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Nestlé reporta as vendas do terceiro trimestre de 2022

O crescimento orgânico atingiu 8,5%. A variação de preços foi de 7,5%, refletindo a significativa inflação de custos. O crescimento real (RIG) foi resiliente em 1,0%. O crescimento orgânico foi amplo na maioria das regiões e categorias.

As vendas totais reportadas aumentaram 9,2% para 69,1 bilhões de francos suíços (9M-2021: 63,3 bilhões de francos suíços). As aquisições líquidas tiveram impacto positivo de 1,2%. O câmbio reduziu as vendas em 0,6%.

Gestão de portfólio bem encaminhada. No terceiro trimestre, a Nestlé Health Science concluiu as aquisições da Puravida, no Brasil, e da The Better Health Company, na Nova Zelândia.

Perspectivas atualizadas para o ano de 2022: temos agora a expectativa de crescimento orgânico de vendas em torno de 8%. Espera-se uma margem de lucro operacional subjacente em torno de 17,0%. Há expectativa de aumento do lucro subjacente por ação nas moedas constantes e da eficiência de capital.

Mark Schneider, CEO da Nestlé, comentou: “Entregamos forte crescimento orgânico à medida que continuamos a ajustar os preços de forma responsável para refletir a inflação. O ambiente econômico desafiador é uma preocupação para muitas pessoas e está afetando o seu poder de compra. Por isso, nosso objetivo é manter os produtos razoáveis e acessíveis, considerando os interesses de todas as partes interessadas. O nosso crescimento real continuou resiliente, apesar da alta base de comparação e das contínuas restrições da cadeia de fornecimento, com elasticidade de demanda limitada. Ao mesmo tempo, continuamos a investir em iniciativas de P&D, marketing e sustentabilidade, como demonstrado pelo recente lançamento de nosso Nescafé Plan 2030. Continuamos confiantes na força de nossas marcas, no desempenho operacional e na dinâmica subjacente das categorias que nos colocam em boa posição para o crescimento futuro“.

Vendas do grupo

O crescimento orgânico foi de 8,5%, atingindo 9,3% no terceiro trimestre. A variação de preços foi de 7,5%, refletindo a significativa inflação de custos. O crescimento real (RIG) foi resiliente em 1,0%, considerando-se a alta base de comparação em 2021 e as contínuas restrições na cadeia de suprimentos, com elasticidade de demanda limitada.

O crescimento orgânico foi de 7,4% nos mercados desenvolvidos, impulsionado principalmente pela variação de preços, com crescimento real ligeiramente positivo. O crescimento orgânico nos mercados emergentes foi de 10,2%, sustentado pela variação de preços e crescimento real.

Por categoria de produto, Purina PetCare foi a que mais contribuiu para o crescimento orgânico, com impulso contínuo nas marcas premium e com base científica, como Purina Pro Plan, Purina ONE e Fancy Feast, bem como nos produtos veterinários. As vendas de cafés cresceram à alta taxa de um dígito, com desenvolvimentos positivos de vendas para NescaféStarbucks e Nespresso. O crescimento em Nestlé Nutrition atingiu a taxa de dois dígitos, com amplas contribuições em todas as regiões. Chocolates registrou crescimento de dois dígitos, refletindo particularmente a força do KitKat e dos produtos sazonais. Águas apresentou crescimento de dois dígitos, apesar das restrições da cadeia de suprimentos, liderado pelas marcas premium, S.Pellegrino, Acqua Panna e Perrier. Produtos Lácteos reportaram crescimento de um dígito, com impulso contínuo dos coffee creamers e recuperação dos produtos de panificação caseira. As bebidas de cacau e malte tiveram alto crescimento de um dígito, com destaque para os formatos Milo e Nesquik prontos para beber. Pratos prontos e produtos culinários apresentaram crescimento de um dígito, considerando-se a alta base de comparação em 2021, com forte demanda contínua por Maggi. As vendas de alimentos vegetarianos e à base de vegetais continuaram a crescer à taxa de dois dígitos, lideradas por Garden Gourmet. Nestlé Health Science registrou crescimento de um dígito, impulsionado por Medical Nutrition e produtos ​​para o envelhecimento saudável.

