Capa » Notícias » Como Marfrig, Tereos e Nexa usam a Inteligência Artificial em tempos de pandemia

Como Marfrig, Tereos e Nexa usam a Inteligência Artificial em tempos de pandemia

Responsável por oferecer soluções analíticas para gigantes como a Marfrig, Tereos e Nexa, a Unisoma viu uma mudança na percepção de valor de suas ferramentas dentro de seu próprio mercado.

A necessidade urgente de ampliação da capacidade em analisar dados rapidamente, de maneira organizada, e tendo como resultado simulações pautadas em dados, tornou a inteligência artificial ferramenta cotidiana para combate aos efeitos da pandemia.

“Tornamos a ferramenta de uso cotidiano, apoiando tomadas de decisão em cenários de planejamento estratégico e orçamento”, destaca Adriano Castanheira, Commercial Concentrates & CoProducts da Nexa – empresa global de mineração e metalurgia de metais não-ferrosos, resultado da fusão da brasileira Votorantim Metais e a peruana Milpo.

De acordo com Castanheira, a ferramenta ajuda a definir o momento das ‘viradas’ de produção, de venda e quais mercados atender em detrimento de outro. Com previsibilidade nula e incertezas para o segundo semestre, a Nexa prevê utilizar a ferramenta como suporte na reavaliação do budget, iniciando, já em maio, um novo ciclo de Planejamento Estratégico.

Na Marfrig, a agilidade na capacidade analítica também é o ponto de destaque do uso da inteligência artificial. “Como o câmbio é um influenciador direto do nosso negócio, com a ferramenta conseguimos rodar vários cenários de maneira que reduz a volatilidade e trava cenários um pouco mais previsíveis e, assim, podemos tomar melhores decisões, com confiabilidade no processo e robustez”, aponta Plínio Porto, gerente de Planejamento de S&OP da Marfrig.

A mesma percepção de cenários mais factíveis faz com que a Tereos, terceira maior produtora de açúcar do mundo, utilize a Inteligência artificial na área de planejamento. Julianne Versiani, gerente de S&OP e Supply Chain da Tereos, explica que “a conexão e interação dos dados permitem que, tanto as decisões táticas, quanto as estratégicas sejam suportadas por informações e cenários que consideram premissas e restrições dos stakeholders, que realmente entendem do processo e negócio. Testar esses cenários faz com que as estratégias comerciais e financeiras andem mais próximas das operações e com isso as mudanças se tornem mais suaves”, esclarece.

Para o diretor da UNISOMA, o legado pós-pandemia deve ser a aceleração da transformação digital das empresas. Vemos isso mais facilmente no crescimento vertiginoso do e-commerce, o mesmo deve acontecer com o uso da inteligência artificial em diversos outros processos decisórios nas empresas.

“Independente se o cenário é de crise ou não, uma ferramenta de inteligência artificial com interface ágil, atualizações automatizadas, integração e elasticidade entre demandas e processos, fatalmente contribui para uma solução otimizada dentro das variáveis possíveis”, conclui Luciano, Diretor Comercial da UniSoma.

As empresas e seus projetos junto à UniSoma
Marfrig: Com uma oferta que consiste na suíte completa para planejamento analítico de vendas e operações (S&OP), a UniSoma atende a Marfrig desde 2015, fornecendo insights e previsões de demandas aderentes, que consideram tendências e sazonalidade de vendas. O modelo permite que agentes comerciais e de marketing colaborem no consenso dos planos de demanda, com informações atuais dos mercados, promoções, variações de preço, entre outros. Desta forma, os planos de operações da cadeia são feitos de maneira integrada, melhorando o resultado corporativa da empresa.

Nexa: O desafio de tomar decisões complexas e com múltiplas restrições e variáveis envolvidas, referentes à compra e distribuição de minério de zinco ao redor do mundo foi o que aproximou a Nexa da UniSoma, em 2017. A solução consistiu, inicialmente, em um otimizador único, que coletava informações, consolidava os cenários e distribuía os resultados para análise dos vários interessados na empresa. Atualmente, uma nova arquitetura está em discussão, que permita o uso da ferramenta de forma distribuída entre todos os compradores, o que deve ampliar a atividade analítica na Nexa.

Tereos: Cliente da UniSoma desde 2016, a Tereos conta com uma solução de planejamento modularizado e integrado da cadeia sucroalcooleira, capaz de descomplicar e dar agilidade o processo dos ciclos mensais de S&OP, com a geração de planos de produção, venda e armazenagem. A ferramenta proporciona análises “What-if”, fazendo com que ideias, dúvidas, possibilidades, mercados, níveis de preços e demais aspectos do negócio sejam explorados e questionados, embasando as decisões táticas de industrialização e colheita, maximizando o resultado.

Sobre a UniSoma
Com 35 anos de existência e mais de 50 colaboradores, a UniSoma é uma empresa de tecnologia da informação com foco em desenvolvimento de soluções em inteligência artificial. É reconhecida por seus projetos em “advancaed analytics”, que utilizam dados, processos e algoritmos para realizar previsões, simular e otimizar ambientes de negócio, especialmente nos segmentos de agronegócio, alimentos e bebidas, sucroalcooleiras, farmacêutica, varejo, logística e transporte.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*