Capa » Home » Primeiro prédio de madeira do Brasil é erguido no Paraná
Primeiro prédio de madeira do Brasil é erguido no Paraná

Primeiro prédio de madeira do Brasil é erguido no Paraná

wood

O primeiro prédio do Brasil construído com painéis de madeira foi erguido em 40 horas no município paranaense de Araucária. Financiado pela Caixa Econômica Federal, o empreendimento usou a tecnologia em Wood Frame (estruturade madeira). Até então, ela havia sido  utilizada apenas em casas do Minha Casa Minha Vida (MCMV), que já beneficiaram mais de 10 mil famílias.

Segundo a gerente nacional de Padronização e Normas Técnicas para a Construção Civil da CAIXA, Anna Paula Cunha, a tecnologia é nova no Brasil, mas já consolidada em outros países. “No Canadá, por exemplo, essa tecnologia é comum, tem uma indústria florestal bastante consolidada”, explica a gerente. “É uma inovação que traz um aprimoramento sobre uma construção tradicional”, complementa.

No Brasil, o sistema foi desenvolvido pela Tecverde, empresa de engenharia de Curitiba (PR) que adaptou o método alemão, conhecido como Wood Frame, para atender às exigências do MCMV. “Esta foi a primeira vez que aplicamos o nosso sistema construtivo em duas torres de edifícios residenciais do programa Minha Casa Minha Vida. É a forma mais moderna que existe para se construir, no mundo, com tecnologia de ponta, agilidade e economia”, afirma o sócio fundador e CEO da Tecverde, Caio Bonatto.

Tecnologia

A tecnologia utilizada em edifícios com até quatro pavimentos segue padrões internacionais e atende às normas brasileiras quanto ao desempenho estrutural, prevenção de incêndio, impermeabilização e conforto termoacústico. O sistema apresenta durabilidade igual ou superior ao sistema convencional, com uma vida útil de mais de 50 anos sem grandes manutenções.

O primeiro residencial do MCMV com imóveis em Wood Frame, destinados a famílias com renda de até R$ 1,6 mil, já comemora seu primeiro aniversário. O condomínio Moradias Nilo, em Curitiba, conta com 66 casas e precisou de apenas seis meses para ficar pronto, quase metade do prazo normal de uma obra em alvenaria.

A estrutura das paredes é montada com madeira autoclavada (submetida a tratamentos que ampliam sua vida útil e a protegem da degradação), para garantir a proteção contra cupins e umidade. Sobre essa estrutura, vai o isolamento térmico e acústico. As casas de madeira têm garantia de dez anos e uma média de durabilidade de 50 anos, o que as colocam em pé de igualdade com uma construção em alvenaria.

Fonte: Caixa Econômica Federal

Foto: Divulgação Caixa

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*