Capa » Notícias » Contagem regressiva para adequação à nova regra de rotulagem nutricional de alimentos

Contagem regressiva para adequação à nova regra de rotulagem nutricional de alimentos

Especialista em embalagens comenta três pontos de atenção na hora de atualizar os novos rótulos

 São Paulo, Março de 2023 – Faltam apenas sete meses para que os alimentos embalados cheguem às gondolas com seus rótulos atualizados. A nova regra estabelecida pela Anvisa implica em mudanças estéticas que visam facilitar a compreensão da composição nutricional dos alimentos. Mesmo diante de poucos meses para que a obrigatoriedade passe a valer no comércio, muitos fabricantes ainda precisam fazer a adequação ou, então, serão multados.

É o que alerta Fábio Melo, Diretor de Marketing Brasil e Líder de Proteínas da Sealed Air para América Latina, indústria pioneira do desenvolvimento de embalagens e dona da marca Cryovac. “São mudanças relevantes a serem feitas. Quem deixar para última hora pode encontrar um gargalo na indústria de embalagens.” O especialista comenta que a nova padronização segue uma tendência global e reforça a importância da embalagem como grande meio de comunicação com o consumidor. “Estamos seguindo o que já está sendo feito lá fora, inclusive na América Latina. As alterações irão beneficiar os consumidores que poderão fazer escolhas alimentares mais conscientes e que sejam adequadas às suas necessidades específicas”, comenta Melo.

Para que a comunicação seja mais transparente, além da inclusão de detalhes sobre a composição nutricional,  como declaração dos valores nutricionais por 100g de alimento, a Anvisa também estabeleceu alterações na formatação da tabela nutricional e a inclusão de um novo selo na parte frontal dos produtos que contenham alto teor de açúcar, sódio ou gordura saturada.

No Brasil, a Sealed Air conta com o Cryovac Studio, um departamento de arte para desenvolvimento de embalagens que atende diversos processadores de alimentos. O especialista da companhia destaca as principais alterações na formatação dos novos rótulos:

  1. Cor e disposição da nova Tabela Nutricional

A formatação da tabela nutricional deverá ser padronizada para todo tipo de alimento. Linhas e caracteres na cor preta e fundo sempre branco. Outro ponto importante é sua localização. Ela deverá estar em uma única superfície contínua, sem divisão e próximo da lista de ingredientes. ”A proposta da Anvisa é que se evite a possibilidade de uso de cores que atrapalhem a legibilidade das informações nutricionais”, diz Melo.

  1. Afinal, o que muda na nova rotulagem nutricional?Inclusão de Rotulagem Nutricional Frontal

Uma das grandes inovações dentre as mudanças trata-se da inclusão de um novo selo no painel frontal das embalagens quando determinado produto contar com valor considerado alto de açúcar, sódio ou gordura saturada. “Foi desenvolvido uma identidade de lupa para alertar o consumidor de forma clara e simples sobre o alto teor de nutrientes com impacto na saúde. Os novos rótulos devem contar com o selo na parte frontal da embalagem e no canto superior, justamente por ser uma área de mais fácil identificação por parte do consumidor ”, explica o especialista. As cores devem seguir o padrão da tabela nutricional com contraste entre preto e branco.

  1. Padronização de Fonte

A Anvisa também padronizou a fonte a ser utilizada nas especificações nutricionais. “Parece um pequeno detalhe, mas é um ponto de atenção na reformulação dos rótulos. É preciso usar Arial ou Helvética, tipografias que favorecem a fácil leitura, independente da identidade visual da marca”, finaliza Melo.

O prazo da Anvisa para atualização dos rótulos é 09 de outubro de 2023. A partir de então, fabricantes de produtos que não seguirem a nova legislação receberão multa. A agência disponibilizou um portal com Perguntas e Respostas sobre Nova Rotulagem Nutricional.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*