Empresa fundada em 2019 com investimento de R$ 100 mil almeja crescer 60% nos próximos quatro anos e tem o plano de se tornar referência em seu segmento
O consumo de chocolate já não é sinônimo de má alimentação há algum tempo, muito disso em razão do surgimento da Luckau, marca brasileira que oferece no mercado opções saudáveis do doce que é amado no mundo todo. Fundada em 2019 com o intuito de ser um chocolate zero açúcar e, ainda assim, entregar aos consumidores produtos gostosos e de qualidade, a Luckau planeja crescer 60% neste ano — em relação ao ano passado — e também nos próximos quatro. Para 2023, a marca projeta um faturamento de R$ 10 milhões, número bem robusto para uma empresa fundada há pouco tempo com investimento inicial de R$ 100 mil.
“Temos o objetivo de ser uma referência em chocolate saudável e mudar a forma como o consumidor conhece o chocolate, para que ele entenda que é possível, sim, consumir algo delicioso e saudável, com qualidade. Nossa projeção de crescimento se dá por conta do aumento no investimento em ações de marketing, nossa entrada no grande varejo e também no mercado internacional”, destaca Raoni Costa, CEO da Luckau.
As metas de crescimento da marca também têm como base o aumento gradual do faturamento nos últimos três anos. A empresa passou de uma receita de R$ 2,4 milhões em 2020 para R$ 6,7 milhões em 2022, crescimento de 279%. A alta demanda pelos produtos também levou a companhia a aumentar sua projeção de acréscimo no número de funcionários, atualmente na casa de 40% — são 22 colaboradores contratados no presente momento. A Luckau atende majoritariamente consumidoras das classes A e B, mas o e-commerce da companhia entrega para todo o Brasil, tanto em vendas B2B quanto B2C. “Sempre nos atentamos em relação à forma de envio, pois em algumas regiões o transporte deve ser refrigerado, então para cada região dependendo das particularidades há uma tratativa diferente, sempre com foco na forma de como podemos manter a qualidade de nossos produtos”, explica o CEO da Luckau.
O e-commerce foi um divisor de águas na história da companhia, visto que o modelo de vendas cresceu 300% em 2020, em comparação com o ano anterior. Em meio à pandemia de Covid-19, a Luckau lidou com a limitação de muitos lojistas e investiu em uma nova estratégia que levava bastante em conta o marketing digital e a divulgação de sua plataforma digital de vendas. Na Páscoa de 2020, a Luckau conseguiu vender R$ 240 mil, valor que a companhia avalia como surpreendente no período. A marca atualmente também está em mais de mil e quinhentos pontos de venda em todo o país e pode ser encontrada em franquias conhecidas, como Armazém Fit Store, Divina Terra, La Fruteria, BioMundo, St Marche, Casa Santa Luzia e também em grande varejo, casos de Carrefour, Big, VerdeMar e Oba.
A presença de produtos da marca em tantas redes conhecidas foi possível, em grande medida, devido ao trabalho de seu fundador Raoni Costa. O empresário colocou sua ideia de um chocolate zero açúcar em prática após mais de seis meses de pesquisa e estudo de mercado, além de outras experiências prévias, que permitiram um grande aprendizado e solidificaram a concepção da marca. Desde 2020, a Luckau produz o próprio chocolate, e, em 2022, lançou sua primeira barra de chocolate branco doce de leite sem açúcar do mercado, responsável por vender mais de 75 mil unidades seis meses após o lançamento. “Estamos sempre tentando melhorar para entregar saúde de uma forma acessível, e por isso, foi necessário muito estudo de mercado, de matéria-prima para entender como poderíamos oferecer algo de qualidade e verdadeiro aos nossos objetivos aos consumidores”, detalha Raoni Costa.
O trabalho feito pela empresa para oferecer produtos de alta qualidade e com variedade de sabores fez com que a marca fosse divulgada por personalidades famosas, como Paolla Oliveira, Maíra Cardi, Deborah Secco, Gracyanne Barbosa, entre outros. Em junho de 2022, a Luckau participou pela primeira vez da Naturaltech, maior feira de alimentos saudáveis da América Latina, o que abriu grande espaço na companhia para novos distribuidores e parceiros comerciais, incluindo a oportunidade de a empresa iniciar negociações com o mercado exterior.
“Temos o desafio de buscar constantemente a reinvenção para seguir trazendo melhorias e novidades que encantem o público e que tragam saúde e sabor às pessoas. Lançamentos produtos que unem sabor e saudabilidade, capazes de suprir a falta de um produto que pudesse demonstrar a quem tem restrições alimentares, ou quem busca uma vida mais saudável, que é possível encontrar sabor em meio a uma escolha mais benéfica”, diz o CEO da Luckau.
Neste ano, a empresa tem como novidades até o momento produtos voltados à Páscoa: já foram sete ovos lançados, quatro maciços e três clássicos recheados — dentro de cada ovo maciço há um novo sabor de bombons. A Luckau ainda tem como meta lançar neste ano novos sabores tanto de bombons quanto de barras para atender aos pedidos do público. “Também planejamos realizar até o segundo semestre nossa entrada no mercado internacional e, ainda no primeiro semestre, concretizaremos nossa entrada no grande varejo com a nossa linha completa”, finaliza Raoni Costa.