Capa » Notícias » Equipamento de medição sonora avalia desempenho e conforto acústico na construção

Equipamento de medição sonora avalia desempenho e conforto acústico na construção

Um equipamento para medições de som na construção civil pode auxiliar na solução de problemas de quem se incomoda com os barulhos e para os construtores adequarem seus projetos às exigências dos clientes. O equipamento mede a transmissão sonora e contribui no diagnóstico do isolamento sonoro das paredes e pisos e na avalição de conforto acústico das edificações. O aparelho esteve m exposição no estande do Senai no Paraná no Encontro Nacional da Indústria de Construção Civil (Enic), que começou na quarta-feira (11) e foi até sexta-feira (13) em Foz do Iguaçu, Oeste do estado.

De acordo com o coordenador de Serviços Tecnológicos e Inovação do Senai em Ponta Grossa, José Rossa Jr., com este equipamento é possível avaliar os empreendimentos quanto ao desempenho acústico, tanto para aqueles que estão em fase de construção como aqueles que já estão prontos e, com isso, necessitam de melhorias para possibilitar esse desempenho. O instrumento atende à NBR 15575, norma do ano de 2013, estabelecida por entidades de classe ligadas à área de construção civil e que norteia diretrizes para o setor.

“É um equipamento de referência mundial na medição de ruídos. Este equipamento foi concebido como uma solução avançada para medições de som, vibração, análise e gravação”, explica. Ainda segundo o coordenador, o diferencial desse aparelho está na análise de frequências em tempo real, logging de dados, gravação de ruídos e vibrações, medições de tempo de reverberação e com softwares dedicados, possibilitando uma avaliação detalhada da estrutura.

O evento

A 88.ª edição do Enic, que ocorre em Foz do Iguaçu, é o principal evento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), entidade que representa nacionalmente todos os segmentos do setor. Com o tema “O Futuro Nós Construímos”, o evento é organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná (Sinduscon/Paraná Oeste).

Por parte do Senai, estiveram presentes representantes dos institutos de Tecnologia em Construção Civil, de Tecnologia da Informação e Comunicação, de Meio Ambiente e Química, de Alimentos e Refrigeração, de Madeira e Mobiliário, de Metalmecânica, de Papel e Celulose além dos Institutos de Inovação em Eletroquímica e Engenharia de Estruturas. Além disso, houve uma palestra durante o evento voltada à capacitação para que empresas se adequem à norma NBR 15575. “Algumas empresas ainda precisam saber o que fazer para se adequar a essa norma e o Senai oferece a ajuda necessária para a adequação e capacitação dessas empresas”, diz Rossa Jr.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*