Capa » Home » Guia de escolha de Janelas eficientes
Guia de escolha de Janelas eficientes

Guia de escolha de Janelas eficientes

janelas1

Necessitamos da luz, da ventilação e do contato com o mundo exterior que as nossas janelas nos dão. Mas isso tem normalmente um custo, que pode ser bastante elevado. As janelas são o ponto térmico mais fraco das nossas habitações e outros edifícios.

Uma parte significativa dos ganhos e perdas de calor indesejados – em nível do espaço interior das nossas casas – tem como causa as nossas janelas.

O tamanho, o posicionamento, o tipo de vidro e de esquadria/caixilhos são pormenores particularmente importantes em estratégias de redução de gastos energéticos. São áreas a equacionar cuidadosamente, em novos edifícios. Os gastos em climatização podem ser drasticamente reduzidos por via de janelas de baixo consumo energético, adequadamente dimensionadas e protegidas dos elementos.

Escolha de novas janelas

Considere cuidadosamente a escolha das suas novas janelas. A oferta disponível diverge imenso. O fato de uma janela ser de vidro duplo ou triplo não significa que ela seja uma boa janela, eficiente energeticamente. As características térmicas dos vidros podem variar, tal como o material de enchimento (entre os painéis de vidro) ou o material que forma as esquadrias/caixilharias e questões de selagem e reforço térmico; e são todas estas variáveis que vão determinar o conforto térmico que as janelas proporcionam (ou não)..

A escolha das janelas deve ter em conta fatores climáticos, o lado do edifício em que elas se situam (em relação ao sol) e enquadramentos externos.

Tipos de janelas

Há janelas de correr, de abrir/abertura lateral, to tipo guilhotina, de tombar, janelas projetantes e pivotantes, janelas fixas, janelas salientes (bay-windows).

Em muitos casos a escolha por um ou outro tipo de janela é uma questão basicamente estética. Mas também pode ser uma questão funcional e térmica, que há que ter em conta. Há janelas que tendem a ser particularmente ineficientes (as bay-windows), e outras que podem ser excelentes para efeitos de ventilação natural e de proteção térmica (sem dúvida o caso das janelas de abertura lateral).

As janelas com esquadrias/Caixilharia de alumínio e aço são termicamente pouco eficientes

O material das esquadrias/caixilhos das janelas conta muito em termos de eficiência energética. O alumínio, por exemplo, é um excelente condutor térmico, o que é péssimo em termos de eficiência energética. Mesmo os perfis de alumínio com rutura térmica (corte térmico) de poliamida ou outros materiais podem ser uma má opção.

Janelas de fibra de vidro (incomuns no Brasil e em Portugal) e PVC são mais caras, mas podem ser bastante melhores termicamente. Não se deixe seduzir pela questão do preço: o barato sai caro. As janelas são frequentemente a principal fonte de desconforto térmico, de altas faturas de energia e têm um fortíssimo e muito negativo impacto ambiental.

Proteja as suas janelas

Queremos que as nossas janelas nos forneçam luz e ventilação mas também protecção em relação ao calor solar e ao frio. E isso é obviamente difícil de obter. Mesmo as melhores janelas, adequadamente dimensionadas e posicionadas, não nos podem garantir tudo isso, sem adequada proteção.

As janelas devem ser adequadamente protegidas nos períodos de tempo quente, através de adequado sombreamento, por via de lajes, de varandas projetadas, de arbustos e árvores, de persianas, toldos, telheiros, etc. E adequadamente protegidas de ventos frios, for via de adequado enquadramento, quebra-ventos, persianas ou outros mecanismos.

Películas metálicas (filmes) para janelas

É uma das boas formas de proteger as suas janelas, sempre que as contas do ar condicionado forem altas e a eficiência das janelas baixa. O investimento é baixo e as poupanças podem ser muito altas.

Janelas para climas com invernos frios 

Em climas com invernos frios, as janelas podem combinar com soalhos escuros e paredes interiores com elevada massa térmica, de modo a que esses mesmos soalhos e janelas interiores possam armazenar calor solar.

Cuidado com as venezianas/Persianas/Portadas e as Caixas de estore das janelas

As caixas de estore e as venezianas/persianas/portadas podem ser veículo de perdas e ganhos de calor indesejados. Tenha-o em conta.

Janelas & ventilação natural

Janelas basculantes e sobretudo janelas de abrir (de abertura lateral) são a melhor opção para captar e redirecionar brisas, em estratégias de ventilação natural. Tenha-o em conta. As brisas podem ser um importante elemento de climatização de edifícios.

Calafetagem e selagem de janelas

Tenha em conta as correntes e infiltrações indesejadas de ar por via de pequenas aberturas e espaços associados a janelas.

Fonte: http://www.guiacasaeficiente.com

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*