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Distribuidora da Coca-Cola reduz em 25% o tempo ocioso com tecnologia de gestão de frotas

Cobesa, no Maranhão, melhora a eficiência de seus 35 veículos (entre caminhões e motos) com aplicativo de gestão que acompanha, na palma da mão, desempenho em tempo real

Identificação de frenagens, acelerações, comportamentos em curvas. Acompanhamento da forma de conduzir o veículo, incluindo tempo em que o motor fica ligado sem necessidade. Todos esses dados e análises na palma da mão. A partir dessas funcionalidades de telemetria, proporcionadas por um aplicativo gestor de frotas, da Infleet, uma distribuidora da Coca-Cola no Maranhão, a Cobesa, conseguiu reduzir em 25% o tempo ocioso de seus veículos – isso sem falar em outros ganhos.

A empresa, com sede em Barra do Corda, município com localização estratégica (está no centro geográfico do estado nordestino), começou a utilizar a solução da Infleet em outubro de 2021. Os resultados foram perceptíveis já nos seis primeiros meses. Transcorrido um ano e meio, o gestor de frota da Cobesa, Nilo Gonçalves, detalha a melhoria de desempenho dos 35 veículos, entre caminhões e motos.

“Corrigimos erros de comportamento dos condutores, muitas vezes involuntários. De imediato, isso levou à economia de combustível, item que tem seu preço elevado constantemente”, ilustra. Ocorre que, ao apurar comportamentos na condução de veículos, a telemetria permite identificar e corrigir ações que levam ao gasto desnecessário de combustível. “O sistema integrado Infleet para gestão de frotas é eficaz e traz resultados”, assinala o gestor.

A gestão da empresa havia determinado que a média tolerável de ociosidade do motor não poderia passar de 3% ao mês, para as motos, e de 10% para os caminhões. A redução alcançada foi de 25%. “Nada melhor do que ter uma ferramenta com tecnologia de ponta para ser sua aliada, ajudando a mitigar problemas e apresentando dados acionáveis com foco na melhoria da performance da sua frota como um todo”, frisa a empresa frotista.

O cofundador e CEO da Infleet, Victor Cavalcanti, ressalta o quanto o caso da Cobesa é representativo. Assim como boa parte dos frotistas, a empresa maranhense ainda mantinha, até 2021, acompanhamento manual das condições e desempenho da frota. Recursos como o da telemetria não faziam parte da sua realidade. Ao contratar a plataforma integrada de gestão de frotas da Infleet, metas puderam ser traçadas e acompanhadas.

“Nilo estipulou um objetivo audacioso: reduzir o custo com abastecimento. As análises iniciais ocorreram por eventos como aceleração brusca, frenagem brusca, curva acentuada e tempo ocioso do motor. O passo seguinte foi se debruçar nos dados para obter respostas”, explica o executivo da Infleet.

Ele relembra como as falhas passaram a ser detectadas: “Nilo, com seus anos de experiência e sensibilidade, identificou na plataforma que o tempo ocioso do motor estava muito alto. Ao investigar minuciosamente o problema, referido motorista sinalizou que o veículo não estava desligando há um tempo. Ou seja, o defeito do veículo afetava o tempo ocioso do motor, consequentemente, aumentava o consumo do combustível.”

De posse desse diagnóstico, o gestor da frota pôde tomar decisões e estabelecer medidas concretas. “Por exemplo, alinhou com os motoristas a seguinte regra: os veículos devem ser desligados durante a entrega, e o aplicativo envia alertas em caso de veículo parado e ligado acima de um tempo determinado pela operação”, cita o CEO da Infleet.

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