Em valores totais, as importações brasileiras de alimentos provenientes da Itália somaram 205 milhões de euros em 2018. Quase metade desse volume se concentra em três segmentos – vinhos (41 milhões), massas (25 milhões) e azeites (21,5 milhões).
Para Erica Di Giovancarlo, Diretora para o Brasil da ITA – Italian Trade Agency no Brasil, a expectativa é que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia amplie as oportunidades para os produtos italianos no mercado brasileiro, tornando-os mais acessíveis a uma maior parcela da população e mais presentes em todo o território nacional.
No ano passado, o Brasil importou 7,7 bilhões de euros em produtos alimentares (de todos os tipos). A Itália corresponde a 2,7% desse total, ocupando a posição de 10° principal parceiro comercial nesse segmento, o 3° entre os países europeus, depois de Portugal e Espanha.
Campanha “Sabores da Itália”
Até o final de novembro, a cultura, a gastronomia e o turismo do país europeu poderão ser vivenciados em iniciativas para vários públicos, que incluem o lançamento do livro Giro D´Italia, do renomado jornalista J. A. Dias Lopes, eventos, degustações, rodadas de negócios e promoções.
A campanha “Sabores da Itália” (www.saboresdaitalia.com.br), coordenada e realizada pela ITA – Italian Trade Agency, promove no Brasil a cultura e os negócios da enogastronomia italiana, de 15 de outubro ao final de novembro.
O chef Roberto Cerea, do restaurante Da Vittorio, de Brusaporto – que ostenta a proeza de manter há quase uma década as cobiçadas três estrelas Michelin –, marca sua presença na programação como um dos representantes máximos da tradição e da inovação do comer e viver bem de seu país.
Cinco conjuntos de iniciativas, com ações para vários públicos, concentram as experiências e oportunidades promovidas pela agência – lançamento de livro com receitas icônicas das 20 regiões italianas; rodadas de negócios para o trade de alimentação (restaurantes, hotéis e varejo); cursos para profissionais de gastronomia e aficionados; promoção de pacotes turísticos com foco na comida e nas bebidas do país europeu; e degustações com venda a preços especiais de produtos Made in Italy em algumas das principais redes supermercadistas.
“Sabores da Itália” apresenta o resultado do trabalho de 18 empresas reconhecidas pela alta qualidade de seus produtos para uma experiência inédita que celebra a riqueza de uma das culturas gastronômicas mais apreciadas do mundo e integrada aos hábitos brasileiros pelos 25 milhões de imigrantes italianos e seus descendentes que aqui se fixaram, a maior população fora do país de origem.
“Diante de um cenário tão positivo, a ITA – Italian Trade Agency realiza encontros e experiências para fortalecer as relações comerciais entre os dois países e ampliar o acesso dos públicos a esses insumos aprimorados pela paixão e dedicação de quem os produz”, afirma Erica Di Giovancarlo, Diretora para o Brasil da ITA – Italian Trade Agency.
Sendo assim, como forma de ampliar essas fronteiras, movimentar a economia e com o objetivo de difundir os costumes e hábitos alimentares italianos, a partir de 15 de outubro até o final de novembro, os brasileiros poderão apreciar o que há de melhor em relação ao comer e beber do país europeu.
Mais informações: www.saboresdaitalia.com.br