Por canal, o crescimento orgânico das vendas no varejo continuou robusto em 7,3%. No varejo, as vendas no e-commerce subiram 8,4%, com crescimento de 17,2% nos primeiros nove meses de 2021. O crescimento orgânico nos canais fora de casa atingiu 26,1%, com vendas superiores aos níveis de 2019.

As aquisições líquidas aumentaram as vendas em 1,2%, relacionadas, principalmente, com as aquisições das principais marcas da The Bountiful Company e da Orgain. O impacto do câmbio nas vendas foi negativo em 0,6%. As vendas totais reportadas aumentaram 9,2% para 69,1 bilhões de francos suíços.

Gestão de portfólio

Em 1º de abril de 2022, Nestlé Health Science concluiu a aquisição de uma participação majoritária na Orgain, líder em nutrição à base de vegetais. A Orgain complementa o atual portfólio de produtos nutricionais de Nestlé Health Science que estimulam vidas mais saudáveis. Espera-se que a transação seja ligeiramente agregadora ao crescimento orgânico da Nestlé, apesar de diluir ligeiramente a margem de lucro operacional subjacente do Grupo em 2022. A transação inclui a opção para Nestlé Health Science adquirir totalmente a Orgain em 2024.

Em 1º de setembro de 2022, Nestlé Health Science concluiu a aquisição da Puravida, marca brasileira premium de nutrição e estilo de vida saudável. A aquisição permitirá à Nestlé Health Science expandir seu portfólio de saúde do consumidor na América Latina.

Em 1º de setembro de 2022, Nestlé Health Science concluiu a aquisição da The Better Health Company. A aquisição inclui a marca GO Healthy, líder do mercado de suplementos na Nova Zelândia, e a New Zealand Health Manufacturing, uma fábrica de vitaminas, minerais e suplementos com sede em Auckland. A aquisição expandirá o portfólio de vitaminas, minerais e suplementos de Nestlé Health Science na Zona AOA.

Zona América do Norte

  • Crescimento orgânico de 11,2%: crescimento real (RIG) de 0,1%; variação de preços de 11,1%.

O crescimento orgânico foi de 11,2%, com variação de preços de 11,1%. O crescimento real foi de 0,1%, considerando-se a alta base de comparação em 2021 e as restrições na cadeia de suprimentos. Os desinvestimentos líquidos reduziram as vendas em 4,8%, principalmente devido ao desinvestimento das marcas Nestlé Waters North America. O câmbio teve impacto positivo de 4,8%. As vendas reportadas na Zona América do Norte aumentaram 11,2% para 19,1 bilhões de francos suíços.

A Zona América do Norte registrou crescimento orgânico de dois dígitos, impulsionado pela variação de preços, pelo forte impulso no e-commerce e recuperação adicional dos canais fora de casa. A Nestlé ganhou participação de mercado na Zona, liderada por pet food e cafés porcionados e solúveis.

Por categoria de produto, a marca Purina PetCare foi a maior contribuidora de crescimento com forte impulso em todos os canais, particularmente no e-commerce e nas lojas especializadas em pets. Purina Pro Plan, incluindo produtos veterinários, Purina ONE e Fancy Feast apresentaram forte crescimento de dois dígitos, sustentado pela inovação. As vendas dos produtos da Nestlé Professional e Starbucks fora de casa cresceram à forte taxa de dois dígitos. O crescimento na categoria de bebidas, incluindo produtos Starbucks para uso doméstico, Coffee Mate e Nescafé, ficou perto da taxa de dois dígitos. As fórmulas infantis apresentaram forte demanda, após as contínuas restrições de oferta no mercado. Os alimentos infantis mostraram crescimento robusto, com base em novos lançamentos de lanches saudáveis ​​e ofertas à base de vegetais. As vendas de água premium cresceram à taxa de dois dígitos, impulsionadas por S.Pellegrino e Essentia. Os alimentos congelados registraram crescimento de um dígito, considerando-se a alta base de comparação em 2021. Tanto pizzas congeladas como refeições congeladas tiveram evolução positiva nas vendas. Produtos lácteos, incluindo Carnation e Nido, também registraram crescimento de dois dígitos com ganhos de participação de mercado. Nesquik pronto para beber, nos EUA, e KitKat, no Canadá, tiveram crescimento de dois dígitos, sustentado pelo lançamento de novos produtos.

