Capa » Embalagens » Embalagens inteligentes facilitam a vida do consumidor e reduzem custo da indústria

Embalagens inteligentes facilitam a vida do consumidor e reduzem custo da indústria

Com a utilização da Internet das Coisas e de novas tecnologias, envase de produtos ganha mais importância numa sociedade que se preocupa com a sustentabilidade do planeta.

A sustentabilidade, preservação do meio ambiente e a indústria 4.0 podem revolucionar a ideia que temos das embalagens dos produtos. Pesquisas e iniciativas bem sucedidas mostram que aquilo que está sendo chamado de embalagem inteligente vai muito além da praticidade e da facilidade de uso pelo consumidor. Hoje já existem empreendedores que buscam na Internet das Coisas (IoT na sigla em Inglês) soluções para os problemas da destinação dessas embalagens. Por outro lado, pesquisadores estudam materiais que garantam degradação mais rápida e, até mesmo, auxílio ao consumidor na preservação de alimentos, por exemplo.

Liderada pela professora Carmen Tadini, uma equipe da USP está usando equipamentos semi-industriais para transformar os resultados dos experimentos em produtos reais. Tornando, aos poucos, em realidade embalagens sustentáveis principalmente as feitas de material orgânico e/ou recicláveis, que não demandam muita energia e recursos naturais em sua produção e que, após o seu descarte, tenham impactos ambientais reduzidos, podendo ser medidos por meio da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) de produtos.

“Antes, as embalagens que desenvolvíamos eram feitas apenas para a pesquisa, em pequenas quantidades. Agora, apesar de ser um equipamento de laboratório, ele pode ser considerado como uma estação de trabalho, que analisa inúmeros parâmetros do processo de produção em larga escala,” afirmou Carmen.

Para desenvolver embalagens resistentes em larga escala a preços competitivos, os pesquisadores estão trabalhando em três linhas: uma embalagem mais biodegradável do que as comuns, embalagens com substâncias capazes de interagir com o alimento para prolongar sua vida de prateleira – as chamadas embalagens ativas – ; e embalagens com mecanismos que possibilitam detectar processos de deterioração – as chamadas embalagens inteligentes.

As embalagens de papel reciclado também são sustentáveis. Elas são desenvolvidas com a finalidade principal de proteger utensílios que precisam ser carregados. Entre os benefícios das embalagens de papel reciclado estão a potencialização do tempo de vida do produto e a maximização do valor extraído das matérias-primas. Outra vantagem é a energia economizada. Porém, a cada nova reciclagem, o papel perde a qualidade e possibilidade de ser reciclado.

Embalagens rastreáveis
Rogério Junqueira, CEO da Reciclapac, startup encubada no Cubo Itaú, desenvolveu um dispositivo e uma plataforma que têm forte apelo no setor industrial: monitoramento e gestão de embalagens inteligentes, tecnologias que estão mais acessíveis.

No caso da Reciclapac, o caminho escolhido foi a reciclagem de embalagens para grandes empresas, em especial a indústria automobilística. Trata-se de uma plataforma de Internet das Coisas em que um dispositivo instalado nas embalagens se comunica via antenas, pela nuvem, com a plataforma instalada em um computador.

A tecnologia utilizada é francesa, a SigFox, que já está presente em 60 países. Trata-se de um sistema de antenas menos complexo que o utilizado pelos celulares e mais fácil de ser controlado, pois o operador pode delimitar os pontos de controle, por exemplo, entre um fornecedor e uma montadora.

De acordo com Junqueira, uma grande montadora chega a possuir 400 mil embalagens que ficam circulando entre 300 fornecedores, então é bastante comum que, em algum momento, algo se perca no meio do caminho. “Já vemos aí uma vantagem. Nossa plataforma é capaz de informar exatamente onde a embalagem está e onde ocorreu o problema no processo, refletindo estas regras de logística”, explica Junqueira.

Essas e outras soluções que atendem com precisão às necessidades das indústrias de Alimentos, Bebidas e Embalagens no Brasil e na América Latina estarão na INTECHTRA, nova feira técnica promovida pela Messe München do Brasil, que acontecerá entre os dias 31 de março e 3 de abril de 2020 no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento reunirá expositores nacionais e internacionais dos setores de tecnologias para envase e embalagem, processamento de alimentos e bebidas, automação, matérias-primas, ingredientes, componentes e soluções logísticas.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*