Capa » Agronegócio » Desafios e tendências para o agronegócio em 2024

Desafios e tendências para o agronegócio em 2024

Rodrigo Rodrigues, VP para Agronegócio da Falconi, fala sobre as expectativas do setor para o ano que vem

Diretamente responsável pelos ótimos resultados do PIB brasileiro em 2022 e, novamente, em 2023, o agronegócio vai encarar alguns desafios no ano que vem. A expectativa é que o setor cresça de maneira mais modesta em 2024, diminuindo a sua contribuição para a economia brasileira.

Em um cenário mais moderado, será necessário que as empresas da cadeia do agro estejam mais atentas aos temas de gestão. Pontos como planejamento, governança e adoção de tecnologias de ponta serão providenciais para essas companhias seguirem gerando resultados positivos.

Dentro do tópico da gestão, o setor deve buscar mais que nunca melhorar seus processos e sua estratégia para a otimização de recursos. Afinal, com expectativas de um crescimento menor, ignorar o tópico significa correr riscos.

Torna-se urgente fazer essas movimentações o quanto antes, de forma que a governança possa ser implementada e incrementada o mais rapidamente possível. Por mais superlativo economicamente que possa ser, o agro ainda está repleto de agricultores e empresas que não sabem o verdadeiro tamanho de sua grandeza.

Além disso, outros temas devem estar na lista de prioridades dos gestores do setor. Tópicos como segurança jurídica, custo de capital, mudanças climáticas e conectividade podem pautar o ano de 2024.

Abaixo, confira alguns dos desafios e tendências esperados para o ano que vem:

Desafios:

. Segurança jurídica. Risco de imagem. Compressão de margem. Alto custo de capital. Logística e armazenagem. Clima (fenômeno El Niño e mudanças climáticas)

Tendências:. Conectividade. Adoção de tecnologia de ponta. Uso de bioinsumos na operação. Governança e gestão profissionalizada. Olhar para segurança cibernética

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*