Zona Europa

  • Crescimento orgânico de 7,1%: crescimento real (RIG) de 1,5%; variação de preços de 5,7%.

O crescimento orgânico foi de 7,1%, com variação de preços de 5,7%. O crescimento real foi resiliente em 1,5%, considerando-se a alta base de comparação em 2021, bem como restrições na cadeia de suprimentos. O câmbio impactou negativamente as vendas em 7,5%, refletindo a valorização do franco suíço com relação ao euro. As vendas reportadas na Zona Europa aumentaram 1,7% para 14 bilhões de francos suíços.

Em um ambiente econômico difícil, a Zona Europa registrou alto crescimento orgânico de um dígito. A variação de preços, o impulso contínuo dos canais fora de casa e a inovação sustentaram o crescimento. A Zona viu ganhos de participação de mercado em cafés, Nutrição Infantil e alimentos à base de vegetais.

Por categoria de produto, o principal motor de crescimento foi Purina PetCare, impulsionado pelas marcas premium Gourmet, Purina ONE e Purina Pro Plan. As vendas de Nestlé Professional cresceram à forte taxa de dois dígitos, lideradas por bebidas. Águas apresentou crescimento de dois dígitos, com fortes contribuições de marcas internacionais e locais. As vendas da Nutrição Infantil cresceram à taxa de dois dígitos, com base no forte impulso de produtos de oligossacarídeos do leite humano (HMOs). Chocolates registrou crescimento de um dígito, com forte demanda por KitKat e ofertas sazonais. No terceiro trimestre, nosso KitKat V vegano foi lançado em 15 países europeus. Cafés apresentou crescimento de um dígito, liderado pelo café solúvel Nescafé e pela continuidade do forte desenvolvimentos de vendas de Starbucks by Nespresso. Produtos culinários apresentou queda nas vendas, impactadas pelo crescimento negativo de pizzas e macarrão. Os produtos à base de vegetais Garden Gourmet continuaram a apresentar forte crescimento de dois dígitos, refletindo o lançamento de novos produtos.

Zona Ásia, Oceania e África (AOA)

  • Crescimento orgânico de 8,1%: crescimento real (RIG) de 1,1%; variação de preços de 7,0%.

O crescimento orgânico atingiu 8,1%, com variação de preços de 7,0% e crescimento real de 1,1%. O câmbio reduziu as vendas em 3,9%. As vendas reportadas na Zona AOA aumentaram 4,2% para 13,9 bilhões de francos suíços.

O crescimento orgânico na Zona AOA atingiu alta taxa de um dígito, impulsionado pela variação de preços, otimização do portfólio e maior recuperação dos canais fora de casa. A Zona obteve ganhos de participação de mercado em produtos culinários, produtos pronto para beber e cafés porcionados, bem como em Nutrição Infantil.

