Capa » Notícias » Ajinomoto aumenta previsibilidade de vendas em 18% com implantação do SAP IBP

Ajinomoto aumenta previsibilidade de vendas em 18% com implantação do SAP IBP

Centralização de processos e gestão automatizada por meio de dados está ajudando a empresa a ser mais rentável e eficiente

São Paulo, janeiro de 2023 — A Ajinomoto do Brasil, multinacional japonesa e referência na produção de aminoácidos, começou a usar o SAP Integrated Business Planning (SAP IBP) para aprimorar sua gestão da cadeia de suprimentos, reduzir os dias de estoque e melhorar o atendimento ao cliente, levando em consideração previsão, custo e incertezas de oferta e demanda. Após a implantação da solução, a empresa já colhe resultados, com o aumento da previsibilidade de vendas em 18%.

O projeto faz parte do programa de transformação digital da Ajinomoto, que além de atualizar o seu ERP (Enterprise Resource Planning), implementou vários sistemas em nuvem como SAP Ariba, SAP SuccessFactors e SAP Cloud for Customer. O SAP IBP ajudou a empresa a centralizar todo esse processo de digitalização.

“A Ajinomoto é um dos nossos principais clientes e ficamos muito satisfeitos com os avanços do uso das nossas tecnologias, em especial o SAP IBP, para o gerenciamento da sua cadeia de suprimentos e do crescimento dos negócios”, afirma Ellen Bremm, vice-presidente de Digital Supply Chain da SAP Brasil.

Um dos desafios da implementação do sistema foi a particularidade da Ajinomoto do Brasil, que reúne seis empresas diferentes. Assim, os profissionais padronizaram especificações para cada unidade de negócio. O esforço vem sendo compensado pela simplificação nas áreas, com redução de trabalho por conta da automação dos processos e tomadas de decisões mais rápidas, baseadas em dados.

“Conseguimos otimizar quando temos uma gestão voltada a dados, com indicadores apurados, desenho de cenários e previsibilidade dos nossos objetivos. Os softwares da SAP têm ajudado a nos diferenciar no mercado”, afirmou Carlos Nascimento, gerente do Centro de Serviços Compartilhados (SCM) da Ajinomoto.

Hoje, 93% das matérias-primas da Ajinomoto já passam pelas ferramentas da SAP. A evolução trouxe mais visibilidade para a gestão de insumos, produtos acabados e semiacabados. A companhia ainda vai implementar outros softwares como o SAP Sustainable Control Tower, que ajudará na medição das emissões de carbono, reforçando a sua estratégia ESG.

Sobre a SAP

A estratégia da SAP é apoiar os negócios para que funcionem como empresas inteligentes e sustentáveis. Como líder de mercado em software corporativo, ajudamos empresas de todos os tamanhos e em todos os setores a obter o melhor desempenho: 87% das transações comerciais no mundo passam por algum sistema da SAP. Nossas tecnologias de aprendizado de máquina, Internet das Coisas (IoT) e análises avançadas ajudam a transformar os negócios dos clientes em empresas inteligentes e sustentáveis. A SAP fornece a pessoas e organizações uma visão aprofundada dos negócios e promove níveis de colaboração que as impulsionam a ficar à frente da concorrência. Simplificamos a tecnologia para que as organizações possam adotar nosso software da maneira que desejam – sem interrupções. Nosso conjunto completo de aplicações e serviços permite que clientes dos setores público e privado de 25 setores operem com lucratividade, se adaptem continuamente e façam a diferença. Com uma rede global de clientes, parceiros, funcionários e líderes de opinião, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e impacta positivamente a vida das pessoas. Para obter mais informações, visite o site da SAP Brasil, a Sala Virtual de Notícias da SAP e siga o canal de notícias no Twitter @SAP Brasil.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*