Capa » Notícias » Com gamificação, Saint-Gobain registra aumento de 48% na motivação dos colaboradores

Com gamificação, Saint-Gobain registra aumento de 48% na motivação dos colaboradores

Em parceria com a edtech, empresa formou colaboradores em todo o Brasil e agora visa expansão da metodologia para outros países 

No mundo empresarial, a busca por métodos eficazes de treinamento de colaboradores é constante, e a gamificação tem se destacado como uma abordagem inovadora. De acordo com um estudo da Deloitte, os programas de treinamento gamificados podem aumentar a motivação dos funcionários em até 48%, resultando em um crescimento significativo – tanto na produtividade quanto no desempenho.

Foi assim que a empresa Saint-Gobain Abrasivos, líder no mercado brasileiro de produtos abrasivos, atuando há mais de 60 anos com as marcas Norton, Carborundum e Winter, decidiu implementar o treinamento gamificado para equipes de todo o Brasil. Com a missão de treinar os colaboradores em diversos estados do país, a empresa buscou uma solução que pudesse ajudá-la a aprimorar o desenvolvimento de seus colaboradores.

Em 2020, a Saint-Gobain firmou uma parceria com a Ludos Pro, edtech que ajuda a transformar os processos de aprendizagem utilizando sua plataforma gamificada, e desde então proporciona um treinamento lúdico e personalizado que mantém a equipe engajada. Atualmente são cerca de 800 pessoas que utilizam a plataforma de treinamento, com 1.060 horas/aulas, com mais de 60 mil atividades concluídas e 2.327 certificados emitidos ao longo deste período. Vale destacar que a empresa atingiu 89,8% de performance média entre seus colaboradores.

De acordo com a Coordenadora de Business Partner da Saint-Gobain, Tatiane Tung,  os resultados positivos dessa forma de aprendizagem não são apenas quantitativos mas também qualitativos: “É notável o engajamento das equipes com os treinamentos, a automotivação dos colaboradores em aprender e a evolução dos conhecimentos técnicos quando falamos com os gestores. Estamos criando uma cultura de aprendizagem contínua e interativa”, comenta.
A plataforma da Ludos Pro proporciona uma experiência interativa e envolvente por meio de trilhas de aprendizagem diversificadas, recursos com missões e desafios, recompensas por tarefas realizadas e competição social por meio de rankings entre os colaboradores. Dentro da plataforma da Ludos Pro, cada colaborador da Saint-Gobain pode criar o seu próprio avatar, realizar as atividades de acordo com a sua disponibilidade de tempo e, assim, são motivados a participar ativamente do processo de treinamento, desenvolvendo habilidades e competências essenciais para o sucesso profissional.

Segundo Marcelo Sasaki, Gerente de Educação Corporativa da Saint-Gobain Abrasivos, a escolha da plataforma Ludos Pro deu-se devido a personalização de conteúdos, além da facilidade no uso da ferramenta: “A iniciativa de implementar a gamificação nos treinamentos tem recebido feedback positivo por parte dos colaboradores, que valorizam a possibilidade de criar conteúdos específicos e personalizados de acordo com as necessidades. A plataforma da Ludos Pro também oferece autonomia necessária para cada colaborador realizar o treinamento no seu tempo”, comenta.

“Ficamos extremamente orgulhosos com a parceria estabelecida com a Saint-Gobain Abrasivos e com os resultados que alcançamos até o momento. A gamificação é uma abordagem altamente eficaz no treinamento corporativo, impulsionando o engajamento, a interatividade e a absorção de conhecimento”, evidencia Danilo Parise, CEO e co-fundador da Ludos Pro.

Atualmente, a plataforma gamificada é utilizada em três áreas da Saint-Gobain Abrasivos: marketing, vendas e engenharia de produtos. A empresa também busca expandir o treinamento para outras equipes, como a produção em fábricas, visando disseminar conhecimentos relacionados à segurança do trabalho. Na operação, aproximadamente 1.000 colaboradores devem ter acesso à plataforma.

“Estamos empenhados em oferecer uma experiência única, desde a primeira interação até o acompanhamento contínuo. Nosso objetivo é oferecer uma plataforma intuitiva, sem perder o acompanhamento humanizado.”, comenta Lívia Trentin, Gerente de Customer Sucess da Ludos Pro.

Com atuação na América Latina, a parceria entre a Saint-Gobain Abrasivos e a Ludos Pro deve se estender para outros países como Colômbia, Equador, Chile, Argentina e Peru. A Ludos Pro alinhou-se à cultura da empresa e, ao longo do tempo, conseguiu ser implementada com sucesso no cotidiano dos colaboradores.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*