Capa » HVAC-R de processo » Cisol investe em solução de refrigeração personalizada para pasteurizar sucos para exportação

Cisol investe em solução de refrigeração personalizada para pasteurizar sucos para exportação

Necessidade da empresa era uma máquina capaz de realizar a mistura em um tanque refrigerado a cerca de 12°C negativos sem congelar o produto

A Trane, líder mundial em soluções de climatização para ambientes comerciais e residenciais, foi responsável pelo projeto da Cisol do Brasil de locação de máquina capaz de realizar a mistura em um tanque refrigerado a cerca de 12°C negativos. O objetivo foi produzir sucos a 6°C negativos para exportação. Fundada em 2014 na cidade de Artur Nogueira, a Cisol do Brasil é uma companhia industrial de sucos e óleos essenciais de limão e laranja.

Desafio

Apenas cinco dias separam a visita da representante da Trane e a implementação de uma solução personalizada para a pasteurização de suco integral na Cisol do Brasil. A empresa, que precisava de uma máquina capaz de realizar a mistura em um tanque refrigerado a cerca de 12°C negativos – sem congelar –, recorreu ao departamento de locação da companhia para tornar isso possível.

“O processo alimentício é muito crítico, se houver qualquer variação de temperatura a empresa perde a produção inteira. Além do desperdício financeiro, há desperdício de produto. É preciso ter a garantia de um equipamento para atender o processo como um todo”, explica Luiz Mendes, gerente de Serviços de Locação da Trane.

André Sacchi, Gerente industrial da Cisol, completa que a pasteurização do suco é necessária para destruir microrganismos patogênicos. Isso é feito através de trocas térmicas onde o suco é aquecido a altas temperaturas e, em seguida, recebe um “choque térmico”, sendo resfriado imediatamente a baixas temperaturas. A finalidade dessa etapa é inibir o crescimento de microrganismos e diminuir a velocidade das reações de oxidação do suco. Por se tratar de um processo rápido, as condições de climatização devem ser precisas e o funcionamento dos equipamentos não pode sofrer oscilações. E, para isso, a solução da Trane tem sido essencial no processo de pasteurização e refrigeração de nossos produtos”, enfatiza.

Solução

A executiva de vendas da Trane, Tereza Trindade, conta que foram feitos diversos testes para chegar à temperatura ideal sem que o produto congelasse. “Isso depende de vários fatores, como a temperatura do ambiente externo, entre outros detalhes e, no Brasil, isso nunca havia sido feito para máquinas de locação.”, destaca.

De acordo com ela, além dos testes, foi feita a equalização do tanque bipartido (no qual a água quente entra por um lado e é misturada com a água gelada, que vem por outro lado). Esse processo funciona durante 24 horas, sempre adicionando água quente aos poucos na água fria, visando evitar o choque térmico no interior da máquina e manter a temperatura constante no tanque.

“Foi um projeto que chamamos de ‘engenheirado’, para conseguirmos chegar a uma temperatura tão baixa. Em uma máquina maior, o cliente gasta mais energia e perde mais produto, pois para chegar a menos de 12 graus é necessário colocar um aditivo na água para evitar que congele. Esse projeto é voltado para processo e, neste caso, pensamos de uma forma diferente”, explica Tereza.

Resultados e expectativas

Além do novo processo, a solução proposta pela Trane se destaca pelo breve período de implementação. “A instalação durou um dia. Isso é muito rápido”, ressalta Tereza. Além dos produtos originais e novos da Trane, a solução de locação conta também com o suporte 24 horas por dia.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*