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Kraft Heinz divulga resultados do segundo trimestre de 2021

A Kraft Heinz, gigante alimentícia dona de mais de 55 marcas pelo mundo, incluindo Heinz e a brasileira Quero, divulgou os resultados do 2T21. Mudanças favoráveis nas despesas e redução de valor recuperável impulsionaram queda de 98,5% do prejuízo em relação ao mesmo período do ano passado.

No Brasil, Heinz teve um crescimento de duplo dígito com relação ao primeiro quarter e mantém a tendência de evolução versus o mesmo período do ano anterior.

“Nossos resultados do segundo trimestre servem como um grande indicador de que nossa equipe da Kraft Heinz não só entregará um 2021 mais forte do que inicialmente antecipamos, mas também sairá da pandemia global muito mais fortalecido do que entramos”, comenta o CEO da Kraft Heinz, Miguel Patricio.

“Continuamos a impulsionar nosso programa de transformação, modernizando nossas marcas e nos conectando melhor com nossos consumidores. E, embora os desafios da indústria, como a inflação de custos, certamente permaneçam, os investimentos que estamos fazendo em nosso pessoal, marcas e capacidades estão nos permitindo alavancar nossa escala tremenda por meio de maior agilidade e construção de nossa vantagem nos mercados que atendemos em todo o mundo”, finaliza o executivo.

Resultados gerais

As vendas líquidas diminuíram 0,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, para US$6,6 bilhões, incluindo um impacto favorável de 2,3 pontos percentuais da moeda e um impacto negativo de 0,7 ponto percentual do desinvestimento do negócio de castanhas da empresa, que foi encerrado no segundo trimestre de 2021. Em relação ao período comparável de 2019, as vendas líquidas aumentaram 3,2%, incluindo um impacto favorável de 0,9 ponto percentual da moeda e um impacto negativo de 2,7 pontos percentuais dos desinvestimentos. As vendas líquidas orgânicas diminuíram 2,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, mas aumentaram 5% em relação ao período comparável de 2019, com ambas as comparações impactadas negativamente pela saída do contrato de licenciamento do McCafé.

Os preços aumentaram 1,5 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior, com crescimento em cada segmento de relatório que refletiu o momento favorável das despesas comerciais nos Estados Unidos, bem como preços mais elevados e justificados pela inflação nos canais de alimentação e varejo. Esses ganhos mais do que compensaram o impacto negativo da restauração de atividades promocionais mais normalizadas em relação ao período do ano anterior.

O volume mix diminuiu 3,6 pontos percentuais em relação ao período do ano anterior devido a uma combinação de demanda extraordinária de varejo relacionada ao COVID-19 em 2020 e um impacto negativo de 1,1% pela saída do contrato de licenciamento do Mc Café. Este declínio foi compensado, em parte, por uma recuperação parcial nos canais de food service e tendências de consumo no varejo que permaneceram bem à frente dos níveis de 2019 em todos os segmentos de relatórios.

A companhia também reportou um prejuízo líquido de US$25 milhões, valor 98,5% menor do que o prejuízo registrado no mesmo período do ano passado. O fato foi impulsionado, principalmente, devido a alterações favoráveis em encargos não monetários comparando ao período de um ano atrás. Isso, foi parcialmente compensado por uma taxa de imposto efetiva mais alta em relação ao período do ano anterior, bem como por alterações desfavoráveis nas despesas com juros devido a custos únicos de extinção de dívida.

O prejuízo líquido diminuiu 105,7% em relação ao período comparável de 2019. O EBITDA ajustado diminuiu 5,2% em relação ao mesmo período do ano anterior (para US $ 1,7 bilhão) e aumentou 6,6% em comparação ao mesmo período de 2019. Excluindo um impacto favorável de 1,8 ponto percentual da moeda, o EBITDA Ajustado ano a ano se beneficiou de preços mais altos, ganhos de eficiência e custos indiretos favoráveis em relação ao mesmo período do ano anterior. Esses benefícios, no entanto, foram mais do que compensados por uma inflação de custo mais alta, remessas menores e uma combinação desfavorável em comparação com um período de 2020 excepcionalmente forte.

O lucro por ação diluído teve uma perda de $0,02, aumento de 98,5% em relação ao ano anterior. O lucro por ação ajustado foi de $0,78, uma queda de 2,5% em relação ao ano anterior, principalmente impulsionado por um EBITDA ajustado mais baixo que mais do que compensou a despesa de juros mais baixa e uma taxa de imposto efetiva mais baixa.

No acumulado do ano, o caixa líquido gerado pelas atividades operacionais foi de US $ 2 bilhões, queda de 8,4% em relação ao período do ano anterior, refletindo uma combinação de maiores saídas de caixa relacionadas à remuneração variável, impostos e atividades promocionais. Esses impactos foram parcialmente compensados por mudanças favoráveis nas contas a pagar, em grande parte devido ao tempo de compra e condições de pagamento favoráveis, mudanças positivas no caixa relacionadas às margens de commodities e maior EBITDA ajustado acumulado do ano em relação ao mesmo período do ano anterior.

O fluxo de caixa livre nos primeiros seis meses de 2021 foi de US $ 1,6 bilhão, 18,4% abaixo do mesmo período do ano anterior, devido ao fluxo de caixa líquido menor gerado pelas atividades operacionais e maiores despesas.

Perspectivas para o próximo trimestre

Com base no desempenho até o momento, a Kraft Heinz espera entregar o EBITDA ajustado para 2021 acima do valor estratégico planejado, com expectativa de que o número também esteja à frente do valor alcançado em 2019. A empresa vê a comparação com o período de 2019 como mais significativa do que o período comparável de 2020, dadas as mudanças excepcionais de demanda do consumidor relacionadas à COVID-19, experimentadas no período de 2020.

Para o terceiro trimestre de 2021, a empresa espera atualmente um aumento percentual médio de um dígito nas vendas líquidas orgânicas e um declínio percentual baixo de um dígito no EBITDA ajustado em moeda constante, em relação ao terceiro trimestre de 2019. Esta perspectiva corresponde a um declínio percentual baixo de um dígito nas Vendas Líquidas Orgânicas e um declínio percentual no EBITDA Ajustado em Moeda Constante em relação ao período comparável de 2020.

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