Documento define dez objetivos para orientar empresas do setor sobre como evoluir na condução de seus processos e práticas ESG.
A Associação Brasileira de Supermercado (ABRAS) vai lançar na próxima terça-feira (19), durante encontro anual da entidade com os maiores empresários do varejo alimentar do país em Campinas (SP) o primeiro guia ESG para o setor supermercadista brasileiro. Desenvolvido em parceria com a KPMG, o documento é fruto de uma extensa pesquisa feita sobre o nível de engajamento do setor com as ações envolvendo a temática ESG e traça dez objetivos para orientar os supermercadistas na melhoria constante de seus indicadores.
O guia foi pensado para alinhar as diretrizes ESG entre as empresas de varejo alimentar, para que juntas possam ter resultados ainda mais eficientes nas agendas ambiental, social e de governança. “Queremos uniformizar as informações entre as empresas e orientar sobre como podem melhorar seu desempenho na área ESG. Diferente de outros setores, estamos muito próximos ao dia a dia dos consumidores que atendemos e geramos muito impacto social positivo nas comunidades onde atuamos, e o guia vem para ajudar a aprimorar isso”, afirma o presidente da ABRAS João Galassi.
O guia ESG do setor supermercadista brasileiro será lançado durante o “ABRAS’23 – Food Retail Future”, evento da associação que reúne em Campinas (SP) as principais lideranças do varejo alimentar brasileiro de todo o país para debater os desafios e o futuro do setor.
Segundo o diagnóstico ESG ABRAS/KPMG, o setor já possui níveis consideráveis de aderência a boas práticas sociais e ambientais. Este bom resultado é fruto de ações como doação de alimentos, prática adotada por 81% das empresas pesquisadas, ações de incentivo à diversidade de gênero, raça e inclusão da terceira idade nas operações, adotada por 69% dos supermercados, além da adoção de programas de saúde e segurança, o que foi destacado em 100% das empresas que participaram da pesquisa.
Ciente de seu papel social no abastecimento das famílias brasileiras, a ABRAS propôs para aprimorar este cenário dez objetivos distribuídos em três categorias. Na categoria ambiental, os objetivos são gestão de resíduos e logística reversa de embalagens; redução de emissões de gases refrigerantes; eficiência hídrica; eficiência energética; e redução de emissão de gases efeito estufa na operação e na logística.
Na categoria social, os objetivos são modernização do sistema de prazo de validade e adoção do “Best Before” (termo em inglês usado como sugestão melhor consumir até para o consumo dos alimentos); venda social e doação de alimentos a grupos populacionais vulneráveis e geração de emprego, 1º emprego e renda.
Já em governança, os resultados esperados são adoção das melhores práticas de governança familiar e corporativa; e diversidade de gênero, raça, religião, etária e deficiências.
Comitê Técnico. Desenvolvido em parceria com a KPMG, o guia foi elaborado a partir do trabalho do Comitê Técnico ABRAS – Presidido por Paulo Pompilio – 1º. Vice-Presidente da ABRAS e Diretor de Relações Corporativas do Grupo Pão de Açúcar, a partir dos resultados da Pesquisa de Diagnóstico ESG do Setor Supermercadista Brasileiro ABRAS KPMG, publicada em dezembro pela ABRAS. Todos os objetivos do guia ESG estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas.