Capa » Home » Vidros de controle solar podem garantir economia de energia
Vidros de controle solar  podem garantir economia de energia

Vidros de controle solar podem garantir economia de energia

Os vidros de controle solar são indicados para locais em que há grande incidência de raios solares, como janelas, sacadas, coberturas e fachadas de prédios. Eles reduzem a entrada de calor para o interior do ambiente e controlam a entrada da luz para o interior das edificações. O resultado pode ser o conforto térmico, lumínico e acústico e a economia de energia.

Os vidros podem ser divididos a partir de sua seletividade (capacidade de barrar a entrada de calor ao mesmo tempo em que permite a entrada de luz). Os vidros de baixa seletividade são em geral vidros com alta reflexão com fator solar (capacidade de barrar o calor) mediano e baixa entrada de luz. Há também os de média seletividade, que têm em geral uma alta reflexão, mas com um fator solar muito bom. No entanto, ele não permitiria tanta entrada de luz natural.

Os seletivos, por sua vez, seriam aqueles que têm um bom equilíbrio entre o quanto deixam passar de luz natural e o quanto conseguem barrar de calor. Em geral, possuem o aspecto espelhado e priorizam a neutralidade dos vidros. Já os de alta seletividade conseguiriam barrar muito calor (semelhante aos mais refletivos) ao mesmo tempo em que permitem uma perfeita entrada de luz para o ambiente interno, e manteriam a neutralidade dos vidros.

Vários especialistas valorizam o uso de vidros de controle solar que mantenham uma boa visibilidade sem distorções das cores, como é o caso dos Low-E, que têm também como características a redução do efeito espelho – situação em que a radiação solar incidente é redirecionada para áreas do entorno com consequências desagradáveis.

Deve-se estar alerta para a finalidade de uso do ambiente, que determinaria a necessidade da insolação e em que horário e estação. Um dormitório tem necessidade muito diferente de um local de trabalho, por exemplo.

A partir daí, seriam determinadas as medidas necessárias: isolamento térmico, sombreamento, aproveitamento da luz natural, abertura para visuais externas, aproveitamento da radiação solar. Com a definição do objetivo a se alcançar com o tratamento da fachada, seriam então definidas as soluções arquitetônicas com relação aos elementos que a compõem.

Redação – Portal Construção a Seco 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*