Capa » Notícias » Kuka lança robôs  que utilizam óleo higiênico para atender indústria alimentícia

Kuka lança robôs  que utilizam óleo higiênico para atender indústria alimentícia

São Paulo, agosto de 2023 – A KUKA, uma das maiores fabricantes mundiais de robôs industriais, anuncia o lançamento de sua nova linha de Robôs “Hygienic Oil” (HO), projetados para atender às rigorosas demandas das indústrias farmacêutica e alimentícia. Esses robôs exclusivos trabalham com lubrificantes H1 seguros para alimentos e outros produtos de consumo humano, ou animal, garantindo máxima higiene e segurança em processos automatizados de produção, manipulação, empacotamento e embalagem.

Uma análise realizada em 2021 em diversos países europeus, revelou que um em cada oito produtos alimentícios é alterado por resíduos de óleo mineral que podem ser prejudiciais à saúde, destacando a importância de medidas rigorosas de controle de contaminação nessas indústrias. Em resposta a essa preocupação, a KUKA desenvolveu um portfólio completo de robôs que atendem a esses altos requisitos, garantindo máxima segurança para os consumidores e a conformidade com as regulamentações da indústria.

“Nosso compromisso com a segurança e qualidade é inabalável, especialmente quando se trata de indústrias tão sensíveis como farmacêutica e alimentícia”, afirma Edouard Mekhalian, Diretor Geral da KUKA Roboter do Brasil. “Nossos Robôs “Hygienic Oil” são projetados para evitar o contato de fluidos operacionais prejudiciais com os produtos dos nossos clientes e são equipados com lubrificantes de qualidade alimentar, garantindo um ambiente seguro e livre de contaminação”, completa o executivo.

Os robôs HO da KUKA atendem a todos os requisitos de higiene estabelecidos pela Diretiva de Máquinas 2006/42/EC e DIN ISO 14159, proporcionando tranquilidade para as indústrias em relação à conformidade regulatória. Além disso, esses robôs são identificados com a marca “HO”, visível externamente, para evitar erros durante a manutenção, como o uso inadequado de outros lubrificantes.

A nova versão do KR IONTEC amplia o portfólio HO da KUKA, oferecendo recursos aprimorados, incluindo uma nova flange de aço inoxidável selado e com óleo higiênico de qualidade superior. Com carga útil de 50 a 70 quilos e alcance entre 2.100 e 2.500 milímetros, o KR IONTEC HO atende a diversas aplicações na indústria alimentícia, como o processamento e manipulação de queijos, por exemplo. Além disso, ele apresenta baixo consumo de energia, baixos custos operacionais, pode ser instalado de forma flexível e seu design o qualifica para a produção em ambientes com pouco espaço.

As medidas de higiene também são essenciais no processo de embalagem, pois cada vez mais países estão tomando medidas para evitar o uso do plástico, o que faz com que as máquinas entrem em contato com os alimentos durante a embalagem e a paletização. A União Europeia estabeleceu a meta de reduzir o desperdício de embalagens em 15% até 2040 em comparação com o ano de 2018.. Na França, por exemplo, certos tipos de frutas e vegetais não podem mais ser embalados em plástico desde 2022. Porém, é preciso ter cautela mesmo nos passos anteriores, pois substâncias como papelão ou papel alumínio também podem se espalhar para dentro de embalagens, contaminando os alimentos. Por esta razão, a indústria fornecedora de embalagens de alimentos também está demonstrando interesse crescente em robôs HO.

A linha de robôs HO da KUKA contempla os modelos KR QUANTEC PA HO para paletização, KR QUANTEC HO, KR IONTEC HO, KR CYBERTECH nano HO, KR CYBERTECH HO, KR AGILUS HO e o KR DELTA, esse último também disponível na versão HM (hygienic machine), que pode ter contato direto com os alimentos e medicamentos, bem como o KR AGILUS HM. Com a crescente demanda por automação na indústria alimentícia e farmacêutica, os robôs KUKA têm se destacado, atendendo a diversas tarefas, como manuseio, embalagem, empacotamento e paletização.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*