Capa » Notícias » Madeira é usada como estrutura para construção de prédios
Madeira é usada como estrutura para construção de prédios

Madeira é usada como estrutura para construção de prédios

A estrutura de nove andares na esquina da Provost Street com Murray Grove no bairro de Hackney, em Londres, é realmente diferente. A partir do segundo andar, ela é construída totalmente em madeira, o que a torna um dos prédios residenciais de madeira mais altos do mundo.

A construção aconteceu há três anos e usou painéis de pinho laminado, com até 15 cm de espessura e 9 metros de comprimento, que foram fabricados na Áustria e parafusados no local para formar as paredes externas e internas, pisos e tetos. Até as escadas e os poços de elevadores são feitos com esses

Desenvolvida na Europa na década de 1990, painéis sólidos, chamados madeira laminada cruzada, ou CLT, na sigla em inglês, está entre os últimos produtos de uma longa linhagem de madeira reconstruída, que são fortes e rígidos o suficiente para substituir o aço e o concreto como elementos estruturais. Popular na Europa, a CLT começa a ficar conhecida na América do Norte, onde seus defensores dizem que os edifícios feitos com os painéis poderiam ser uma forma de construção mais barata e ambientalmente amigável.

A Innovative Timber Systems, em Montana (EUA),  é uma das que constrói estrutura de CLT. Seus painéis vieram da Áustria, que produz 80% dos painéis de CLT do mundo e onde as florestas de pinheiros são manejadas.

Uma típica parede de CLT de 2,4 metros de altura pode conter seis vezes mais madeira que outra feita com madeira convencional. Mas, com o manejo adequado, as árvores são um recurso sustentável.

Além disso, como as árvores removem dióxido de carbono da atmosfera, o carbono armazenado em todos esses painéis ajuda a compensar os gases do efeito estufa liberados na fabricação e no transporte dos outros materiais de construção e na construção em si. Os prédios de madeira laminada cruzada também podem ajudar a resolver um problema premente no oeste dos EUA: o que fazer com os milhões de pinheiros mortos por infestações de besouros que continuam em pé e correm o risco de se incendiarem?

Um prédio feito de madeira laminada cruzada é mais forte que uma estrutura convencional de madeira.  Os painéis são construídos de tábuas estreitas com cerca de 2,5 cm de espessura, que são dispostas lado a lado, formando camadas. Cada camada sucessiva -pode haver até 11- é disposta perpendicularmente à anterior. As camadas são coladas, pressionadas e aparadas. Depois, o painel é cortado nas dimensões exatas do projeto, incluindo aberturas para janelas, portas, encanamento e ventilação. Os canais para fiação elétrica são recortados nos painéis.

No local da construção, os painéis são parafusados com braçadeiras metálicas para erguer a estrutura andar por andar.

Na Europa, a madeira laminada cruzada é usada em construções baixas, em parte por causa dos rígidos códigos de construção no continente. Os códigos na Grã-Bretanha permitem maior flexibilidade, disse Thistleton. No Reino Unido, elas poderiam chegar a 12, 13, 14 e talvez 15 andares em alguns anos. Outros dizem que estruturas híbridas alcançarão 30 andares.

O uso de material pré-fabricado ofereceria economias tremendas em tempo e custo de construção.

No edifício Apartamentos Graphite, as paredes internas e todos os painéis externos são ligados, de modo que a carga do edifício se distribui pela maioria deles. Isso ajuda a proteger contra o colapso progressivo, quando a perda de um elemento estrutural faz os outros desmoronarem.

O incêndio também é uma grande preocupação, mas os painéis sólidos de CLT não pegam fogo tão facilmente quanto pedaços de madeira convencionais.

Mesmo que os painéis queimem, a parte carbonizada do lado exterior protege a madeira interna, deixando o painel estruturalmente sólido.

Na Europa, os padrões para questões de segurança e acústica estão sendo incorporados aos códigos de construção. Nos EUA, há a necessidade de ampliar a compreensão do produto.

Fonte: The New York Times/Folha de S. Paulo.

Sobre admin

Um comentário

  1. Augusto T O R R E A L Filho

    Atendidos os requisitos de durabilidade, rigidez, resistência ao fogo e à umidade, maneabilidade e florestas sob rigoroso manejo, que se pode opor ao uso amplo dessa madeira assim tratada? Indispensável é que a rígida observação dos parâmetros básicos e uma atenta fiscalização (que poderia ser exercida até pelos próprios fornecedores, interessados no prestígio e confiabilidade de seus produtos, seja permanente e ubíqua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*