Capa » Notícias » 5 dicas para comprar e construir em um lote

5 dicas para comprar e construir em um lote

loteamento_glaffitte copyEspecialistas orientam sobre aspectos importantes a serem observados ao comprar e construir em um terreno de loteamento para garantir um investimento seguro e com potencial de valorização.

A aquisição de terrenos em loteamentos tem se revelado uma opção segura de investimento aos compradores e garantido ao setor bons resultados mesmo com o cenário econômico delicado. Mas para que o investimento feito seja sólido e reverta em valorização é necessário tomar alguns cuidados segundo especialistas. Confira.

1 – Localização – identifique o potencial de crescimento da região

“Na hora de comprar um terreno é preciso estar atento antes e durante o processo da compra. Uma das dicas mais importantes é não comprar nada sem antes visitar o local e conhecer o entorno da área. Outra recomendação é pesquisar sobre as cidades vizinhas e o seu potencial de crescimento, se há planos de expansão para a região e disponibilidade de serviços básicos. Também é fundamental estar atento se há infraestrutura para água, esgoto e energia elétrica além de pavimentação”, explica a gerente de marketing da G.Laffitte Incorporadora e Empreendimentos Imobiliários Gabrielle Laffitte.

2 – Mantenha o terreno limpo e cercado enquanto não estiver ocupado

Depois da compra, é importante fazer o fechamento deste terreno com uma cerca ou muro para evitar futuras invasões, de acordo com a arquiteta da G.Laffitte Incorporadora e Empreendimentos Imobiliários Carolina Castro Schiefler.

“Depois disso, é fundamental manter o terreno limpo, livre de resíduos ou insetos proliferadores de doenças. Dependendo das normas municipais o proprietário pode ser até notificado e multado”, alerta.

É indicado que a manutenção e a limpeza do terreno sejam realizadas constantemente enquanto não houver previsão para iniciar a construção. Inclusive, não há nenhum prazo que estabeleça período mínimo para que o local permaneça ocioso.

3 – Vai construir? Verifique a viabilidade da construção desejada

Não há restrições para se construir em um lote, seja uma casa, uma loja ou uma padaria, por exemplo, a menos que ele pertença a um condomínio.

“Vale lembrar que antes de iniciar qualquer projeto o comprador do terreno deve se dirigir a Prefeitura Municipal e solicitar uma consulta de viabilidade para construção. Este documento serve para informar todos os limites e parâmetros exigidos e permitidos na construção daquele terreno”, destaca a arquiteta.

Outros aspectos a serem respeitados ao construir são a taxa de ocupação do terreno, o índice construtivo e os afastamentos.

4 – Garanta a aprovação do projeto na prefeitura e conte com pessoal especializado

Para evitar transtornos futuros, o mais indicado é desenvolver o projeto com responsável técnico habilitado e obter aprovação na prefeitura municipal. Mão de obra especializada em construção civil para a execução e desenvolvimento do projeto além de um responsável técnico também são diferenciais.

“São pequenos detalhes que fazem a diferença na hora em que você decide construir dentro do seu terreno independentemente do tipo e do tamanho da obra, e que depois irão refletir na venda e na valorização do seu imóvel”, diz.

5 – Observe o prazo do alvará de construção

“É preciso observar que logo que ocorre a liberação do alvará de construção há um prazo para o início e o término da obra. Ele normalmente é de um a dois anos. A construção deverá iniciar e finalizar dentro deste prazo caso contrário o alvará precisará ser renovado”, explica Carolina Castro Schiefler.

Sobre G.Laffitte

Reconhecida nacionalmente como “A Marca do Lote”, a empresa é especializada em projetos de loteamentos e transações imobiliárias.  Atua em diversas cidades de Santa Catarina e do Paraná com planos de expansão para outras áreas do país e exterior. Através de uma gestão familiar pautada pelo comprometimento, experiência e ética, se tornou um símbolo de inovação no setor imobiliário e um agente social de fundamental importância para o desenvolvimento urbano das regiões que atua.

Mais informações: www.glaffitte.com.br

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*