Capa » Notícias » Linked Gourmet chega aos mil clientes com investimento em AI e integração de apps para acelerar expansão

Linked Gourmet chega aos mil clientes com investimento em AI e integração de apps para acelerar expansão

Startup está implementando IA para automatizar processos com meta de chegar até o final do ano em 40 serviços e integrar 50 fornecedores de serviços especializados 

São Paulo, setembro de 2023 – A Linked Gourmet, startup de automação comercial do segmento de alimentação, chegou em setembro à marca de mil clientes. A conquista acontece em um momento em que a empresa, integrante do Grupo Entre, planeja acelerar sua expansão. Os investimentos para impulsionar o negócio começaram recentemente e estão concentrados em três frentes principais: inteligência artificial (IA) para a melhoria e criação de novos processos; integração, via APIs, de serviços complementares aos oferecidos pela empresa, e um projeto para democratizar o uso do KDS (Kitchen Display System), o sistema usado para a visualização dos pedidos em telas digitais, nas cozinhas, dispensando a versão em papel.

A Linked Gourmet oferece software para operação e gestão de restaurantes e estabelecimentos de todos os tipos e tamanhos, desde pizzarias, deliveries a barraquinhas de cachorro-quente. “O objetivo é ganhar eficiência e escala mantendo a equipe enxuta e garantir a qualidade dos nossos serviços e produtos”, afirma Sergio Marcondes, cofundador e CEO da Linked Gourmet.

Investimento em IA

A empresa contratou um executivo especialmente dedicado para identificar oportunidades de automação com AI. No mapeamento inicial, foram identificados 11 processos para uma primeira fase de trabalho, que incluem atividades repetitivas, que exigem muita disciplina, mas pouco esforço intelectual. Além de tarefas que, de outra forma, seriam caras demais para executar com mão de obra humana.

Um exemplo de processo já automatizado é o sistema de cobrança de boletos em atraso. Até recentemente, a empresa tinha dentro de casa uma equipe para isso. Hoje, a IA confere o sistema e manda automaticamente avisos via Whatsapp aos clientes em atraso, já com o QR Code de PIX para facilitar o pagamento.

Outro exemplo é o do sistema de atendimento aos clientes. No modelo anterior, as equipes de suporte, altamente capacitadas para resolver problemas técnicos, acabavam presas em ligações com demandas simples, que poderiam ser solucionadas com uma consulta breve no canal do YouTube da empresa ou ao glossário da própria plataforma, diz Marcondes. Agora, um robô com IA filtra as chamadas e orienta os clientes, oferecendo respostas para questões mais frequentes, por exemplo.

“O conceito é de automação que libere recursos ou faça uma atividade que nunca fizemos”, afirma Marcondes. “Namoramos esses conceitos faz muito tempo, mas só agora conseguimos encontrar soluções que são assertivas, de fácil implementação e de custo palatável. Hoje, é viável “, afirma Marcondes.

Com isso, diz o empresário, é possível liberar a equipe, que é qualificada, para fazer relacionamento com clientes e identificar problemas mais específicos, que ajudem a empresa a melhorar a qualidade de seu atendimento, e dos produtos e serviços.

Hoje, segundo Marcondes, o ritmo de implantação é de dois novos processos por semana. A expectativa, com isso, é a de que até o final de setembro, os 11 já mapeados estarão implementados. A partir daí, todo mês serão definidas novas prioridades. “Até o final do ano, devemos ter mais de 40 funcionando”, diz.

Integração de serviços

Outra frente de investimento da empresa foi a criação de um portal para facilitar a integração com fornecedores de serviços especializados, complementares aos oferecidos pela Linked Gourmet. Um exemplo são os aplicativos de entregas. Mas há também aplicativos para a gestão de filas ou programas de fidelidade para restaurantes, por exemplo.

Até pouco tempo, a Linked Gourmet fazia a integração de outras empresas. Agora, com o lançamento do portal, inverteu a lógica, disponibilizando toda a documentação para que outras empresas criem APIs e se integrem à sua plataforma. Uma vez concluída uma nova API, a Linked Gourmet só precisa fazer os testes de funcionamento e, uma vez que sejam bem-sucedidos, divulgar a nova opção de serviço à sua base.

Com a novidade, Marcondes afirma que a empresa espera ampliar rapidamente o número de fornecedores integrados, dos atuais 20 para mais de 50, até o final do ano, e aumentar a atratividade da plataforma da Linked Gourmet.

“Uma coisa é você ter que falar a língua de 50 empresas. Outra é 50 empresas falarem a língua da nossa plataforma”, diz o empresário. “Antes, todas as integrações eram feitas pelo nosso time. Eu tinha uma fila de integrações para fazer, e tinha que priorizar. Agora, isso não é mais necessário.”

KDS popular

Em paralelo às investidas em IA e junto aos fornecedores integrados, a Linked Gourmet quer “democratizar” o acesso ao KDS. O sistema, segundo Marcondes, é usado apenas por grandes redes, por causa do preço. Mas tem vantagens como facilitar a organização e dar baixa dos pedidos de acordo com a produção, além de evitar que o estabelecimento tenha impressora na cozinha e lide com papel. “Não tem mais aquele drama do papelzinho cair atrás do móvel”, exemplifica o empresário.

A estratégia da Linked Gourmet para entrar nesse segmento de mercado com serviço próprio é um sistema que permite o uso de qualquer dispositivo digital como tela para a leitura dos pedidos, de celulares antigos e tablets a monitores de computador e TVs.

Outros diferenciais do produto, segundo Marcondes, são a instalação totalmente remota e o preço da assinatura do serviço. A assinatura mais cara, R$ 149 por mês, diz o empresário, é metade da praticada pelo mercado.

O lançamento do sistema de KDS aconteceu em setembro, com uma campanha para divulgar a novidade. No primeiro mês, o serviço será de graça para todos que quiserem testá-lo.

“Uma das características das empresas do ecossistema da Entre é o foco em inovações que tornem a digitalização, e seus inúmeros benefícios, mais acessível não só a empresas com grande volume de recursos para investir, mas a qualquer empresa”, afirma diz Antonio Freixo, o Mineiro, sócio da Entre Investimentos, dona da EntrePay, dona de 20% da Linked Gourmet.

“É mais um pedacinho do nosso propósito que é traduzido em produto”, afirma Marcondes. “São tecnologias que ajudam o nosso cliente a perceber que tecnologia é barata e que dá para sofisticar a gestão e a operação de qualquer estabelecimento”, conclui o empresário.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*