Capa » Notícias » Com IA e novos serviços personalizados, Diferente pretende triplicar faturamento

Com IA e novos serviços personalizados, Diferente pretende triplicar faturamento

Após faturar R$ 23 milhões no ano passado, foodtech está focada em se consolidar como maior mercado online saudável do Brasil

O interesse por uma alimentação saudável e a preocupação ambiental impulsionou o mercado de produtos orgânicos, que promete movimentar mais de R$ 7 bilhões em 2024, segundo a Organis. Alinhada com as projeções positivas do mercado, a Diferente, principal foodtech de alimentos saudáveis no Brasil, planeja triplicar seu faturamento em 2024, consolidando-se como o maior mercado on-line saudável do país. Com uma base de milhares de clientes ativos, a marca arrecadou mais de R$ 23 milhões no ano passado, representando um aumento de quase 600% em relação a 2022.

Para conquistar esses números, a startup aposta no aprimoramento e expansão no uso de sua tecnologia proprietária, baseada em inteligência artificial. A PitaIA, como é denominada inteligência artificial da Diferente, é capaz de aprender as preferências e restrições alimentares de cada cliente, permitindo sugestões personalizadas para cada cesta de compras.

De acordo com Eduardo Petrelli, CEO e cofundador da Diferente, o objetivo é fazer com que a solução atue como o copiloto de cada família brasileira, auxiliando na tomada de decisões de seu cardápio. A ferramenta não apenas simplifica o processo de montagem da lista de compras, mas também garante uma seleção de itens com alta densidade alimentar, otimizando o tempo do cliente e garantindo uma alimentação saudável por um preço mais acessível. “Nossa conexão com os consumidores está além da experiência de uma loja física. Queremos vender um mindset. Alimentação saudável com um preço acessível na porta da sua casa não deve ser um privilégio para poucos, mas sim para todos”, afirma.

Vale destacar que, caso a opção sugerida não seja aprovada, o assinante tem a possibilidade de vetar a recomendação. “Estamos dedicados a oferecer uma experiência de compra superior, que seja não apenas eficiente e conveniente, mas também personalizada para atender às necessidades de cada um de nossos clientes. Nosso objetivo é simplificar sua rotina, eliminando a necessidade de deslocamentos ao supermercado para adquirir esses produtos”, adiciona o empreendedor.

Futuro de desafios

Apesar das projeções positivas, a startup também enfrenta diversos desafios na busca e resgate por alimentos orgânicos considerados “fora dos padrões”. Dentre eles, está a dificuldade em encontrar fornecedores confiáveis e consistentes, especialmente devido à sazonalidade e à variação geográfica, ou a garantia da certificação orgânica, assegurando que os produtos cumpram os padrões estabelecidos para produções livres de agrotóxicos ou fertilizantes químicos.

A partir da ideia de impactar a cadeia de alimentos de ponta a ponta, a Diferente sustenta parcerias com pequenos produtores rurais. Atualmente, a foodtech trabalha com 166 agricultores cadastrados, sendo 83 ativos nos últimos dois meses. Destes, 45 são fornecedores, enquanto 38 são distribuidores. A expectativa é de que o número de profissionais parceiros aumente em 2024.

Além disso, o estigma social associado às frutas e legumes “fora dos padrões convencionais”, julgados por suas formas e cores distintas, representa um desafio adicional, sobretudo referente às expectativas dos consumidores em relação à aparência dos alimentos.

Um clube de soluções

Para superar esses obstáculos, a marca se ampara na oferta de produtos e serviços que se diferenciam de outros players do mesmo segmento. Comodidades como escolha da janela de entrega, personalização das escolhas, descontos, suporte via WhatsApp, cashbacks e receitas fazem parte do planejamento estratégico da startup para angariar e fidelizar novos clientes.

Indo além desses serviços considerados “premium”, a empresa disponibiliza ainda em seu catálogo o clube Diferente. Ofertando o acesso a conteúdos, eventos e serviços aprimorados e prioritários, a iniciativa busca engajar assinantes por meio de um senso de pertencimento e exclusividade, além de resultar num aumento da receita recorrente para a startup.

“Acreditamos na construção de uma nova jornada de compras para o consumidor brasileiro. Uma que seja mais eficiente e personalizada, proporcionando opções adaptadas às preferências individuais para uma experiência mais significativa e gratificante”, conclui Petrelli.

Tendo resgatado mais de 1.706 toneladas de alimentos considerados “fora do padrão” desde o início das suas operações, em 2022, a empresa também planeja superar a marca de 20 milhões de kg salvos e entregues em suas cestas nos próximos quatro anos.

Sobre a Diferente

Lançada no início de 2022, a Diferente é a principal foodtech de alimentos saudáveis do Brasil. A startup envia para a casa dos clientes uma cesta com diversas frutas, verduras, temperos, legumes, entre outros itens. Por atuar diretamente com mais de 200 produtores rurais, a marca se diferencia da concorrência por resgatar alimentos fora do padrão comercial que, de outra forma, poderiam ser descartados. Com isso, combate o desperdício alimentar e, ao mesmo tempo, proporciona uma alimentação saudável e acessível a todos os brasileiros de uma maneira conveniente.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*