Capa » Home » Série especial de reportagens: coberturas de aço
Série especial de reportagens: coberturas de aço

Série especial de reportagens: coberturas de aço

CD O Boticário

Centro de Distribuição O Boticário. Fotos: Divulgação Isoeste

O Portal Construção a Seco inicia uma série de reportagens especiais
sobre coberturas de aço para os segmentos residencial e industrial. OrtizComeçamos conversando com o engenheiro civil Anderson Ortiz, coordenador
de produtos da Isoeste Construtivos Isotérmicos.

Ortiz relata que existem no mercado as seguintes opções de telhas de aço:

– Standard: sem isolamento térmico, que podem ser onduladas, trapezoidais ou zipadas, e que podem se transformar em telhas térmicas com a inserção durante montagem na obra de isolamento em lã de rocha, lã de vidro ou lã de PET.

– Térmicas: com isolamento térmico produzidas em fábricas. Segundo ele, a Isoeste tem em seu DNA a qualidade em seus produtos como base para o processo contínuo de desenvolvimento tecnológico, por isso adota as linhas de produção em Sistema Contínuo e Automático, atualmente a mais avançada tecnologia mundial do segmento: “realizamos a injeção dos núcleos em alta pressão, garantindo perfeita homogeneidade, evitando bolhas no núcleo, alto controle de qualidade e capacidade produtiva, e esse tipo de produção tem uma qualidade superior, se comparado a produtos em que o isolamento térmico é colado nas chapas de aço, mesmo que feito em ambiente fabril”.

banner_lancamento

O engenheiro detalha o Sistema TPO de cobertura da Isoeste. Segundo ele, é composto por um isolamento térmico em PIR aplicado sobre as telhas metálicas e posteriormente recobertos por uma membrana TPO como impermeabilizante. O TPO é uma membrana Termoplástica de Poliolefina (Thermoplastic Polyolefin), composta por camadas deste material e reforçado internamente com malha ultrarresistente de poliéster, afirma, e continua: “a ISOESTE tem como parceiro tecnológico a Carlisle Co, com exclusividade no Brasil com a marca Versico, fabricante do melhor TPO do mercado mundial e líder de seu segmento, produzindo uma membrana com a camada superior mais espessa e lisa se comparado aos demais produtos similares. Este fator é imprescindível para que a membrana tenha longa durabilidade em condições climáticas severas como as brasileiras, resistindo a ação de raios UV e ataques químicos. A superfície lisa do TPO evita ainda a retenção excessiva de sujeira com conseqüente crescimento biológico.Já o PIR é uma placa de espuma rígida de poliisocianurato de células fechadas, com alta resistência ao fogo (não propaga chama) e revestida nas duas faces com fibra de vidro. Esta placa tem o objetivo de regularizar a superfície do deck para que seja possível a impermeabilização da cobertura, além de proporcionar isolamento térmico”.

Academia Espaço Livre

Academia Espaço Livre

Além das máquinas de injeção com sistema contínuo e automático, Ortiz explica que as coberturas tiveram uma evolução muito grande com o sistema de cobertura em TPO, em que as telhas de aço são a base para a aplicação do sistema de impermeabilização da cobertura com estas membranas: “é o sistema mais utilizado e consagrado no mercado americano, pensando sempre em utilizar as mais avançadas tecnologias, a Isoeste trouxe esse sistema para o mercado brasileiro”.

Especificação

O engenheiro Ortiz ressalta que qualquer tipo de cobertura serve para todo tipo de segmento, como industrial, residencial, comercial, logística, etc. Segundo ele, o que irá ser levado em conta na hora de especificar o sistema de cobertura adequado para cada tipo de obra são duas condições: comprimento de pano de água e inclinação da cobertura: “para o segmento residencial, hospitalidade (hotel, restaurante, etc) e comércio (inclusive shoppings) as Isotelhas® são uma ótima opção, que irá gerar economia de energia elétrica pelo isolamento térmico e rapidez na montagem, além de ter uma excelente estanqueidade em função da fixação ser realizada na onda alta dos trapézios, fora da zona de lâmina de água. A Isotelha® Colonial por exemplo, é uma excelente opção para uma cobertura residencial ou de um hotel”.

Já para o segmento de coberturas com grandes panos de água as cobertura em TPO ou zipadas são as melhores opções, complementa ele.

Núcleos em PUR ou PIR 

O coordenador de produtos da Isoeste Construtivos Isotérmicos afirma que o PIR (Poliisocianurato etc) tem características ao fogo melhores que o PUR (Poliuretano), e esta é a grande vantagem dele: “portanto é mais aceito por Seguradoras e Corpo de Bombeiros; já quanto ao isolamento térmico e demais características os dois isolantes são totalmente idênticos, sendo que para o sistema de cobertura TPO estamos oferecendo somente a opção em PIR exatamente pela sua classificação melhor ao fogo”.

Estanqueidade à goteiras e vazamentos e às variações térmicas

Ortiz explica que a parte inferior das Isotelhas® PUR/PIR ou Colonial é do tipo bandeja, ou seja, lisa: “esta característica da face inferior ser lisa permite a fixação dos parafusos na onda alta (trapézios), o que aumenta significamente a estanqueidade da cobertura, já que a lâmina de água irá correr na parte inferior dos trapézios, longe da abertura feita pelos parafusos”. Veja a figura abaixo.

isoeste

Já para o Sistema de cobertura TPO – explica – por ser um sistema de impermeabilização a estanqueidade se dá pelo sistema utilizar membranas na face superior: “além de absorver totalmente as variações térmicas, o que permite evitar o uso de juntas de dilatação na cobertura devido ao sistema de cobertura. A obra pode precisar de junta de dilatação por causa do sistema estrutural e não por causa da cobertura. Para ajudar a absorver a expansão e contração a membrana tem internamente uma malha ultra resistente de poliéster, o que também ajuda a evitar rasgamento e furos em função de uso da cobertura ou acidentes”.

