Capa » Inovações tecnológicas »  Tecnologia inédita em energia solar será desenvolvida em BH

 Tecnologia inédita em energia solar será desenvolvida em BH

Mais de 3 milhões de reais do setor elétrico estão sendo investidos em novas tecnologias para painéis solares em Belo Horizonte. O aporte é do Grupo Energisa, que gera e distribui energia por nove estados do país e fecha agora uma parceria com o centro de pesquisa mineiro CSEM Brasil. Trabalhando há sete anos com pesquisas de inovação em energia baseadas em eletrônica orgânica, o CSEM apresenta os melhores resultados na produção de painéis solares orgânicos (OPV) do mundo.

O OPV é leve, transparente, flexível, reciclável, tem baixa pegada de carbono e grande apelo para design. Essas características, quando combinadas, habilitam o desenvolvimento de novos mercados, que até então não estavam disponíveis para energia solar.

Com isso em mente, a Energisa construiu o projeto, junto ao CSEM, visando a concepção de um novo produto, o OPV adesivo. Este conceito, simplificadamente, é uma espécie de “insulfilm solar” para aplicação em fachadas de vidro, tornando essas grandes áreas disponíveis nas edificações dos grandes centros urbanos em verdadeiras usinas fotovoltaicas verticais.

A integração da energia solar a edificações e ao espaço urbano é inevitável. Ela é também impulsionada por regulamentação específica da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a resolução nº 687/2015. O setor elétrico passará por mudanças e algumas das companhias energéticas já perceberam a necessidade de sofisticação do modelo de negócios atual.
“Tenho plena convicção de que estamos desenvolvendo algo que poderá mudar a forma como geramos e percebemos a energia num futuro muito próximo. Estamos falando de um novo conceito: energia limpa, com potencial de baixíssimo custo e que pode ser integrada a praticamente tudo. O potencial é imensurável”, explica Tiago Alves, CEO do CSEM Brasil.
Mercado brasileiro
No Brasil, a energia solar representa uma enorme oportunidade, constitui apenas 0,02% da matriz energética brasileira e cresce a taxas exponenciais – tomando cada vez mais importância com a queda do preço e o surgimento de novas tecnologias.  Os painéis solares orgânicos são uma delas, muito promissores e com enorme potencial de mercado.

Uma tendência que se destaca nesse contexto é a de geração distribuída, que visa a geração de energia próxima de onde ela é consumida – possibilidade otimizada pelo OPV. Assim se evita as perdas resultantes das linhas de transmissão, além de casar com o conceito de sustentabilidade, já perseguido por toda a sociedade e agora também uma preocupação do setor elétrico.
Frente a uma revolução energética que floresce pelas novas necessidades dos consumidores e dos centros urbanos,  o CSEM se coloca à frente da busca por alternativas sustentáveis e pela concepção de novas tecnologias que viabilizam esse movimento. Oferecendo pesquisas que se aprofundam nas oportunidades para novas aplicações e desenvolvimentos do OPV, a expectativa é de que muitas outras inovações surjam a partir deste projeto.

CSEM Brasil

O CSEM Brasil é um centro de pesquisa aplicada, privado e sem fins lucrativos; criado em 2007 para fornecer soluções tecnológicas inovadoras ao mercado. Seu modelo segue a experiência bem sucedida do CSEM Suíça, que desenvolveu o instituto brasileiro junto à FIR Capital e com apoio do Governo de Minas Gerais.

A atuação do centro é ponte entre a pesquisa e a indústria, transformando o conhecimento científico em produtos, serviços e processos de alta tecnologia – mais especificamente nas áreas de nano e microtecnologias, sensores e sistemas. Atualmente, conta com laboratórios para o desenvolvimento de componentes e sistemas completos, e profissionais altamente qualificados com experiência em indústrias e instituições de primeira linha no Brasil e no exterior.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*