Capa » Notícias » BurguerPedia 2023: Estudo realizado pela Kerry apresenta as principais tendências no mercado de hamburguerias para este ano

BurguerPedia 2023: Estudo realizado pela Kerry apresenta as principais tendências no mercado de hamburguerias para este ano

64 entre as melhores hamburguerias do Brasil foram avaliadas na pesquisa

São Paulo, abril de 2023: O BurguerPedia, liderado pela multinacional Kerry, líder global em Nutrição Sustentável com suas marcas Junior e DaVinci Gourmet, aponta as tendências para 2023 no mercado de hamburguers. Realizado pelo segundo ano, o estudo proprietário da Kerry, avaliou 64 entre as melhores hamburguerias brasileiras. A pesquisa é baseada em análise de menu das hamburguerias que estão no ranking deste segmento do food service pelo Guia do Hamburguer.

Os especialistas da Kerry em pesquisas de mercado, mapearam entre as 64 hamburguerias artesanais e de grandes redes os principais sabores e produtos em alta na preferência dos consumidores, além das tendências em inovação para este ano. As 7 categorias mapeadas no estudo foram: Burgers e Sanduíches, Smash burgers, Burgers vegetarianos e veganos, Hot Dogs, Acompanhamentos e sobremesas, além de bebidas alcoólicas e não alcoólicas. “O intuito do estudo da Kerry, é que através da análise de diversas categorias de menus sejam mapeados novos sabores, montagens, molhos, queijos e outros componentes dos hamburguers. Explica Marina Avelar, responsável por liderar o BurguerPedia

O primeiro relatório divulgado em 2022, foi sucesso absoluto no canal de alimentação fora do lar. “As tendências apontadas no estudo contribuíram para o mercado ir cada vez mais de encontro às preferências dos consumidores deste setor, já que hoje não é tão fácil e simples encontrar informações de tendências em food service, assim como se encontra no varejo”. Complementa Pedro Tatoni, Gerente de Marketing de ativação da Kerry para o Brasil e Cone Sul.

Cenário do Food Service no Brasil

De acordo com o Instituo Food Service Brasil — IFB, só no ano passado os brasileiros gastaram em média cerca de R$ 19,00 (dezenove reais) por dia com serviço de comida em hamburguerias, 8% a mais que em 2021.

O setor de hamburguerias movimentou mais de R$ 216 bilhões, 1% a mais que em 2019 e retomando os mesmos patamares pré pandemia, 16 % desse seguimento de serviço de comida foram consumidos através de pedidos delivery, contra 9% em 2021.

Principais Destaques do Estudo

Pão

O Pão Brioche, continua sendo o mais utilizado nas montagens dos hamburgers e sanduiches com 47% de preferência. Quando comparado com o estudo do ano de 2022, houve um aumento de 7% aparições do brioche. Seguido do Pão Brioche estão: Pão tradicional (27%), Pão de gergelim e Pão australiano (8%), Pão artesanal (3%), Pão francês e Pão de forma (2%), Pão de batata, de leite e sírio (1%). Outros que também apareceram com certa relevância na pesquisa em relação ao ano anterior foram: Pão de campanha, tigre, ciabatta, Pão de centeio e baguete.

Proteínas

A carne bovina também continua disparada na preferência, com 82,3% de relevância nas aparições das montagens, seguida de Frango (11%), Suína (2,79%), Embutido (1,71%), Peixe (1,40%), Cordeiro (0,31%) e Frutos do mar (0,16%).

Queijos

O queijo Cheddar continua no pódio com 40% da preferência, seguido por Queijo prato (27%), American cheese (18%), Mussarela (4%), Gorgonzola e Colby (3%), Catupiry (2%), Blue cheese, Gruyere e Colonial (1%).

Molhos

No quesito molhos, a maionese continua disparada, 49% na preferência dos consumidores, 14% a mais que no ano passado. Na sequência vem BBQ (11%), Ketchup (9%), Maionese verde (8%), Mostarda (7%), Molho de tomate (5%), Cheddar, Sour cream e Aioli (3%), Dijonese (2%). Outros molhos que apareceram na pesquisa com relevância foram Geléia de pimenta, Maionese de Manjericão, Maionese de ervas, Maionese defumada e Ranch. Através da marca Junior estamos criando e oferecendo ao mercado sabores que fazem a diferença – a maionese grill é uma das queridinhas de quem prova e acabamos de lançar uma um cheddar e uma maionese vegetarianos, que são deliciosos.

Tendência em alta — Molhos Burguers vegetarianos/veganos

Quando o assunto é hamburger vegetariano ou vegano, o estudo também entendeu as montagens. No quesito molhos, a maionese tradicional continua na liderança, como em 2021, com um aumento de 4%, seguido por maionese verde e depois Ketchup. Outros que também apareceram no top 10 do ranking foram: mostarda, maionese de alho vegana, maionese de ervas, molho de tomate, pesto e tártaro.

Entradas/Acompanhamentos

A batata frita permanece no pódio com 63% de preferência e a Onion rings passou a ocupar o segundo lugar com 14%, um crescimento de 4% em relação ao ano anterior. Na sequência vem Batata rústica (7%), Nuggets e Frango empanado (8%). Outros que apareceram foram coxinha, dadinho de tapioca, almofada, queijo goda e empanado.

Sobremesas

Entre as sobremesas, o Milk Shake ainda é destaque. Em 46% dos estabelecimentos analisados com pelo menos uma opção de sabor, Chocolate e Morango seguem na preferência com 19%, seguido por Ovo maltine (12%), Nutella (10%), Paçoca (9%), Oreo (8%) Caramelo e Frutas vermelhas (7%), Brownie (5%) e Doce de leite (4%).

Bebidas Alcóolicas

A Gin tônica é destaque com 22%, seguida pelo Negroni (14%), Caipirinha (13%), Aperol (11%), Aperol, Boulervardier, Cosmopolitan e Gin, Margarita e Moscow Mule (8%).

Bebidas não alcóolicas

Desta vez, a pesquisa BurguerPedia foi além e trouxe o Top 5 das bebidas frias não alcóolicas. O Chá gelado aparece com 45% da preferência, seguido por Pink Lemonade (35%), Soda italiana (14%), Blue limonade e Kiro em 3%.

Cada vez mais notamos um foco dos operadores e das casas em oferecer bebidas diferenciadas para seus clientes e sabemos que os xaropes da marca DaVinci Gourmet oferecem uma infinidade de combinações.

Ainda segundo o Gerente de Marketing da Kerry, Pedro Tatoni, o Food Service é um pilar estratégico de crescimento e inovação dentro da companhia e com a retomada do setor pós pandemia, é muito importante realizar esses estudos para entender o mercado e ajudar parceiros e clientes.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*