De acordo com ele, a NBR 16373:2015 – Telhas e Painéis Termoacústico – Requisitos de Desempenho regulamenta a produção.

Case

Ortiz apresenta o Case a seguir:

Loja de varejo, localizada na região centro-oeste com temperatura média de 32 °C: Em um a situação tradicional, com a aplicação de paredes de fechamento em alvenaria de blocos de concreto e coberturas em telhas metálicas sem isolamento, esta loja possuirá, em média, um equipamento de refrigeração com capacidade de  117 TR. Quando aplicamos painéis Isofachada Isoeste esp. 50mm nos fechamentos e Isotelhas® Isoeste na cobertura com 30mm de espessura de isolamento térmico em PUR ou PIR, esta loja passa a ter equipamentos de refrigeração com capacidade de somente 12TR. Isto representa 90% mais eficiência das coberturas e fachadas, resultando em uma enorme redução de equipamentos durante a instalação. Temos ainda que considerar a redução da consumo de energia elétrica durante a operação que deverá seguir a mesma proporção. Em grandes centros, onde o custo do KW/h é alto, o resultado da economia desta equação é ainda maior.

 

  • Detalhamento dos produtos da ISOESTE pelo coordenador de produtos da empresa 

Isotelha® PUR/PIR ou Colonial

Isotelha TrapezoidalIndicada para coberturas com panos de água até 20m. Com característica de isolamento térmico proporciona conforto interno, além de possibilitar a eliminação de forro para esconder a cobertura, já que a parte inferior é do tipo bandeja, ou seja, lisa. Esta característica da face inferior ser lisa permite a fixação dos parafusos na onda alta, o que aumenta significamente a estanqueidade da cobertura, já que a lâmina de água irá correr na parte inferior dos trapézios, longe da abertura feita pelos parafusos.

A composição da Isotelha® Isoeste tem duas chapas de aço pré-pintado e núcleo de isolamento térmico em PUR (poliuretano) ou PIR (poliisocianurato). Outro benefício que vale ser ressaltado é a cor branca das Isotelhas®, que auxilia na refletividade dos raios solares. Além dos modelos com trapézios, a Isoeste tem o modelo de Isotelha® Colonial, com o design de telha cerâmica colonial, permitindo uma inclinação mais baixa.

Além de economizar 70% na estrutura da cobertura, já que a distância entre apoios é de 1,75m.

Demais vantagens:

– Isolamento térmico proporcionado pelas telhas reduz significativamente o custo de aquisição do sistema de climatização (AVAC) por diminuir as trocas térmicas entre o exterior e o interior do prédio. E após a entrega e início das operações, ainda proporciona redução do consumo de energia elétrica com o auxílio da manutenção da temperatura interna, bem como diminui o tempo de atingimento da temperatura interna requerida;

– Linhas de Produção em Sistema Contínuo e Automático, atualmente a mais avançada tecnologia mundial do segmento, realizamos a injeção dos núcleos em alta pressão, garantindo perfeita homogeneidade, evitando bolhas no núcleo, alto controle de qualidade e capacidade produtiva;

– Auxílio nas boas práticas de Green Building, obtendo certificações como LEED, Aqua, e outros, em função de: refletividade dos raios solares nas coberturas brancas, diminuindo a carga térmica no prédio;

– Industrialização da obra incorrendo na inexistência de resíduos/descarte de materiais em campo. Reciclabilidade dos materiais. Obra limpa e instalação mais rápida que construção convencional (antecipação de capital investido por inauguração antecipada);

Sistema de cobertura TPO Isoeste

TPOO sistema de cobertura com membrana TPO é perfeito para qualquer tipo de cobertura onde se necessita baixa inclinação e estanqueidade total, seja para obras novas ou coberturas existentes, e independente do tamanho ou comprimento de pano de água da cobertura. O sistema tem uma alta versatilidade para impermeabilizar todos componentes da cobertura (tubos, roof-top, dômus de luz natural (skylights), ventiladores naturais (lanternins), aparelhos de ar condicionado, chaminés, dentre outros), com toda gama de acessórios para esta finalidade. Soldados por termofusão (calor) são fáceis de instalar, requerendo o mínimo de trabalho e poucas ferramentas, permitindo uma perfeita estanqueidade da cobertura.

Vantagens:

– Estanqueidade total;

– Membrana 100% reciclável, produzida sem cloro ou plástico. Por não ter estes elementos, não seca ou se torna quebradiça com o tempo. A maleabilidade é fundamental para absorver contrações e expansões, aumentando a estanqueidade do sistema;

– Baixíssima inclinação; Isolamento térmico em PIR (resistência ao fogo);

– Adaptabilidade para as mais diversas formas de coberturas;

– Aprovado pela FM Global e sistema ENERGY STAR®; Alta resistência a agentes químicos e contaminantes, bem como ação de granizo ou punção;

– Maior velocidade de montagem comparado ao sistema zipado;

– Tecnologia Octaguard XT inserida na camada superior, uma combinação de oito componentesde antioxidantes, absorvedores de UV e estabilizadores de luz e calor. Proteção exclusiva que protege a integridade da membrana e prolonga sua vida útil.

Fique atento, em breve publicaremos mais uma reportagem desta série especial.

CONTEÚDO EXCLUSIVO – PORTAL CONSTRUÇÃO A SECO

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*