Capa » Notícias » Emenda garante construção de usina de reciclagem para descarte da construção civil

Emenda garante construção de usina de reciclagem para descarte da construção civil

Uma luta travada há anos entre empresários do ramo de locação de caçamba e a Prefeitura de Cuiabá está com os dias contados. Isso porque o Estado liberou uma emenda no valor de R$ 150 mil do deputado estadual Mauro Savi (PSB) para realização do projeto civil e ambiental que assegura a construção da usina de reciclagem para descarte de resíduos da construção civil.

De acordo com o presidente da Associação de Empresas Locadoras de Equipamentos para Construção Civil de Mato Grosso, Adir Arantes, já existe uma área para o projeto, e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), irá analisar se a usina será gerida por uma concessão pública ou uma Parceria Público-Privada (PPP).

O representante do setor explicou sobre a necessidade dos projetos civil e ambiental para que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) autorize a construção do local apropriado para o descarte do material recolhidos da construção civil. “Sem esta ajuda do deputado Mauro Savi, não iríamos conseguir que este projeto saísse do papel. Muita gente não sabe, mas o descarte irregular desses resíduos volumosos da construção civil  causa danos ambientais e deixa a cidade suja. Atualmente, esses entulhos são jogados nas periferias. O resultado disso é aumento de doenças como a dengue”, pontuou.

Para o deputado Mauro Savi a construção dessa usina é uma vitória para a população de Cuiabá e para o setor. “Muitas empresas têm despejado o material em terrenos particulares como chácaras e lugares proibidos. E isso é caracterizado como crime ambiental, as próprias empresas acabam multadas pela prefeitura e o setor fica de mãos amarradas, porque não existe um local próprio para o descartes de entulhos”, comentou o parlamentar.

A área reservada para a construção da usina está localizada próxima ao Aterro Sanitário de Cuiabá.

 Fonte: Folhamax

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*