Capa » Notícias » Ingredion procura o melhor entre o presencial e o remoto no retorno ao escritório

Ingredion procura o melhor entre o presencial e o remoto no retorno ao escritório

Plano compreende jornada híbrida, horários flexíveis e ampliação de benefícios que promovem a saúde mental dos colaboradores

Em março de 2020 as companhias mais inovadoras e adeptas à escuta de seus colaboradores foram as que melhor se adaptaram a um modelo imposto de trabalho remoto, forçado pelo início da pandemia de Covid-19 no país. Dezenove meses depois, o retorno aos escritórios em modelo híbrido se desenha como uma nova realidade, em que novamente adaptação e flexibilidade são essenciais para o sucesso de reintegração das equipes e gestores. Pensando nisso, a Ingredion, empresa global líder em soluções de ingredientes de origem natural, anuncia seu plano de retorno ao escritório para toda a América do Sul, o Back to Better.

“Ainda não existem melhores práticas nesse cenário de retorno ao escritório e todas as empresas que estão apostando nisso vão acertar e errar até chegarem a um modelo de referência para a sua realidade corporativa. Por isso, nossa estratégia é ouvir nossos colaboradores, entendermos suas necessidades e utilizarmos essa fase de transição para experimentar e refletir sobre os impactos da pandemia em sua nova rotina de trabalho”, afirma Viviane Gaspari, vice-presidente de Recursos Humanos da Ingredion para América do Sul.

Em pesquisas recentes feitas pela companhia, 60% dos colaboradores afirmaram sentir-se confortáveis para voltar ao escritório. A grande maioria, no entanto, afirmou não estar preparada e nem deseja voltar para o escritório todos os dias “O novo jeito de trabalhar da Ingredion aplica o que há de melhor entre o presencial e o remoto, colocando as decisões dos colaboradores no centro do plano de retorno e com a oferta de mais autonomia e flexibilidade em sua rotina de trabalho”, explica Viviane.

Para isso, a Ingredion estabeleceu um modelo de retorno gradual não obrigatório de duas a três vezes por semana para todos os colaboradores administrativos da companhia na América do Sul. O plano estabelece ocupação de até 50% dos escritórios, com agendamento de presença via aplicativo, em que deverão ser seguidos todos os protocolos de segurança, como uso de máscaras e distanciamento entre as posições de trabalho. A companhia também irá flexibilizar a necessidade de viagens nacionais e internacionais, sempre tendo as condições de saúde dos colaboradores como principal objetivo.

“Estamos diante de uma mudança cultural muito grande e de um novo modelo de gestão que busca a integração entre as esferas presencial e remota. Fizemos questão de construir esse novo modelo com as lideranças para que possam manter suas equipes integradas, independente do espaço físico que ocupem. A proposta é remoto em primeiro lugar. Portanto, se uma pessoa está remota e outras 3 estão no escritório, o ambiente da discussão deve ser o digital, para que todos participem de maneira inclusiva ”, afirma a vice-presidente.

Flexibilidade dentro e fora do escritório

A Ingredion defende que dar flexibilidade aos colaboradores é dar opção para que eles possam organizar não só seu espaço de trabalho, mas também o seu dia a dia. Por isso, além da retomada voluntária à jornada em modelo híbrido, a companhia reorganizou suas políticas de flexibilização a partir de outubro.

Entre elas estão a possibilidade de horário flexível, em que os colaboradores podem antecipar ou atrasar o horário de início e término da jornada de trabalho, de acordo com as necessidades da sua agenda. Além disso, a companhia implementou a short friday, em que os colaboradores podem optar pelo trabalho até às 14h às sextas-feiras.

Para apoiar seus colaboradores a minimizar os riscos de sobrecarga mental, a Ingredion criou ainda uma ação mensal denominada “Dia Sem Reuniões”, cujo intuito é possibilitar que eles se dediquem a tarefas individuais e que exigem concentração, diminuindo a fadiga mental causada pelas inúmeras reuniões virtuais. Por fim, os funcionários ainda terão direito a uma folga anual de aniversário, para que possam celebrar a data no melhor momento e da melhor maneira.

“As palavras-chave dessa nova etapa do trabalho são a confiança, autonomia e responsabilidade. Queremos acolher os colaboradores da melhor forma após tantos meses de pandemia, sem perder de vista o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional de cada um deles. Com isso, além de promovermos seu bem-estar e saúde mental, estamos confiantes de que estamos investindo em bons resultados, já que viemos de um ótimo desempenho em 2020 e seguimos em uma tendência muito positiva em 2021.”, conclui Viviane.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*