Capa » Mercado » Confiança de fabricantes é instável

Confiança de fabricantes é instável

Levantamento mensal da indústria de materiais de construção aponta para uma queda das pretensões de investimento no setor para os próximos 12 meses, com o indicador chegando ao patamar mais baixo desde março do ano passado.

De acordo com o Termômetro da Associação Brasileira das Indústrias dos Materiais de Construção (Abramat), apenas 46% das associadas pretendem fazer alguma forma de investimento nos próximos 12 meses.

 A avaliação do faturamento das empresas do setor é majoritariamente “regular” em agosto, enquanto que para setembro a expectativa tem pequena variação, com menos pessimismo, uma vez que nenhuma associada projeta o nono mês do ano como “muito ruim”.

Já nas vendas ao mercado interno, o que de acordo com a Abramat é um filão que representa a maior parte do faturamento das empresas do setor, a avaliação sobre agosto foi regular. Enquanto 4% das associadas considerou o mês “muito bom”, 23% consideraram o mês “bom”, ao passo que a soma das respostas “ruim” ou “muito ruim” representa 23%. Os demais 50% dão conta de junho como um mês de desempenho “regular”.

Para setembro, a expectativa sofre pequenas alterações, aumentando a fatia dos que preveem desempenho “regular”. Os mesmos 4% projetam um mês “muito bom”, assim como 23% “bom”, e 19% “ruim”. A parcela que vislumbra resultado “regular” sobe para 54%. Nenhuma associada projeta um desempenho “muito ruim” no nono mês do ano.

Segundo a Abramat, as incertezas trazidas pelo cenário político ainda impactam as expectativas das empresas sobre ações governamentais.

Fonte: DCI

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*