O Sudeste Asiático apresentou crescimento de um dígito, liderado por NescaféMaggi e KitKat, principalmente na Malásia. O sul da Ásia registrou crescimento de dois dígitos, com ganhos de participação de mercado e impulso contínuo para Maggi, KitKat e Nescafé. No terceiro trimestre, a Nestlé Índia lançou uma linha de cereais infantis premium sob a marca Gerber. O crescimento das vendas no Oriente Médio e na África ficou próximo à taxa de dois dígitos, com base no forte impulso de ofertas acessíveis para Maggi, Milo e Nutrição Infantil. O Japão registrou crescimento de um dígito, liderado por Nescafé pronto para beber e Purina PetCare. As vendas na Coreia do Sul cresceram à taxa de dois dígitos, impulsionadas pelos produtos Starbucks e pelo aumento de demanda de KitKat. A Oceania registrou alto crescimento de um dígito, com destaque para Nescafé e Maggi. Chocolates também registrou forte crescimento, sustentado pelo lançamento de uma nova linha de KitKat com recheio de Milo.

Por categoria, produtos culinários foi a que mais contribuiu para o crescimento, liderada pelo crescimento de dois dígitos da Maggi, principalmente em produtos culinários e macarrão. Cafés apresentou alto crescimento de um dígito, com forte demanda contínua por produtos Nescafé e Starbucks. A Zona lançou produtos prontos para beber da Starbucks em mercados selecionados. As vendas da Nestlé Professional cresceram à forte taxa de dois dígitos em todas as regiões e categorias. Nutrição Infantil atingiu alto crescimento de um dígito, com recuperação ainda maior no terceiro trimestre. As bebidas de cacau e malte apresentaram crescimento de um dígito. As vendas de chocolates cresceram à taxa de dois dígitos, lideradas por KitKat. Purina PetCare registrou alto crescimento de um dígito, com impulso contínuo para Purina ONE, Felix e Purina Pro Plan.

Zona América Latina

  • Crescimento orgânico de 12,9%: crescimento real (RIG) de 2,5%; variação de preços de 10,5%.

O crescimento orgânico foi de 12,9%, com variação de preços de 10,5%. O crescimento real foi resiliente em 2,5%, após o alto crescimento de um dígito em 2021. O câmbio teve impacto positivo de 3,6%. As vendas reportadas na Zona América Latina aumentaram 16,6% para 8,6 bilhões de francos suíços.

A Zona América Latina manteve o crescimento orgânico de dois dígitos, com amplas contribuições em todas as categorias e geografias. O crescimento foi sustentado pela variação de preços, pelo forte desempenho operacional e impulso adicional dos canais fora de casa. A Zona apresentou ganhos de participação de mercado em Nutrição Infantil, alimentos para pets e coffee creamers.

As vendas no Brasil cresceram à taxa de dois dígitos, refletindo a forte demanda por chocolates, Nutrição Infantil e bebidas de cacau e malte. O México registrou alto crescimento de um dígito, com fortes desenvolvimentos nas vendas de Purina PetCare, Nescafé e Carnation. Em julho, a Nestlé abriu uma nova fábrica da Nescafé em Veracruz, México, para atender à forte demanda dos consumidores em toda a Zona. As vendas no Chile cresceram à alta taxa de um dígito, lideradas por chocolates e Purina PetCare. A Colômbia e a Região do Prata continuaram a apresentar forte crescimento de dois dígitos, sustentado pelo crescimento de volume.

Por categoria de produto, chocolates foi a que mais contribuiu para o crescimento, refletindo a forte demanda por KitKat e as principais marcas locais. As vendas de Purina PetCare cresceram à taxa de dois dígitos, lideradas por Dog Chow, Cat Chow e Purina Pro Plan. Cafés registrou crescimento amplo de dois dígitos, sustentado pelo café solúvel Nescafé, por Nescafé Dolce Gusto e pelo lançamento contínuo de produtos Starbucks. Os produtos lácteos registraram crescimento de um dígito, liderados por leites fortificados e produtos de panificação caseira. Nutrição Infantil teve alto crescimento de um dígito, com base na forte demanda por produtos funcionais Nido e NAN. As vendas da Nestlé Professional cresceram à forte taxa de dois dígitos, com ganhos de participação de mercado e vendas significativamente superiores aos níveis pré-pandemia.

Zona Grande China

  • Crescimento orgânico de 4,7%: crescimento real (RIG) 2,1%; variação de preços de 2,6%.

