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Lucro líquido da Multiplan cresce 80,8% no 1T18, alcançando R$ 98,1 milhões

A Multiplan anuncia seus resultados referentes ao primeiro trimestre de 2018. O resultado do período mostra sinais de uma contínua recuperação operacional através da forte produtividade do portfólio, enquanto os indicadores financeiros da Companhia também apresentam importantes evoluções.

O lucro líquido alcançou R$98,1 milhões no 1T18, um crescimento de 80,8% sobre o mesmo período do ano anterior, devido principalmente a uma diminuição de 46,8% na despesa financeira líquida e a uma queda de 50,2% na combinação das despesas de sede e de remuneração baseada em ações. A margem líquida foi de 33,6%, uma evolução de 1.412 p.b. sobre a registrada no 1T17.

Nos últimos 12 meses, o lucro líquido aumentou 39,5% sobre março de 2017 (12M), alcançando R$413,3 milhões e gerando um CAGR de cinco anos de 8,7%. A margem líquida foi de 34,7%. Se a remuneração baseada em ações fosse excluída, o lucro líquido teria atingindo R$430,3 milhões, um crescimento de 30,2%.

Seguindo a mesma tendência do lucro líquido, o Fluxo de Caixa Operacional (FFO) aumentou 58,6% no 1T18, totalizando R$146,9 milhões. A margem FFO foi 1.705 p.b. acima do 1T17, chegando a 50,3%. Nos últimos 12 meses, o FFO alcançou R$612,8 milhões, um crescimento de 32,6% sobre março de 2017 (12M), gerando um CAGR de cinco anos de 7,9%. A margem FFO foi de 51,5%. Se a remuneração baseada em ações não fosse considerada, o FFO teria aumentado 26,8%, alcançando R$629,8 milhões

O EBITDA apresentou um crescimento de 24,2% sobre o 1T17, chegando a R$232,6 milhões, devido principalmente a três fatores: aumento de 4,8% na receita líquida, conduzido pelos crescimentos de 9,8% na receita de estacionamento e de 5,3% na de locação; redução de 9,7% nas despesas de shopping center e queda de 50,2% na combinação das despesas de sede e com remuneração baseada em ações.

A margem EBITDA aumentou 1.242 p.b., de 67,2% no 1T17 para 79,6% no 1T18. Nos últimos 12 meses, o EBITDA alcançou R$870,8 milhões, um aumento de 7,9% sobre março de 2017 (12M), contribuindo para um CAGR de 7,7% no período de cinco anos. A margem EBITDA dos últimos 12 meses foi de 73,1%. Se a remuneração baseada em ações fosse excluída, o EBITDA teria aumentado 5,5%, alcançando R$887,9 milhões.

O Resultado Operacional Líquido (NOI) apresentou um crescimento de 7,9% no trimestre, atingindo R$271 milhões, beneficiado por um aumento na receita de locação e de estacionamento, bem como pela redução de 9,7% nas despesas de shopping centers. Mesmo com o aumento da ABL, a margem NOI alcançou 90,3% no trimestre, o maior percentual dos últimos 5 anos.

 

Vendas dos lojistas

Os lojistas dos shoppings da Multiplan continuaram apresentando fortes vendas no 1T18, alcançando R$3,4 bilhões e crescendo 7,2% em relação ao 1T17. Foi o 44º trimestre seguido de crescimento de vendas, mantendo esse histórico desde a abertura de capital da Companhia.

As Vendas nas Mesmas Lojas (SSS) evoluíram 2,9% em relação ao 1T17, enquanto as Vendas na Mesma Área (SAS) cresceram 3,3%, demonstrando o sucesso das mudanças de mix no portfólio da Multiplan.

O segmento de Artigos do Lar & Escritório apresentou o maior crescimento de SSS do trimestre (+6,2%), seguido pelo segmento de Alimentação/Áreas Gorumet (+5,2%). Serviços apresentou um crescimento de 1,0% no SSS. Enquanto as lojas satélites de Serviços tiveram um crescimento de 4,0%, as lojas âncoras do segmento foram impactadas por menores vendas das operações de cinema.

