Fonte de água potável gratuita nas lojas, evitando consumo de aproximadamente uma tonelada de garrafas pets, placas de energia solar, diversidade e inclusão na equipe, consumo e produção responsável são algumas das ações da companhia
Muito se fala sobre ESG -Enviromental, Social and Governance- e como as grandes empresas estão se adequando para ligar essas boas práticas a aquelas que já são parte da rotina corporativa atual. E a Formaggio Mineiro, uma companhia que está em fase de transição de pequena empresa para médio porte, vem construindo sua trajetória baseada em boas práticas quando o assunto é crescimento sustentável e qualidade de vida. “Acreditamos que estamos compondo uma empresa para as próximas gerações e, sendo assim, sempre que tomamos uma decisão, analisamos se pode ser feita de forma limpa”, ressalta o sócio-proprietário Marcello Lage.
O executivo conta que, em 2019, enquanto assistia um documentário com seu filho de 8 anos, um dos momentos mais marcantes foi a exumação de uma pequena baleia e a retirada de 45kg de plástico de seu estômago. “Ele olhou para nós, eu e minha esposa Mirany Soares, sócia fundadora da Formaggio Mineiro, e nos pediu que prometêssemos não consumir mais embalagens plásticas em casa. No dia seguinte, ao fazermos o inventário de uma das lojas, foi contabilizada a venda de mais de 7.000 garrafas pet de água ao longo de 1 ano. A partir dali, decidimos instalar fontes de água potável naquela e em outras lojas da rede, para dar a opção aos clientes de beberem água sem precisarem comprar garrafas pet”, revela Lage.
Essa renúncia de parte da receita, para investir na ODS 11 (Construção de cidades e comunidades sustentáveis), passou a ser uma das prioridades nos projetos de lojas Formaggio Mineiro. “As garrafas pet de água ainda são comercializadas em nossos estabelecimentos, não acreditamos em mudanças radicais. Mas, com o oferecimento de fontes de água potável, quatro anos depois e com 12 lojas, já evitamos o descarte de aproximadamente 10 toneladas de plásticos pet”, completa o empresário.
Importante lembrar que ODS é a sigla para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que fazem parte da chamada “Agenda 2030” assinada durante o pacto global na Cúpula das Nações Unidas em 2015, pelos 193 países membros. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados, desdobrados em 169 metas, com foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados, com vista a promover o crescimento sustentável global até 2030.
Mesmo pequena, a Formaggio Mineiro ainda participa das práticas ESG, como:
-ODS 3 – Promover a Saúde e Bem-estar: ao oferecer pães de queijo feitos com ingredientes de verdade e sem o uso de produtos químicos, a empresa contribui com essa meta.
-ODS 5 – Igualdade de gênero e empoderamento feminino: a equipe é formada por 76% de mulheres, que ocupam 75% dos cargos de liderança, além de possuir 30% de funcionários LGBT+.
-ODS 6 – Água potável e saneamento: as fontes de água potável ficam ligadas durante o período noturno para uso de moradores de rua.
-ODS 7 – Energia limpa e acessível: instalação de painéis fotovoltaicos em uma das lojas e possibilidade de ampliação para outras unidades. Na loja instalada, já houve a redução a emissão de CO2 em 22.683Kg, o equivalente a 9,1T de carvão ou o desmatamento de 1250 árvores.
-ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: comercialização de produtos feitos em pequenas comunidades por produtores rurais de baixa renda. O exemplo mais feliz foi a Goiabada enrolada na folha de bananeira, da comunidade de São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, de onde a Formaggio adquiriu 35Kg em 2017 para venda em São Paulo. No meio da pandemia, com o mundo praticamente parado, Lage e Mirany saíram de São Paulo para comprar 350Kg e ajudar as famílias que dependiam dessa receita. Neste ano, a rede de lojas adquiriu 780Kg dessa mesma comunidade.
A Formaggio Mineiro também está reduzindo o uso de plásticos gradativamente. Em 2023, as embalagens de delivery serão totalmente sustentáveis. Outro ponto é o mobiliário de todas as lojas da rede, que é feito com madeira reciclada.
A marca está há 13 anos no mercado, com uma fábrica de pão de queijo gourmet em São Paulo, e a maior variedade de versões do produto do Brasil, além de uma rede de lojas Formaggio Mineiro que comercializam outros itens com referências e peculiaridades, como pão sem glúten (único do mercado sem goma xantana), doce de leite, goiabada, manteigas inusitadas com sabores de Laranja, Figo e Frutas Vermelhas, azeite de Lavanda etc.
Onze unidades estão localizadas na capital paulista, em bairros, como: Brooklin, Campo Belo, Jardins, Jardim Anália Franco, Morumbi, Moema, Paraiso, Perdizes e Vila Leopoldina, e um estabelecimento fica em Goiânia, Goiás.
A Formaggio Mineiro também fornece produtos para mais de 600 revendedores em todo o Brasil, atendendo clientes Premium, como Empório São Luzia, Fasano, entre outros.