Capa » Notícias » Colgate, JDE e a PepsiCo são destaques da 3ª edição do Prêmio Log Assaí

Colgate, JDE e a PepsiCo são destaques da 3ª edição do Prêmio Log Assaí

Em sua terceira edição, prêmio de logística do Assaí Atacadista adiciona critérios de ESG para avaliação em categoria voltada à redução de carbono 

A Colgate, a JDE e a PepsiCo foram os destaques da 3ª edição do Prêmio Log Assaí – premiação da rede que reconhece os(as) fornecedores(as) do Assaí Atacadista que tiveram os melhores indicadores de logística ao longo do ciclo de 2023. Realizado desde 2021, para esta edição, além de critérios específicos do setor que avaliam o nível de serviço dos parceiros do Assaí, a Companhia inseriu uma categoria de sustentabilidade para estimular a redução de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) em suas operações.

“A Logística representa um dos principais pilares do Assaí para manter sua excelência operacional, garantindo lojas bem abastecidas, estoques adequados e sortimentos diversificados. Reconhecer nossos fornecedores e parceiros engajados, que mantêm um alto padrão de serviço em suas entregas logísticas, é fundamental para fortalecermos nossas parcerias e estimularmos as melhores práticas na cadeia de abastecimento. Além disso, este ano incorporamos um importante indicador ESG dentro da estratégia do Assaí que adota critérios de sustentabilidade de maneira transversal em toda a sua operação,” avalia João Andrade, Diretor de Logística do Assaí Atacadista.

A Colgate venceu enquanto referência de práticas logísticas junto ao Assaí e a PepsiCo recebeu destaque dentro da categoria especial de sustentabilidade incorporada à prática logística. Este é o primeiro ano em que o critério passou a ser avaliado na Premiação. Além disso, o Assaí também acrescentou, dentro do reconhecimento em desempenho logístico, uma premiação específica à empresa que mais evoluiu nos indicadores elencados ao longo do ciclo, posto que, este ano, ficou com a JDE (Jacobs Douwe Egberts).

A avaliação dos vencedores baseou-se em três indicadores de eficiência na cadeia de suprimentos: o No Show, que avalia o cumprimento dos agendamentos de entregas; o In Full, que analisa se foram entregues os itens e as quantidades agendadas; e o Fill Rate, que verifica se o pedido de compra foi atendido na sua totalidade. Entre os indicadores exclusivamente logísticos, Colgate, Bombril e a Mondelez ficaram nas 1ª, 2ª e 3ª colocações, respectivamente.

A cerimônia contou com a apresentação do case de sucesso da PepsiCo, abordando as práticas relacionadas aos resultados computados para a elaboração do ranking de sustentabilidade. Para o cálculo da nota, as equipes de logística e de sustentabilidade do Assaí, responsáveis pela elaboração dos critérios, foram considerados: uso de combustíveis alternativos em operações próprias e do Assaí, treinamento de motoristas com práticas de condução eficiente e de segurança, instalação de sistemas de telemetria e de otimização de rotas e elaboração de inventário de gases de efeito estufa (GEE).

O cálculo das notas aconteceu por meio do preenchimento de formulário, respondido pelas empresas participantes. A nova categoria sinaliza que dentre os respondentes, apenas 47% utilizam combustíveis alternativos e 82% possuem inventário de emissões GEE relacionados à logística.

O Assaí fechou 2023 com 288 lojas em funcionamento e atingiu um faturamento anual de R$ 72,8 bilhões, aumento de 22% em relação a 2022, e chegou à marca de mais de 80 mil colaboradores e 11 CDs pelo País.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*