O crescimento orgânico foi de 4,7%, com variação de preços de 2,6% e crescimento real de 2,1%. O câmbio teve impacto positivo de 2,4%. As vendas reportadas na Zona Grande China aumentaram 7,2% para 3,8 bilhões de francos suíços.

A Zona Grande China registrou crescimento orgânico de um dígito, apesar das restrições de movimento relacionadas ao COVID-19. O crescimento foi sustentado pelo forte desempenho operacional, impulso do e-commerce e inovação contínua.

Por categoria de produto, Nutrição Infantil registrou crescimento de dois dígitos, com aumento de participação de mercado para NAN e illuma. Cafés apresentou alto crescimento de um dígito, liderado pelo café solúvel Nescafé e produtos Starbucks. Em chocolates, Hsu Fu Chi e Shark Wafer registraram alto crescimento de um dígito. Produtos culinários reportou crescimento de um dígito, auxiliado pelo aumento da distribuição para cidades periféricas. As vendas de Purina PetCare cresceram à alta taxa de um dígito, lideradas por Mon Petit, Fancy Feast e o recém-lançado Dentalife. Nestlé Professional reportou queda de um dígito nas vendas, refletindo as restrições nos canais fora de casa.

Nespresso

  • Crescimento orgânico de 3,0%: crescimento real (RIG) de -1,9%; variação de preços de 4,9%.

O crescimento orgânico foi de 3,0%, com variação de preços de 4,9%. O crescimento real foi de -1,9% após um crescimento de dois dígitos em 2021 durante a pandemia. O câmbio impactou negativamente as vendas em 2,5%. As vendas reportadas da Nespresso aumentaram 0,4% para 4,7 bilhões de francos suíços.

A Nespresso registrou crescimento orgânico de um dígito, após o crescimento de dois dígitos em 2021, com o consumo permanecendo acima dos níveis pré-pandemia. O sistema Vertuo teve mais impulso, com amplas contribuições em todas as geografias. Durante o terceiro trimestre, a Nespresso lançou a Vertuo Pop, uma nova máquina compacta feita com materiais reciclados, em alguns mercados europeus. O crescimento também foi sustentado pela maior recuperação dos canais fora de casa, com a expansão contínua do sistema Momento e maior desenvolvimento das vendas para o segmento de escritórios.

Por geografia, a América do Norte registrou crescimento de dois dígitos com ganhos contínuos de participação de mercado. A Europa reportou queda nas vendas. Outras regiões combinadas registraram alto crescimento de um dígito.

Nestlé Health Science

  • Crescimento orgânico de 4,5%: crescimento real (RIG) 1,9%; variação de preços de 2,6%.

O crescimento orgânico foi de 4,5%, após um crescimento de dois dígitos em 2020 e 2021, durante a pandemia. A variação de preços foi de 2,6% e o crescimento real de 1,9%. As aquisições líquidas aumentaram as vendas em 42,5%, principalmente relacionadas à aquisição das principais marcas da The Bountiful Company e da Orgain. O câmbio impactou positivamente as vendas em 1,6%. As vendas reportadas pela Nestlé Health Science cresceram 48,6% para 4,8 bilhões de francos suíços.

A Nestlé Health Science registrou ganhos de participação de mercado. O crescimento foi sustentado pela variação de preços, inovação e expansão geográfica.

Consumer Care reportou crescimento de um dígito. Os produtos para envelhecimento saudável cresceram à taxa de dois dígitos, sustentados por Boost e Nutren. O crescimento de vitaminas, minerais e suplementos ficou quase estável, considerando-se a alta base de comparação, principalmente com produtos relacionados à imunidade, durante a pandemia. Vital Proteins teve crescimento de dois dígitos, sustentado por lançamentos de novos produtos e maior expansão geográfica. Pure Encapsulations, uma oferta super-premium recomendada por profissionais da saúde, apresentou crescimento de dois dígitos. As vendas da Orgain, o negócio de nutrição à base de vegetais recentemente adquirido, cresceram à forte taxa de dois dígitos. O crescimento teve como base a expansão da distribuição e a inovação, principalmente da linha de nutrição orgânica proteica para crianças.

