Capa » Notícias » A influência da liderança nas questões de sustentabilidade
A influência da liderança nas questões de sustentabilidade
Contêiner utilizado para armazenar água da chuva

A influência da liderança nas questões de sustentabilidade

Conceito tem ganhado força e mobilizado empresas do mundo todo na busca de práticas para preservação e conservação do meio ambiente.

No mundo corporativo, a preocupação com os princípios da sustentabilidade tem ganhado força há alguns anos. Principalmente após a Primeira Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, que tratou do tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento”, em Estocolmo, na Suécia.

Desde então, o conceito tem ganhado força e mobilizado empresas do mundo todo na busca de práticas na preservação e conservação do meio ambiente e seus recursos naturais. Dentro desse paradigma, o papel da liderança dentro das empresas tem um papel importante ao incorporar a discussão de sustentabilidade em sua estratégia de crescimento no mercado.

“A liderança estratégica, a atitude e a mentalidade estão normalmente relacionadas ao conceito de sustentabilidade e a sua progressão. Atualmente, a sustentabilidade se tornou um tema essencial com responsabilidade social independente do escopo do empreendimento”, afirma Cléber Guimarães, diretor de qualidade da da NHJ do Brasil..

Dentre os benefícios obtidos por meio dessa jornada rumo à sustentabilidade, o profissional afirma que essa percepção pode ser subjetiva e de grande valia a longo prazo. “A sustentabilidade promove o suporte em algum processo ou tarefa que envolva bom senso dos recursos naturais do planeta, tais como: água, florestas, e etc.”, esclarece.

De forma geral, pode-se perceber que as empresas em todo o mundo estão se aprofundando ainda mais no tema e promovendo uma conscientização para o equilíbrio do uso dos recursos naturais. Em uma escala global, as grandes corporações têm se tornado referência para outras organizações e a temática da sustentabilidade que antes era percebida como agregadora, poderá se tornar, muito em breve, uma exigência para novos negócios.

“Observo que estamos amadurecendo cada vez mais a conscientização voltada para a Sustentabilidade Ambiental e Ecológica, Empresarial e a Social de forma futurista. Porém, chegaremos a um momento em que se tornará tecnicamente obrigatória”, aponta.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*