Capa » Notícias » Arquiteto idealiza casa sustentável
Arquiteto idealiza casa sustentável
Foto: Divulgação

Arquiteto idealiza casa sustentável

Pneus como paredes, madeira de reúso e energia limpa. Estes são alguns exemplos de materiais e benefícios que agregam a Casa PAS (Protótipo de Autoconstrução Sustentável), projeto idealizado pelo arquiteto e urbanista Bernardo Andrade, graduado pela Universidade em Fortaleza em 2015.

A ideia surgiu em 2010, após Bernardo tomar conhecimento das casas autossuficientes, as chamadas Earthship’s, do arquiteto americano Michael Reynolds, desenvolvidas no estado do Novo México, e ganhou mais força após o estudante realizar um mês de estágio voluntário no escritório de Reynolds, nos Estados Unidos. A partir daí, com o apoio do professor Amando Costa, do corpo docente de Arquitetura e Urbanismo da Unifor, Bernardo criou o grupo de pesquisa “Autoconstrução Sustentável” na Universidade e começou a desenvolver o projeto que originaria a PAS.

A construção teve início em novembro de 2016 e possui a participação de outros profissionais da área e de docentes da Arquitetura e Urbanismo da Unifor. Entre os professores, podemos destacar Alexandre Oliveira, Amando Costa e Flora Mendes, na concepção do protótipo, além da professora Gilcenara de Oliveira, da Engenharia Ambiental e Sanitária, que criou o grupo de pesquisa “Técnicas de Bioconstrução” na Unifor, que, entre outros objetivos, pretende elaborar manuais de construção sustentável. O grupo se reúne para discutir essas técnicas, às segundas e terças, às 15h, na sala J19. Os encontros são abertos ao público em geral.

O professor Alexandre Oliveira explica que Bernardo sempre demonstrou interesse pelo tema da sustentabilidade e que a Casa PAS já apresenta diversos atributos antes mesmo de estar pronta. “O projeto já apresenta muitas qualidades do ponto de vista da engenharia e da arquitetura, além de agregar valor educativo e promotor de questões relativas à sustentabilidade das edificações, redução de custos de construção e apropriação de técnicas de autoconstrução”, frisa.

Bernardo ressalta alguns dos vários benefícios que a Casa PAS irá usufruir quando pronta, entre ambientais, sociais e financeiros. “Ela utiliza vários materiais que levariam um tempo indeterminado para se decompor no meio ambiente, como pneus e garrafas. Não haverá gasto com água ou energia. A casa não precisa de resfriamento artificial. É uma boa alternativa”, frisa.

 O arquiteto comenta que, entre os utensílios utilizados, o que mais chama a atenção do público é o pneu, um dos objetos com mais funcionalidades na construção. “O pneu é um dos mais inusitados. Ele tem um função estrutural, que suporta a coberta e outras partes da casa, e funciona também como regulador interno da temperatura”, destaca.

O protótipo da Casa PAS está sendo construída no condomínio Porto Lagoa, em Aquiraz, tem previsão de término para o início de 2018 e ficará aberta por dois anos para visitação do público geral e para pesquisas e estudos universitários. “A gente vai mostrar e as pessoas poderão ver na prática como funciona a casa, o conforto. Elas vão poder experimentar tudo isso”, explica Bernardo.

Fonte: G1

Mais informações sobre Casa PAS:

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*