Capa » Balas e doces » ESG – Solução reduz a emissão de CO2 na indústria de biscoitos e salgadinhos assados

ESG – Solução reduz a emissão de CO2 na indústria de biscoitos e salgadinhos assados

Para que a indústria de panificação reduza a emissão de CO2, Reading Bakery Systems oferece solução de baixo investimento para a transformação energética de fornos, fazendo com que deixem de consumir gás natural e passem a usar eletricidade

São Paulo, julho de 2023 – De acordo com uma pesquisa da Horus Inteligência de Mercado, que analisou 500 milhões de notas fiscais do varejo alimentar, os biscoitos e salgadinhos ocupam mais de 22% do carrinho de compras dos brasileiros. Para a Reading Bakery Systems, empresa que contribui com a indústria de panificação através de sistemas eficientes para o preparo de biscoitos e salgadinhos assados desde 1947, cabe à indústria repensar os meios de fabricação para atuar com responsabilidade com o meio ambiente, sem comprometer a lucratividade de seus negócios.

Entre os principais desafios da indústria de biscoitos e salgadinhos, está um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU para 2030, a redução de emissões de CO2, visto que o uso de fornos a gás é um exponencial gerador desse composto químico.  Com isso, torna-se prioridade a transição de fornos a gás em modelos com funcionamento elétrico, visto que representam uma emissão de carbono zero. O uso da eletricidade como fonte de energia permite gerar processos de fabricação mais eficientes e leves, graças ao controle de temperatura e a recirculação de calor.

Os benefícios sustentáveis do uso de eletricidade na fabricação de alimentos assados

Ao estabelecer a transição de um forno a gás para um modelo elétrico, a indústria gera uma importante disrupção e gera uma importante adequação de seus processos e ambiente de trabalho. Dessa forma, com essa transformação energética, a indústria obtém benefícios como redução de GEE (Gases de Efeito Estufa), implementação de metodologias de trabalho mais eficientes, distribuição de calor otimizada durante o processo de cozimento, instalações mais seguras para as equipes de trabalho, melhoria dos ciclos produtivos através da eficiência energética, minimização da perda de calor e recirculação, controle operacional simplificado e redução de custos.

“Ser capaz de apoiar os clientes com soluções de fornos sustentáveis nos permite, além de tornar seus negócios prósperos e sustentáveis, entregar um planeta melhor para as gerações futuras. Todos ganham com esta inovação” diz Luis Montoya, Gerente de Vendas para a América Latina da Reading Bakery Systems.

Como promover uma mudança energética no setor de alimentos assados

Para a Reading Bakery Systems, a mudança rumo à sustentabilidade no setor de fabricação de biscoitos e salgadinhos assados deve ser orientada com base em três pilares fundamentais:

  • Planeta: Redução de emissões, conservação de recursos e uso de energia limpa.
  • Pessoas: Força de trabalho capacitada e diversificada para enfrentar desafios
  • Prosperidade: Gerar rentabilidade e crescimento estável e escalável.

A implementação desses pilares possivelmente não se dará integralmente no curto prazo, pois se tratam de investimentos elevados e o custo da energia elétrica ainda não é competitivo em relação ao gás natural, mas, embora a transição seja opcional, há uma demanda imperativa do mercado para que alternativas transitórias sejam devidamente avaliadas.

“Nossos clientes estão em processo de troca de fornos que estão em funcionamento há mais de 30 ou 40 anos. Hoje podemos oferecer fornos a gás com simples transição para fornos elétricos, o que não envolve investimentos em novos fornos e sim uma mudança na câmara de combustão a gás para a elétrica”, explica Luis Montoya. “Conversas e avaliações de mudança tecnológica devem ser iniciadas agora para que, em 5 ou 10 anos, a indústria possa conquistar esse objetivo. Queremos contribuir para que o setor esteja capacitado para obter uma transição segura e eficiente”, conclui o executivo.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*