Capa » Notícias » Construtora assume primeiro ano de gestão de condomínio

Construtora assume primeiro ano de gestão de condomínio

Iniciativa pode gerar grande economia de gastos além de comodidade para os moradores nesse momento delicado de implantação do residencial, que requer várias preocupações, como contratação de funcionários, compra de mobiliário, levantamento de documentos e vários outros itens. Em Goiânia, construtora desenvolve projeto inédito em empreendimento recém-entregue, o Detail Vaca Brava, no Setor Bueno.

O entusiasmo de se entrar num apartamento novo, muitas vezes, pode esbarrar na dor de cabeça da implantação do condomínio. Contratar funcionários, implantar o regimento interno, elaborar uma convenção de condomínio, lidar com a manutenção inicial do prédio, mobiliar as áreas comuns do prédio, levantar documentos, cuidar da contabilidade, encarregar-se de que as normas sejam cumpridas entre os moradores, o que inclui a habilidade de lidar com conflitos. Tudo isso a cargo de uma só pessoa, o síndico, que muitas vezes não tem a disponibilidade de tempo e expertise para lidar com essas questões.

Com objetivo de levar mais tranquilidade na implantação do condomínio, a Dinâmica Engenharia implantou um projeto piloto inédito na capital assumir a administração do condomínio no primeiro ano de funcionamento do prédio. A iniciativa em oferecer o serviço de síndico  para os moradores faz parte do programa “Condomínio Dinâmico”, está acontecendo na obra recém-entregue pela empresa, o residencial Detail Vaca Brava, no Setor Bueno em Goiânia.

A empresa tornou-se a síndica do residencial, após a autorização dos moradores dada durante na primeira assembléia do condomínio. O representante escolhido pela Dinâmica Engenharia foi o próprio coordenador de obras da empresa, o engenheiro civil Moacir Benedito, que está a par de todos os trâmites estruturais e legais da edificação.

“A economia é uma das principais vantagens, pois a construtora irá cuidar da administração do condomínio sem cobrar nada por isso. Além do mais, a empresa irá usar sua expertise de mais de 35 anos no mercado imobiliário para gerir este primeiro ano de condomínio e conseguir uma melhor negociação de custos. A ideia é economizar cerca de 30% na taxa de valor do condomínio”, explica Moacir. O engenheiro da Dinâmica completa que os orçamentos serão feitos pela equipe de planejamento da construtora, que possui experiência com cotações e em fazer compras em volume.

Mas haverá outros benefícios como diminuir os conflitos que tendem a surgir entre os moradores, que  constantemente geram desgastes para a figura do síndico. “Esse é um dos motivos pelo qual muita gente nem quer assumir esse cargo”, diz Moacir.

Conselheiros

Apesar de ter o representante da construtora como síndico, os moradores do Residencial Detail Vaca Brava não estarão totalmente longe da administração do condomínio. Todas as decisões a serem tomadas pela empresa, antes passam pelo crivo de um conselho formado por moradores.

No caso do Detail, um desses conselheiros é a psicóloga Daiana Demarchi, que foi a primeira moradora a se mudar para o empreendimento entregue em julho passado. Ela diz que a decisão de passar a gestão do condomínio para a empresa no primeiro ano de funcionamento foi uma “mão na roda”.  “Acredito que esse estilo de administração pode trazer agilidade na estruturação do condomínio. Os problemas são resolvidos pela empresa e não se sobrecarrega os moradores em demoradas reuniões de condomínios” diz a moradora.

Para o industrial Fábio Vilela, também membro do conselho de moradores, a gestão da Dinâmica no Detail é uma grande facilidade. “Quando se entrega o prédio há muita coisa para administrar. Normalmente, os problemas o morador passa para o síndico que passa para construtora. Com esta iniciativa falamos ao mesmo tempo com síndico e a construtora. Estou gostando”, destaca.

Primeiro ano

De acordo com o assessor jurídico do Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (Secovi-Go), Leonardo Avelino, o primeiro ano de um condomínio é, de fato, o mais delicado, pois é o período que transcorre toda a sua implantação, o que envolve reunião de documentos, seguros, compra de mobiliário, contratações e uma série de itens necessários para o bom funcionamento do residencial.

Embora seja inédita em Goiânia, o especialista afirma que deixar o primeiro ano de gestão do condomínio a cargo da construtora ou incorporadora responsável pela construção do residencial tem sido uma tendência no novos residenciais do Brasil. “Muitas construtoras estão usando seus anos de prática administrativas e assumindo o papel de síndicos”, conta.

Ele concorda que, pelo grande conjunto de ações a serem implantadas no começo do condomínio, um síndico que é morador, muitas vezes não tem o tempo e o conhecimento necessário para dar andamento a esses importantes processos de implantação.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*