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Com alimentação congelada e nutritiva, Uná se reinventa e quadriplica faturamento no mercado B2B

Comida congelada sempre foi associada a uma alimentação sem sabor, sem nutrientes e pouco saudável. É aquela opção a qual recorremos pela falta de tempo para cozinhar ou pela falta de habilidade.

Mariana Mudrovitsch, proprietária da Uná, acredita que não precisa ser assim e dá para saborear uma refeição gostosa, saudável e nutritiva mesmo quando o prato é congelado.

Antes da pandemia, em 2020, a marca focava em clientes pessoa física através da venda direta no site e aplicativos de refeições, sempre com itens ultracongelados. A empresa acreditava que a venda na pandemia inclusive iria aumentar essa demanda, uma vez que nunca teve o formato de venda presencial, porém a concorrência acirrada fez com que os volumes de vendas diminuíssem ainda mais.

Como vocês migram do B2C para B2B?

Mariana: Optamos por buscar novas oportunidades, neste caso, o para vendas no segmento Foodservice, buscando restaurantes que gostariam de ter opções saudáveis em seu cardápio, mas que este não fosse necessariamente o foco da cozinha deles, sendo assim, mais provável que terceirizem este serviço para manter a excelência do produto.

Fechamos a venda com o Fit Food do aeroporto de Guarulhos e foi um sucesso e assim expandimos para os outros pontos do Grupo Fit, sendo o Living Heineken e Nescafé também de Guarulhos e agora também em BSB, Confins e Vitória.

Fechamos, ainda, parcerias corporativas, para venda de kits saudáveis. Como principal exemplo, o CIEE, que hoje presenteia todos os seus conselheiros em seus aniversários e todos os palestrantes de seus webinars. Além disso, criamos kits corporativos para datas festivas para empresas presentearem seus colaboradores. Hoje, a venda Pessoa Física é apenas 5% do nosso volume total de venda mensal.

O que representou esta mudança para o negócio?

Mariana: Esta mudança de foco – saindo de um segmento saturado para um segmento com demanda latente – foi essencial não só para a sustentação da Uná, mas para seu crescimento fortíssimo neste período. Houve espaço para criação de novos produtos, produtos sazonais e até produtos taylor made (feito conforme demanda do cliente). Além disso, mudamos de um co-working para uma sede própria, com cozinha 3 vezes maior em espaço, equipamentos, estoque e escritório próprio. O time de cozinha, antes da pandemia, era somente de 2 pessoas, agora são 4 colaboradoras. Na Uná, todas são mulheres, 8 no total.

Quais são as expectativas para 2022?

Mariana: Nossa projeção é vender mais de 100 mil unidades neste ano e lançar novos produtos, além de iniciar a venda dos nossos produtos já prontos para consumo (quentes). Em 2021, nossa produção foi de mais de 20 mil unidades. Após a mudança de mercado, conseguimos quadriplicar o faturamento e a produção de refeições ultracongeladas.

Fonte: Assessoria de Imprensa 

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