Capa » Notícias » Contaminação de alimentos: ensaio microbiológico é sinônimo de segurança na indústria alimentícia

Contaminação de alimentos: ensaio microbiológico é sinônimo de segurança na indústria alimentícia

Indicadores evitam que alimentos contaminados cheguem às prateleiras causando problemas de saúde e ao financeiro das indústrias

Recentemente, vimos casos de contaminações de alimentos processados, fazendo com que os produtos fossem retirados das gôndolas e a produção nas fábricas paralisada. São diversos os casos de molho de tomate, milho enlatado, maionese, entre outros, que chegam às prateleiras já contaminados. Em grande parte dos ocorridos, a contaminação acontece ainda dentro da indústria, seja por ingredientes estragados, más condições sanitárias ou por coliformes totais ou fecais.

Dentre os contaminantes estão os microrganismos patogênicos, como fungos, bactérias ou parasitas. Destacam-se como os mais comuns: Listeria monocytogenes, Salmonella spp., Escherichia coli e Staphylococcus aureus. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano, cerca de 600 mil pessoas morrem de intoxicação alimentar e 420 mil adoecem após ingerir alimentos impróprios para consumo. Dentre as doenças que podem afetar quem consome produtos contaminados estão gangrena, salmonelose, gastroenterites, apendicite, febre tifóide, colite hemorrágica, entre outras condições.

Além dos estragos causados na saúde do consumidor, os danos podem se estender ao financeiro e à confiabilidade que os clientes possuem na marca. Na maioria dos casos de contaminação é necessário realizar o recall – que é retirar todos os produtos de circulação -, o que tende a gerar perdas financeiras. Após episódios de alimentos contaminados, a imagem da empresa é algo que fica manchado.A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determina que molhos, como de tomate e maionese, não podem ter Salmonella spp. em amostras de 25g do produto. O limite para enterobactérias é de até 10 UFC/g ou 10 NMP/g do alimento, em até 40% das amostras analisadas no plano de amostragem de duas classes ou 100 UFC/g ou 100 NMP/g do alimento, em até 40% das amostras analisadas no plano de amostragem de três classes. Alimentos comercialmente estéreis, como o milho em conserva, não devem apresentar sinais de alterações que indiquem a presença de microrganismos capazes de proliferar em condições normais de armazenamento e distribuição.

Ensaios Microbiológicos na Indústria 

Um dos principais e mais importantes parâmetros na indústria, é o microbiológico. Esse indicador é essencial para a saúde dos consumidores, pois com a realização de ensaios microbiológicos, que ocorrem ainda nas fases de produção, é possível evitar que alimentos industrializados contaminados cheguem ao consumidor final.

“Os microrganismos podem estar em todos os lugares, vindo do solo, da água, do ar, das pessoas e até das matérias-primas. Então, dentro da indústria é importante um ensaio microbiológico de todos os lugares, fazer um swab de mãos de manipuladores, superfícies, da água utilizada no processamento e também no produto acabado”, destaca Fabiana Taminato Imazaki, agente de apoio à pesquisa científica e tecnológica do Instituto de Tecnologia de Alimentos, que possui experiência na área de microbiologia, com ênfase em bacteriologia, durante  palestra no Webinar – Importância dos Ensaios Microbiológicos na Indústria de Alimentos.

Buscando a inovação e a oferecer soluções avançadas para os desafios microbiológicos, a Kasvi, empresa brasileira dedicada a oferecer as melhores soluções para pesquisa, ciência, diagnósticos, estudos e novas descobertas, lançou o Caldo Giolitti-Cantoni ISO; Agar DNase; Caldo de enriquecimento seletivo Bolton, entre outros, além do suplemento seletivo de Bolton e do suplemento CFC.“Os lançamentos possuem principal foco na microbiologia da cadeia produtiva de alimentos, com aplicação em ensaios de acordo com normas internacionais ISO para o isolamento, detecção e/ou enumeração de importantes bactérias, como Salmonella, E. coli e estafilococos, dentre outros”, destaca Roger Luz, assessor científico da Kasvi.Além dos lançamentos, a Kasvi comercializa produtos para laboratórios, como meios de cultura, placas de petri, alças de inoculação, e outros materiais para análise microbiológica dos alimentos, que identificam possíveis contaminações. Entre as opções disponíveis para uso, destacam-se: Caldo Base Listeria Half-Fraser, Caldo Rappaport Vassiliadis, Caldo Lauril Sulfato e Ágar Baird Parker.

Sobre a Kasvi

A Kasvi é uma empresa brasileira dedicada a oferecer as melhores soluções para pesquisa, ciência, diagnósticos, estudos e novas descobertas. Com mais de 10 anos de expertise no mercado laboratorial, a Kasvi é referência em produtos e equipamentos de alta performance para indústrias e laboratórios. Mais informações em www.kasvi.com.br.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*