O Pátio Savassi (MG) apresentou o maior crescimento percentual de vendas, aumentando 15,0%, alavancado pela recente expansão, seguido pelo ParkShoppingCampoGrande (+14,5%), que foi beneficiado pela sua consolidação e pela troca de mix. Também importante destacar a performance do ShoppingSantaÚrsula e do RibeirãoShopping, ambos em Ribeirão Preto, que apresentaram, no período, crescimentos de 9,1% e 8,9%, respectivamente.

Taxa de Ocupação

A taxa de ocupação média apresentou um aumento de 10 pontos-base sobre o 4T17, alcançando 97,3%, com 16 dos 19 shopping centers apresentando uma taxa de ocupação acima de 95%. Excluindo as áreas entregues em 2017, a taxa de ocupação alcançaria 97,7%.

O Parque Shopping Maceió apresentou uma ocupação de 98,4% no 1T18, um crescimento de 161 p.b. quando comparado com o percentual do 4T17. O BH Shopping (98,1%), o ShoppingSantaÚrsula (92,8%) e o DiamondMall (98,8%) também apresentaram fortes recuperações, com aumentos de 135 p.b., 109 p.b. e 105 p.b., respectivamente. A taxa de ocupação dos dez primeiros shopping centers da Companhia permaneceu forte, alcançando 98,1% no trimestre, mais uma vez demonstrando a resiliência operacional do portfólio.

CAPEX

No 1T18 a Multiplan continuou o desenvolvimento de projetos futuros. O ParkShopping Jacarepaguá, combinado a projetos futuros de expansões, revitalizações, TI e outros investimentos, foram responsáveis pelo CAPEX de R$113,5 milhões registrado no trimestre.

O ParkShopping Jacarepaguá, 20º shopping center da Multiplan, teve sua construção iniciada no Rio de Janeiro em dezembro de 2017. O ativo terá 39.000 m² de ABL e tem a inauguração prevista para novembro de 2019. O projeto vem para atender uma população de 600 mil habitantes e, seguindo a estratégia adotada no ParkShopping Canoas, no Rio Grande do Sul, irá trazer um projeto com arquitetura inovadora, paisagismo diferenciado e grandes espaços abertos, com as mais modernas tecnologias sustentáveis disponíveis.

Além de mais de 230 lojas, incluindo 15 âncoras e mega-lojas, o projeto inclui um supermercado, um centro de eventos multiúso, uma pista de patinação no gelo permanente, sete salas de cinema stadium, um parque de diversões, 10 restaurantes, além de uma ampla praça de alimentação com 34 operações e 2.100 vagas de estacionamento. Projeto artístico sujeito a modificação sem aviso prévio A Companhia terá uma participação de 91,0% nas receitas do shopping center e de 100% no custo de construção do empreendimento. A expectativa é que o shopping center gere aproximadamente 3.000 empregos.

Sobre a Multiplan

Atualmente, possui 19 shopping centers distribuídos pelo país: BarraShopping, New York City Center, ParkShoppingCampoGrande e VillageMall, no Rio de Janeiro (RJ); BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi, em Belo Horiznte (MG); MorumbiShopping,em São Paulo; JundiaíShopping, em Jundiaí (SP);  ParkShoppingSãoCaetano, em São Caetano do Sul (SP); RibeirãoShopping e Shopping Santa Úrsula, em Ribeirão Preto (SP); ParkShopping, em Brasília (DF); ParkShoppingBarigüi, em Curitiba (PR); BarraShoppingSul, em Porto Alegre, e ParkShopping Canoas, em Canoas (RS); e Parque Shopping Maceió, em Maceió (AL).

O portfólio de shopping centers em operação totaliza uma ABL de 834.006 m², mais de 5.400 lojas e tráfego anual de consumidores estimado em 180 milhões. A Multiplan detém participação média de 77% em seus shoppings. Adicionalmente, a empresa possui dois conjuntos de torres comerciais com ABL total de 87.558 m², que somada à área total dos shopping centers, resulta em uma ABL de 921.564 m².

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