Capa » Notícias » Ajinomoto® Food Ingredients aposta em soluções além do sabor

Ajinomoto® Food Ingredients aposta em soluções além do sabor

Portfólio abrange segmentos variados, oferece benefícios com base em tecnologia para redução de sódio com inovação em aromas e texturas

São Paulo, junho de 2021 – A Ajinomoto® Food Ingredients, divisão da Ajinomoto do Brasil especializada em soluções para a indústria alimentícia, possui um portfólio que abrange diversos segmentos: carnes, caldos e sopas, snacks, lácteos, massas, doces, entre outros. Os principais benefícios incluem propostas que vão além do sabor, como redução de sódio e açúcar, além de melhorias na percepção do paladar e no aspecto final dos produtos que chegam ao consumidor final.

“Investimos constantemente em pesquisa e desenvolvimento para colocar à disposição os melhores ingredientes em termos de tecnologia e inovação, com destaque para nossos projetos personalizados que atendem às diferentes necessidades de cada cliente, seja para reduzir custos ou até mesmo oferecer novas experiências sensoriais”, afirma Miriam Higuchi, gerente da Ajinomoto® Food Ingredients.

Veja as principais soluções:

  • Redução de sódio

Para auxiliar no desenvolvimento de formulações com menos sódio, a Ajinomoto® Food Ingredients oferece produtos que melhoram a aceitação do paladar e enriquecem o sabor com os benefícios do umami – quinto gosto básico do paladar, ao lado do doce, salgado, azedo e amargo. O ingrediente-chave é o glutamato monossódico (MSG), realçador de sabor de extrema qualidade e pureza, produzido a partir da fermentação do melaço da cana-de-açúcar.

Produtos: AJI-NO-MOTO®, AJITIDE® e Salt Answer™.

Aplicação: produtos cárneos, caldos, sopas, massas, molhos, pratos prontos, snacks e condimentos

  • Melhoria de textura

A linha ACTIVA® é composta por preparações enzimáticas à base de transglutaminase, responsável por aprimorar a textura de diversos alimentos, desde embutidos como linguiças e salsichas até lácteos em geral (queijos frescos, petit suisse, iogurtes, entre outros). A solução tem como principal função a polimerização de proteínas para melhorar suas características, resultando em benefícios tecnológicos para a indústria de alimentos e para os consumidores.

Produtos: ACTIVA BFB, ACTIVA STG-F, ACTIVA GS, ACTIVA TG-S-NF, ACTIVA WM e ACTIVA® YG

Aplicação: embutidos, farinhas, massas, reestruturados cárneos e lácteos

  • Redução de açúcar

Os edulcorantes são substâncias de baixo valor energético que possibilita a redução de açúcar e viabilizam o desenvolvimento de produtos menos calóricos. A Ajinomoto® Food Ingredients disponibiliza duas linhas: AminoSweet®, à base de aspartame e aminoácidos (ácido aspártico e fenilalanina), com poder de dulçor 200 vezes superior ao do açúcar comum, e AjiSweet™, à base de advantame que combina aspartame e vanilina, podendo ser usado como substância para aroma ou como edulcorante de alta intensidade. Em média, o Advantame é 20 mil vezes mais doce do que a sacarose e 100 vezes mais doce que o aspartame. Entre os benefícios, também proporcionam efeito de longa duração (long lasting) e melhoram o perfil sensorial ao mascarar sabores residuais indesejáveis, como metálico, soja, amargo etc.

Produtos: AminoSweet® e AjiSweet™

Aplicação: bebidas, snacks, , bolos, sorvetes, balas, , gomas de mascar, produtos lácteos, achocolatados, adoçantes de mesa, misturas em pó, blend de edulcorantes, medicamentos e suplementos*, entre outros.

  • Kokumi

O termo de origem japonesa significa “sabor rico” e vai além da percepção dos cinco gostos básicos, proporcionando sabores complexos e potencializados, sem apresentar traços indesejáveis ao paladar – provenientes de soja e miúdos, por exemplo. As soluções com conceito Kokumi equilibram características como impacto inicial de sabor, preenchimento e continuidade.

Produtos: KOKUMIX, HARMONIX® e SAVORBOOST™

Aplicação: produtos cárneos, embutidos, caldos, sopas, pratos prontos, snacks e produtos plant based.

Sobre a Divisão Food Ingredients

A divisão Food Ingredients produz e comercializa soluções para as indústrias alimentícias, com o intuito de contribuir com uma melhor nutrição, oferecendo produtos de qualidade e soluções inovadoras, além de auxiliar seus clientes a desenvolver produtos mais saborosos, saudáveis e acessíveis. Principais produtos: realçadores de sabor AJI-NO-MOTO® e AJITIDE®, condimentos preparados HARMONIX®, KOKUMIX, Savorboost™, Salt Answer™ e edulcorantes AMINOSWEET® e AJISWEET™, além de ACTIVA, preparação enzimática à base de transglutaminase.

Sobre a Ajinomoto do Brasil

Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO™ e o azeite de oliva tipo único TERRANO™, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD, produto composto por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,1 bilhões e nacional de R$ 2,6 bilhões no ano fiscal de 2020. Atualmente, está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 32 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*