e a catraca.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*