Capa » Notícias » Facens lança Vila Tecnológica Sustentável em evento com palestras e oficinas sobre construções ambiental e socialmente corretas

Facens lança Vila Tecnológica Sustentável em evento com palestras e oficinas sobre construções ambiental e socialmente corretas

Em escala reduzida, a Vila Tecnológica Sustentável simulará  um bairro com casas, ruas, equipamentos e os problemas que normalmente acometem as cidades, de modo que  os alunos possam desenvolver soluções sustentáveis e viáveis para as demandas de mobilidade urbana, consumo de água, energia pública e áreas verdes.

No dia 1º de outubro, a Facens mostrou mais uma vez como leva a sério seu propósito de formação de um profissional cidadão. Aproveitando o Dia Mundial do Habitat, instituído pela ONU em 1986 e comemorado toda primeira segunda-feira de outubro, a faculdade lançou a Vila Tecnológica Sustentável, espaço no Smart Campus Facens que irá simular, em escala reduzida, um bairro com casas, equipamentos ruas e os problemas que normalmente acometem as cidades. A iniciativa é dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Facens e tem como objetivo dar aos alunos a oportunidade de desenvolverem soluções sustentáveis e viáveis para suprir as necessidades da sociedade em termos de mobilidade urbana, consumo de água, energia elétrica pública e áreas verdes.

“Trata-se de um projeto em fase inicial, mas que já neste início permite experiência prática, uma das grandes demandas do mercado de trabalho e das novas gerações”, diz o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Hélio Dias da Silva, entusiasmado com as possibilidades de aprendizado e de contribuição social.

Voltado a estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e profissionais do setor, o evento de lançamento da Vila Tecnológica Sustentável teve palestras, oficinas com especialistas renomados e atuantes nas áreas. É o caso da palestra “Construções Habitacionais com emprego do Sistema Wood Frame”, que foi ministrada por Guilherme Stamato, especialista e consultor em Wood Frame, e Marcel Gullo de Oliveira, diretor da Madewal, e  da palestra “Construção Sustentável e Saudável no Brasil”, em que Marcos Casado, consultor e especialista da GBC Brasil e diretor da Sustentech, apresentaou cases  do estado da arte das edificações sustentáveis e saudáveis no Brasil..

O público também pôde participar de oficinas interativas, como a “Taipa Contemporânea”, em que Marcio Vieira Hoffmann, arquiteto e especialista em construções com terra, falou sobre sistemas construtivos, materiais e equipamentos, sistema pneumático de compressão e formas modulares, e orientou a execução prática de uma parede com taipa. A programação ainda incluiu o “Desafio Rescue Home”, proposto pelo Clube dos Arquitetos de Sorocaba, em que equipes de no máximo cinco participantes receberam um kit de construção surpresa e terão que fazer um módulo habitat básico de urgência. No final do desafio, os trabalhos foram avaliados por um júri composto por professores da Facens e premiados.

 

Sobre a Facens

Entidade filantrópica criada há 41 anos, a Facens é referência no ensino superior de Engenharia, reconhecida com nota máxima pelo MEC (Ministério da Educação). Focada na formação do profissional cidadão e com alto índice de empregabilidade aos seus formandos (média superior a 90% nos últimos 12 anos), oferece 11 cursos de graduação, sendo 9 de Engenharia (Mecânica, Computação, Química, Elétrica, Mecatrônica, Civil, Alimentos, Produção e Agronômica), um curso de Tecnologia em Jogos Digitais e um de Arquitetura e Urbanismo, além de 20 opções de pós-graduação, entre MBAs e cursos de especialização. A Facens conta com um corpo docente composto por mestres, doutores e especialistas, atende a quase 5 mil alunos de graduação e pós em uma área 100 mil m² em Sorocaba/SP e, com foco na internacionalização, atua ativamente buscando oportunidades e parcerias com instituições do mundo todo.

Referência também em inovação, a Facens tem um Smart Campus, salas de aulas modernas e mais de 50 laboratórios especializados, entre eles o recém inaugurado Laboratório de Manufatura Avançada 4.0. Na área de inovação, a Facens ainda conta com vários núcleos que contribuem para a formação dos alunos, desenvolvimento de professores e parcerias com empresas e comunidade: o FACE (Facens Centro de Empreendedorismo, o LIS (Laboratório de Inovação Social), o LIGA (Laboratório de Inovação em Games e Apps), o LINCE (Laboratório de Inovação e Competições de Engenharia), o Fab Lab (primeiro do interior do Brasil, pertencente à rede mundial de laboratórios de fabricação digital criada pelo M.I.T), o Smart Campus Facens, um laboratório vivo para soluções em cidades inteligentes, com vários prêmios nacionais e internacionais: ABMES e GS-1 no Brasil, Smart Cities UK 2017 (Inglaterra) e pelo IDTechEx 2018 Europa (Alemanha) entre outros. Em 2018 a Facens foi reconhecida como Universidade do Ano em empreendedorismo pela rede Babson Collaborative, da Babson College/EUA).

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*