Capa » Logística » Controle de estoque: os 5 maiores erros que as empresas do setor alimentício não devem cometer

Controle de estoque: os 5 maiores erros que as empresas do setor alimentício não devem cometer

O controle de estoque é parte do sucesso administrativo de qualquer empresa que produz e comercializa produtos, incluindo as do ramo alimentício. Esse gerenciamento gera grande influência para que o negócio se mantenha forte no mercado

Trabalhar com alimentos é sempre um desafio e gerenciar o armazenamento desses ingredientes exige uma série de particularidades, principalmente porque eles possuem prazos de validade. Assim, a ineficiência desta atividade pode causar desperdícios de produtos, custos e outros prejuízos à organização.

Para garantir a integridade dos alimentos e fugir de problemas financeiros, algumas ações devem ser realizadas constantemente, enquanto outras devem ser evitadas. Veja, neste artigo, quais erros não devem ser cometidos no controle de estoque e como fazer uma gestão eficiente.

Qual a importância do controle de estoque?

Quando falamos de um processo de gestão de estoque implementado em uma empresa, especificamente do setor alimentício, existem alguns objetivos básicos para serem alcançados.Entre eles, diminuir o desperdício de matérias-primas, evitar custos, e otimizar recursos. É justamente nessas frentes de atuação que o controle de armazenamento se mostra tão importante.

Assim, com esse gerenciamento, há equilíbrio na aquisição de insumos para a produção, armazenagem, controle de entradas e movimentações de produtos.

Para o mercado alimentício, a adoção desse método ainda é fundamental para a segurança alimentar, que está associada à saúde do consumidor. Isso porque o controle eficiente e o armazenamento correto mantêm a qualidade e o shelf-life dos ingredientes e, portanto, os tornam seguros para o consumo. Consequências de um controle de estoque ineficiente Basicamente, o controle de estoque passa por processos de armazenagem que envolvem a coleta dos dados de entrada e saída de insumos, a melhor alocação possível para os itens, a quantificação correta dos ingredientes, o acompanhamento da validade dos produtos, a gestão dos seus custos e o conhecimento da demanda tanto de recebimento quanto de expedição de cada item.

No entanto, quando o gerenciamento não é realizado da maneira adequada, sem a concretização de cada uma dessas etapas, a empresa pode enfrentar grandes problemas de produtividade e de dinheiro.

É preciso lembrar que o estoque de produtos tem um custo e, quanto mais tempo eles ficam parados, maior será o gasto para a sua manutenção. Além disso, os alimentos podem ser perdidos em função do baixo giro ou, ainda, por terem suas datas de vencimento extrapoladas.

É por esse motivo que muitos especialistas consideram os itens estacionados como sinônimo de dinheiro parado e mal utilizado. Ou seja, o investimento feito na compra desses insumos não retorna para a empresa, e isso tem um impacto direto nas finanças corporativas.

5 erros para não cometer na gestão de estoque

Para evitar que problemas como esses aconteçam, é importante tomar alguns cuidados com relação às práticas de gestão de armazenamento. A seguir, listamos os principais erros que devem ser evitados para garantir um controle eficiente.

1. Comprar mais ou menos do que o necessário

Um erro muito comum e que não pode ser cometido é a compra de matérias-primas em excesso para estocar. Muitos gestores acreditam que comprar itens além do necessário é uma garantia de que os produtos não irão faltar, mas isso não passa do reflexo de uma gestão inadequada.

O contrário também pode acontecer, por acreditarem que estão economizando. Em casos com esses, a empresa acaba gastando mais.

Ao comprar insumos a mais, há o risco de perdê-los por vencimento e até por não ter capacidade de armazenamento adequada. Quando a situação é inversa, além de ter que gastar novamente, é possível que faltem itens essenciais para a produção dos alimentos.

Assim, o ideal é que seja feito um acompanhamento do estoque com o objetivo de determinar a necessidade de reposição no momento certo e de verificar a quantidade exata de cada produto para compra.

2. Não garantir boas condições de armazenamento

Não se preocupar em garantir as melhores condições de armazenamento dos produtos é outro erro que deve ser evitado ao fazer o controle de estoque.

Como sabemos, alguns alimentos precisam ser acomodados em temperatura ambiente para manter sua previsão de validade, por exemplo. Já itens congelados demandam um armazenamento com uma temperatura específica, que pode não ser suficiente para outros tipos de refrigerados.

Dessa forma, é preciso considerar as especificidades de cada item para guardá-lo.

3. Falta de automatização

Isso não significa que não é possível fazer o controle de estoque em blocos de papel com lápis e caneta, ou em planilhas eletrônicas. Porém, processos manuais aumentam os riscos de erros, diminuem a confiabilidade dos resultados e a segurança das informações.

A automatização das atividades, por sua vez, facilita a gestão dos produtos que entram e saem do armazenamento. Hoje, existem diversas opções de softwares que podem ajudar nessa tarefa.

4. Não atualizar os dados do estoque

Não atualizar os dados também está entre os erros comuns cometidos no gerenciamento de estoque. Isso porque, tanto informações desatualizadas quanto os dados registrados de forma incompleta podem prejudicar a produção dos alimentos e os processos posteriores a esse.

Assim, atualizá-los continuamente, inserindo toda e qualquer mudança em relação à quantidade de insumos, o custo de cada item e a descrição dos produtos é essencial.

5. Não fazer interação com outras áreas

O estoque deve atender à demanda de vendas. O setor de compras, à demanda do estoque. Se essas áreas não se interagem, existe a possibilidade de que os itens disponíveis não condizem com a realidade comercial da empresa. Isso acaba provocando perda de vendas, excesso de produtos sem saída e desperdício do capital de giro do negócio.

Portanto, o ideal é que seja mantida uma comunicação entre esses setores e que eles passem a trabalhar juntos para obter uma gestão eficaz do armazenamento.

Como fazer o gerenciamento correto do estoque

Essa não é uma tarefa impossível. A adoção de algumas boas práticas podem ajudar a garantir a eficiência desse processo de gerenciamento, como:

  • Registrar todas as entradas e saídas do estoque;
  • Se preocupar com o local em que os produtos ficarão estocados;
  • Ter atenção às validades dos produtos;
  • Realizar o cadastro dos itens;
  • Otimizar o espaço de armazenamento;
  • Dentre outras.

Ao adotar essas ações e não cometer os erros citados ao longo do artigo, o controle de estoque se torna mais eficiente e a empresa passa a funcionar melhor.

Fonte: Assessoria de imprensa –  Food Connection

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*