quarta-feira , 20 novembro 2019
Capa » Home » Indústria italiana de alimentos movimenta mais de 200 milhões de euros no Brasil
Indústria italiana de alimentos movimenta mais de 200 milhões de euros no Brasil

Indústria italiana de alimentos movimenta mais de 200 milhões de euros no Brasil

Em valores totais, as importações brasileiras de alimentos provenientes da Itália somaram 205 milhões de euros em 2018. Quase metade desse volume se concentra em três segmentos – vinhos (41 milhões), massas (25 milhões) e azeites (21,5 milhões).

Para Erica Di Giovancarlo, Diretora para o Brasil da ITA – Italian Trade Agency no Brasil, a expectativa é que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia amplie as oportunidades para os produtos italianos no mercado brasileiro, tornando-os mais acessíveis a uma maior parcela da população e mais presentes em todo o território nacional.

No ano passado, o Brasil importou 7,7 bilhões de euros em produtos alimentares (de todos os tipos). A Itália corresponde a 2,7% desse total, ocupando a posição de 10° principal parceiro comercial nesse segmento, o 3° entre os países europeus, depois de Portugal e Espanha.

 

Campanha “Sabores da Itália”

Até o final de novembro, a cultura, a gastronomia e o turismo do país europeu poderão ser vivenciados em iniciativas para vários públicos, que incluem o lançamento do livro Giro D´Italia, do renomado jornalista J. A. Dias Lopes, eventos, degustações, rodadas de negócios e promoções.

A campanha “Sabores da Itália” (www.saboresdaitalia.com.br), coordenada e realizada pela ITA – Italian Trade Agency, promove no Brasil a cultura e os negócios da enogastronomia italiana, de 15 de outubro ao final de novembro.

O chef Roberto Cerea, do restaurante Da Vittorio, de Brusaporto – que ostenta a proeza de manter há quase uma década as cobiçadas três estrelas Michelin –, marca sua presença na programação como um dos representantes máximos da tradição e da inovação do comer e viver bem de seu país.

Cinco conjuntos de iniciativas, com ações para vários públicos, concentram as experiências e oportunidades promovidas pela agência – lançamento de livro com receitas icônicas das 20 regiões italianas; rodadas de negócios para o trade de alimentação (restaurantes, hotéis e varejo); cursos para profissionais de gastronomia e aficionados; promoção de pacotes turísticos com foco na comida e nas bebidas do país europeu; e degustações com venda a preços especiais de produtos Made in Italy em algumas das principais redes supermercadistas.

“Sabores da Itália” apresenta o resultado do trabalho de 18 empresas reconhecidas pela alta qualidade de seus produtos para uma experiência inédita que celebra a riqueza de uma das culturas gastronômicas mais apreciadas do mundo e integrada aos hábitos brasileiros pelos 25 milhões de imigrantes italianos e seus descendentes que aqui se fixaram, a maior população fora do país de origem.

“Diante de um cenário tão positivo, a ITA – Italian Trade Agency realiza encontros e experiências para fortalecer as relações comerciais entre os dois países e ampliar o acesso dos públicos a esses insumos aprimorados pela paixão e dedicação de quem os produz”, afirma Erica Di Giovancarlo, Diretora para o Brasil da ITA – Italian Trade Agency.

Sendo assim, como forma de ampliar essas fronteiras, movimentar a economia e com o objetivo de difundir os costumes e hábitos alimentares italianos, a partir de 15 de outubro até o final de novembro, os brasileiros poderão apreciar o que há de melhor em relação ao comer e beber do país europeu.

Mais informações: www.saboresdaitalia.com.br

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*