Capa » Notícias » Finger Food: dicas para investir na produção desse cardápio

Finger Food: dicas para investir na produção desse cardápio

Especialista do Senac EAD fala sobre a praticidade do serviço popular em eventos

finger food é um modelo de serviço de buffet que se destaca pela versatilidade dos cardápios e pelo significado do nome na língua portuguesa: “comida para se comer com as mãos”. Dessa forma, as porções são montadas individualmente e, em algumas situações, consumidas sem uso de talheres ou pratos.

Inicialmente, a técnica se destacou em confraternizações e eventos pela novidade e beleza da apresentação. No entanto, fatores como redução no desperdício de alimentos e a praticidade na hora de servir consolidaram o finger food no mercado gastronômico nacional.

Ken Francis é docente nos cursos de gastronomia do Senac EAD e ministra aulas de Preparo de Finger Food. Ele confirma que, na primeira fase de trabalho, o serviço chamou a atenção em eventos volantes, mas conquistou a preferência das pessoas que contratam buffet. “É uma opção interessante para ocasiões informais e a justificativa é a facilidade de consumir os alimentos, sentados ou em pé”.

Geração de renda

Diante da retomada gradual de eventos corporativos e particulares, esse modelo de atendimento atende a recomendações de biossegurança por oferecer porções individuais, possibilidade de usar utensílios descartáveis, além de ser uma opção de prestação de serviços para quem trabalha no ramo de alimentação.

Levando em conta a crise sanitária nacional e a necessidade de as pessoas procurarem uma opção de renda, a técnica de finger food pode incrementar o portfólio de negócios. O setor de varejo em alimentação foi um dos segmentos que manteve o faturamento e registrou crescimento de 16,2% em 2020, informou a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos ( ABIA ).

Ken explica que o cálculo da quantidade de porções dependerá de fatores como o perfil do público e a preferência por alguns itens, já que o serviço é mais substancial do que canapés e menos do que um jantar tradicional.

“Algumas avaliações devem ser levadas em conta no planejamento do cardápio. Por exemplo, se a maioria do público for masculino, o ideal é calcular de 10 a 12 unidades por pessoa. Já para o feminino, a média varia de 6 a 8 porções”, esclarece o instrutor do Senac EAD.

Outra dica compartilhada pelo especialista são as receitas com maior aceitação e, nesse quesito, o escondidinho de carne seca é muito apreciado. Em cardápios mais refinados, uma boa opção é o mini quiche de salmão defumado, por exemplo. Em relação às sobremesas, Ken observa: “opções doces são sempre bem-vindas, mas apenas uma pode ser suficiente, de acordo com a oferta de itens salgados”.

Criatividade em destaque

A criatividade na apresentação dos pratos oferecidos é uma das características mais marcantes no finger food, por isso, o docente faz algumas recomendações: “o céu é o limite! Mas, é importante elaborar decorações que sejam bonitas visualmente e comestíveis. Por exemplo, um crispy de cebola ou alho poró, além de darem textura na apresentação, tem ótimo sabor. Em contrapartida, a canela em pau ou o anis estrelado podem ser obstáculos na hora do consumo. Além disso, invista no contraste de cores para fazer a diferença”, relata.

Sobre os cuidados na conservação dos alimentos, a indicação do instrutor do Senac EAD é de que as opções frias permaneçam refrigeradas até a hora de servir. Já os pratos quentes devem ficar em temperatura de pelo menos 60° ou reaquecidas antes de irem para mesa.

Além disso, os profissionais que não têm experiência com o serviço de finger food devem optar por alimentos de fácil montagem e armazenamento, uma vez que serão produzidos em locais distantes de onde será servido. Entre os clássicos sugeridos, estão: bruschettas, sanduíches, quiches, risotos, polentas e escondidinhos.

Por último, Ken compartilha algumas informações relevantes para quem está iniciando o negócio e deseja conquistar uma boa clientela:

– Tenha várias opções de recipientes de armazenamento e transporte;

– Invista em louças, caixas térmicas, equipamentos para reaquecer a comida;

– Seja organizado e comprometido com o que foi combinado;

– Lembre-se: pode ser mais, nunca menos!

Sobre o Senac EAD

Com 75 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 350 polos presenciais para avaliações.

Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em https://www.ead.senac.br. Há também uma programação diversificada de cursos presenciais que pode ser conferida em https://www.senac.br/

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*