Capa » Notícias » Escritório Figoli-Ravecca Arquitetos Associados prepara guia do papel de parede
Escritório Figoli-Ravecca Arquitetos Associados prepara guia do papel de parede

Escritório Figoli-Ravecca Arquitetos Associados prepara guia do papel de parede

Paredes não falam, mas certamente têm potencial para expressar a personalidade do morador. Nesse contexto, o papel de parede se mostra como uma ótima alternativa para dar cara nova e única aos mais diversos ambientes.

Disponíveis nas mais variadas cores, estampas e até com efeitos tridimensionais, o recurso ainda ganha ponto na economia, já que pode ser encontrado a preços acessíveis.

Apesar de praticidade, o uso do papel de parede ainda gera muitas dúvidas: quantos metros comprar? Qual cola usar? Pode aplicar em qualquer ambiente? Experientes no assunto, os arquitetos Fernando Figoli e Patricia Cillo, do escritório Figoli-Ravecca, desenvolveram uma seleção de orientações infalíveis para uma aplicação sem erros.

  1. Como preparar a parede para receber o papel?

A parede precisa estar bem lisa e com uma demão de tinta para que o papel fique perfeito. Se for de tom claro, é bem importante que a parede apresente tonalidade semelhante para não alterar a cor do papel de parede.

  1. Como escolher o tipo certo?

Para áreas como cozinhas ou banheiros, que demandam resistência à umidade, a sugestão é escolher opções de material vinílico ou TNT. Para quem busca um efeito mais sofisticado, a dica é optar por papéis com tecido ou palha (seda, veludo, flocado). Apesar de serem menos resistentes, o resultado final é muito bonito.

  1. Como calcular a metragem?

Importante: para calcular a metragem necessária, é preciso ter a largura e altura do local, e não apenas a metragem quadrada. Patrícia e Fernando ensinam uma formula rápida que ajuda a acertar:

  • Divida a largura da parede pela largura do rolo;
  •  Na sequência, divida o comprimento do rolo pelo comprimento da parede;
  • Como último passo, divida o primeiro resultado pelo segundo. Se o modelo for estampado, estime entre 10% a 20% a mais, prevendo uma sobra para que o desenho coincida;
  • Lembre-se de que a emenda deve ficar sempre na vertical.
  1. Como manter, conservar e limpar?

O ideal é limpar a seco com pano limpo, aspirador de pó e espanador. Nunca usar produtos abrasivos!

  1. E para retirar, qual a técnica? E se acontecer um rasgo, tem como arrumar?

Vale borrifar água no papel e, com a ajuda de uma espátula, realizar a retirada por partes. Se rasgar, o melhor é trocar a faixa toda, pois o papel ficará marcado.

Sobre FIGOLI-RAVECCA

Com expertise de duas décadas em obras residenciais, comerciais e corporativas, para atuar de forma diferenciada, os arquitetos Fernando Figoli e Patricia Cillo, observam e analisam tendências globais em arquitetura, sustentabilidade, design, tecnologia, moda, consumo, marketing e varejo. Destaque para o atendimento de marcas internacionais no Brasil, como Swarovski, L’Occitane, Sephora, Salvatore Ferragamo, Pandora e Tiffany. O escritório está instalado no charmoso bairro da Vila Olímpia, em São Paulo.

Figoli-Ravecca Arquitetos Associados

www.figoli-ravecca.com.br

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*