Medical Nutrition registrou crescimento de dois dígitos, com fortes desenvolvimentos de vendas dos produtos pediátricos e alérgicos, Althéra, Alfaré e AlfaminoZenpep registrou alto crescimento de um dígito com ganhos de participação de mercado. Palforzia, o tratamento para alergia ao amendoim, teve melhor aceitação pelos pacientes.

Por geografia, as vendas na América do Norte cresceram à taxa de um dígito. A Europa teve crescimento positivo. Outras regiões combinadas apresentaram crescimento de dois dígitos.

Negócios como uma força para o bem: redução nas emissões de gases de efeito estufa na cafeicultura e melhoria da vida dos cafeicultores

A Nestlé está direcionada à redução gradual das emissões absolutas de gases de efeito estufa em sua cadeia de suprimentos e em seu objetivo de emissões líquidas zero até 2050. Por esse motivo, a empresa está apoiando a transição para um sistema alimentar regenerativo. Com o Nescafé Plan 2030, a empresa agora está realizando essas ambições por meio de sua maior marca de café. O Nescafé Plan 2030 é uma estratégia integrada que visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa na cafeicultura e aumentar a renda dos cafeicultores, simultaneamente, mediante a implementação da agricultura regenerativa. Baseia-se no trabalho de sustentabilidade de uma década da Nescafé. A marca investirá mais de um bilhão de francos suíços no Plano até 2030 — um investimento sustentado pelo financiamento agrícola regenerativo da Nestlé.

Nescafé trabalhará com os cafeicultores para fazer a transição para a agricultura regenerativa, fornecendo treinamento, apoio financeiro e mudas de café de alto rendimento. Algumas das práticas regenerativas que serão incentivadas incluem:

  • plantio de vegetais de cobertura
  • otimização da fertilização, incluindo o uso de fertilizantes orgânicos
  • aumento do uso de agrossilvicultura e interplantações, e
  • poda ou substituição de árvores existentes por variedades resistentes a doenças e mudanças climáticas.

Nescafé testará, aprenderá e avaliará a efetividade de múltiplas práticas agrícolas regenerativas, priorizando os sete países de onde obtém 90% de seu café: Brasil, Vietnã, México, Colômbia, Costa do Marfim, Indonésia e Honduras. Seu objetivo, alinhado com a ambição do Grupo Nestlé para todos os principais ingredientes agrícolas, é obter 20% de seu café por métodos agrícolas regenerativos até 2025 e 50% até 2030.

A agricultura regenerativa melhorará a saúde e a fertilidade do solo. Um solo mais saudável retém mais água e captura mais carbono da atmosfera. Isso ajudará Nescafé a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 50% até 2030, em linha com o compromisso do Grupo Nestlé.

Nescafé apoiará, enquanto isso, o aumento da renda dos agricultores que fizerem a transição para a agricultura regenerativa. Será um programa piloto de apoio financeiro em países selecionados para testar a melhor abordagem de acordo com as condições locais. Algumas das medidas que poderão ser utilizadas incluem: incentivos monetários condicionados à adoção de práticas agrícolas regenerativas, proteção de renda por meio de seguro climático e maior acesso a linhas de crédito para agricultores.

Nescafé acompanhará o progresso e avaliará os resultados de seus programas de campo mediante uma parceria de Monitoramento e Avaliação com a Rainforest Alliance, além de uma parceria com o Sustainable Food Lab, entre outros, para tópicos relacionados à avaliação da renda, estratégia e acompanhamento do progresso dos cafeicultores.

Com este Plano abrangente, a Nescafé tem o objetivo de ajudar a cafeicultura a tornar-se mais sustentável globalmente.

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