Capa » Mercado » Incotep comemora 30 anos

Incotep comemora 30 anos

Luiz Bassi, presidente do Grupo Açotubo, do qual a Incotep faz parte, fala dos desafios de mercado nestas três décadas e anuncia lançamentos inovadores para o setor de construção civil.

Poucas empresas no Brasil podem se orgulhar de uma trajetória de décadas de mercado. A Incotep, empresa do Grupo Açotubo, faz parte deste cenário, completando 30 anos em agosto. A companhia, que atua no desenvolvimento de sistemas de protensão e ancoragem, utilizados em aplicações geotécnicas, estruturais e trefilação de tubos e peças, aproveita a data para anunciar um crescimento de 21% no faturamento no primeiro semestre, comparado a 2017.

As conquistas desde a fundação, em 1988, foram consideráveis. A empresa iniciou seu trabalho com a fabricação de Tubos Trefilados e Peças de alta precisão e tecnologia, e ampliou a sua operação com a divisão Sistemas de Ancoragem, sendo a primeira empresa 100% nacional a fabricar produtos para sustentação de terrenos e pontes.

A qualidade dos seus produtos das duas divisões, resultaram na conquista da Certificação ISO/TS 16949:2009 pela DNV (Det Norske Veritas), que agora é IATF, garantindo conformidade com as normas das montadoras e internacionais.

Luiz Bassi, um dos três irmãos sócios-fundadores da Incotep, e que está à frente da presidência da companhia, acredita que o segredo do sucesso durante as três décadas de atuação se resume a qualidade e a precisão no trabalho, permeado por uma operação visionária, familiar e simples. Hoje, a companhia, que é considerada o braço industrial do Grupo Açotubo, possui mais de dois mil clientes e 136 funcionários, somados as duas divisões.

“Tivemos anos instáveis em questões político-econômicas, mas nunca paramos de investir em máquinas, equipamentos e área física. Em comemoração aos 30 anos, lançaremos dois produtos que vão inovar a linha de construção civil”, afirma Luiz Bassi.

Além do segmento da construção civil, a Incotep fornece seus produtos para montadoras, linha branca e segmento agrícola, com condições especiais de financiamentos conforme as necessidades de cada cliente. “Temos uma equipe especializada para cada solução do cliente e hoje, com certeza, somos o maior fornecedor do segmento geotécnico”, completa.

Analisando pontos estratégicos da trajetória e destacando próximos passos e perspectivas, Bassi fala sobre faturamento, e crescimento das duas divisões para os próximos cinco anos e de como a Incotep está preparada para as variações de cenário.

1. Para chegar na solidez de três décadas de mercado a Incotep foi marcada por conquistas e desafios. Quais foram?

Há 44 anos, iniciamos nossas atividades, através da Açotubo distribuidora de tubos e aços. Sempre com a visão de empreendedorismo, fez com que implantássemos novos negócios nos mais diferentes segmentos.

Como empresa agregadora a Açotubo na área industrial, a Incotep foi fundada para atender o mercado de trefilação e desenvolvimento de peças e projetos exclusivos.

Já em sua fundação, a Incotep foi apresentada com maquinários de ponta, algumas com capacidade de trefilação de até 60mm, atendendo o máximo do que é exigido no mercado.

Com o ideal de sempre contemplar o mercado com novidades, apresentamos a divisão Sistemas de Ancoragem, especializada na área geotécnica com produtos e soluções adequados a cada solo.

Um momento que podemos destacar como um grande desafio e que se transformou em orgulho em nosso Grupo, foi a obra no metrô de Pinheiros. Após o desastre, que ocorreu há mais de 10 anos, nossos especialistas foram contatados para o desenvolvimento de produtos e soluções exclusivos e a obra foi concluída com segurança e muita agilidade, frente a outras soluções.

2. Há previsão de lançamentos?

Nestes 30 anos impactamos o setor em diversos momentos. Em 2018, isso deve acontecer novamente com o lançamento de dois produtos inovadores para o mercado de construção civil. Ainda não podemos dar mais detalhes sobre composição técnica e aplicação, mas isso deve acontecer em breve.

3. Qual o principal diferencial da Incotep Trefilados e Peças e Sistemas de Ancoragem?

São vários, vou listar alguns:

Nosso principal diferencial da Divisão de Trefilados e Peças, é o envolvimento da nossa equipe com a equipe de engenharia do cliente, fazendo adaptações para produtos e processos nossos e/os deles, assim desenvolvendo uma solução as suas necessidades. Para isso investimos em treinamentos, tecnologia e equipamentos.

Na a Divisão de Sistemas de Ancoragem, não podemos deixar de destacar nosso amplo portfólio, soluções geológicas diferenciadas para atender o mercado de construção civil, profissionais especializados para atender cada segmento do mercado, como a de linha de transmissão, túneis, sistemas eólicos, entre outros. Além disso, temos parcerias sólidas com as principais empresas de execução de obras, participação nas principais associações, como a ABMS, CBT e Cigré, e presença e apoio constante nos principais eventos do setor.

Inclusive, no fim de agosto, a Incotep Sistemas de Ancoragem irá participar da Cobramseg, o mais importante evento do segmento geotécnico, em Salvador (BA). Nesta feira, que terá como tema Desenvolvimento Urbano, apresentaremos um dos nossos lançamentos.

4. Quais são os principais clientes da empresa?

A Incotep possui expertise nas áreas automobilística, com fabricantes de veículos pesados, quatro rodas e montadoras, construção civil, mineração, cilindros hidráulicos (mangueiras e conexões) e usinagem em geral.

5. Houve crescimento em número de clientes?

No atendimento, a divisão de Trefilados e Peças cresceu 6% de 2017 a 2018. Já a divisão Sistemas de Ancoragem, obtivemos um crescimento de 38,2% de 2017 para 2018. Quando somamos as duas divisões, falamos em milhares de clientes atendidos e satisfeitos.

6. Qual a perspectiva de crescimento para 2019?

O nosso processo de elaboração para 2019 inicia em setembro, sendo prematura qualquer perspectiva para o ano que vem, mas acreditamos no crescimento na casa de dois dígitos. Principalmente para 2020

7. O crescimento está apoiado em alguma mudança ou lançamento? Explique.

Estamos com lançamentos constantes de produtos e investimento em maquinários. Além disso, o Grupo Açotubo está se preparando para uma internacionalização em alguns países da América Latina.

8. Como avaliam o mercado de atuação?

O cenário encontra-se muito baixo. Nossa divisão de Sistemas de Ancoragem, exclusivamente, necessita do setor da construção civil, ou seja, precisamos que as empresas estatais e governamentais invistam e/ou reativem obras. Estamos bastante otimistas com leilões de petróleo, linhas de transmissão anunciadas recentemente pelo governo e projetos que dependem da liberação principalmente ambiental.

9. E o segredo de sucesso nessas três décadas, a que o senhor atribui?

O nosso sucesso está permeado em atender o mercado e o cliente com a precisão exigida, simplicidade de uma empresa familiar e com nossos planos de financiamentos. A segunda geração está vindo para assumir com o mesmo modo de operação e com os mesmos princípios da primeira geração. Temos o mesmo entendimento entre os sócios, investimos sempre e acreditamos no sucesso e nossos ideais, esses são os nossos diferenciais.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*