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Fundação Bunge lança projeto ‘De Grão em Pão’ para formar jovens em panificação, culinária e confeitaria
Cláudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge. Divulgação

Fundação Bunge lança projeto ‘De Grão em Pão’ para formar jovens em panificação, culinária e confeitaria

Além de aulas teóricas e práticas, os jovens de 18 a 29 anos irão passar por preparação socioemocional e terão a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho; setor de panificação movimenta 105 bilhões de reais por ano no Brasil

A Fundação Bunge lança o De Grão em Pão, um projeto piloto que vai oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens da periferia de São Paulo na área de panificação, culinária e confeitaria. O objetivo do projeto é ensinar a profissão aos jovens e inseri-los no mercado de trabalho, disponibilizando mão de obra treinada e qualificada às padarias. Só o Estado de São Paulo conta com 14 mil estabelecimentos. A iniciativa, encabeçada pela Fundação Bunge, é fruto de parceria com a Academia Bunge, a Rede Cidadã, a Harald Chocolates, o IGA (Instituto Gastronômico das Américas) e o sindicato Sampapão. O lançamento do projeto será em 22 de setembro na Bunge, onde também fica a Academia Bunge, em São Paulo.

“O desenho do Projeto De Grão em Pão pensou em todas as etapas de preparação desse jovem até a inserção no mercado de trabalhando oferecendo também, durante esse início de carreira, uma mentoria para que os jovens tenham um respaldo maior no período em que estarão adquirindo experiência. A ideia é que eles tenham todo suporte para iniciar a vida profissional e se consolidar no mercado de trabalho”, explica a diretora-executiva da Fundação Bunge, Cláudia Buzzette Calais. “Por isso, além dos critérios sociais, tivemos o cuidado de selecionar jovens com afinidade com o tema.”, explica a executiva.

O projeto tem duração de 12 meses e ocorre em seis etapas: seleção dos 15 integrantes; preparação socioemocional; qualificação profissional; formatura; mão na massa, período em que os participantes ingressarão no mercado de trabalho; e acompanhamento de carreira profissional com mentoria da Fundação Bunge por seis meses. Todos os selecionados receberão bolsa mensal de R$ 750,00 para refeição e transporte, além de uniforme profissional completo e material didático.

O curso de qualificação profissional oferecido pela Academia Bunge contará com apoio de nomes referência no mercado de panificação, culinária e confeitaria. Já o módulo chocolate, por exemplo, terá materiais e professores da Harald, empresa referência em chocolates para o mercado especializado. A certificação do curso está a cargo da Academia Bunge e do Instituto Gastronômico das Américas (IGA).

Segundo Júnior Justino, vice-presidente de Trigo e Derivados da Bunge, o mercado de panificação tem um enorme potencial de empregabilidade para quem está ingressando no mercado de trabalho e é um ambiente com muitas oportunidades de crescimento profissional. “No Brasil, são aproximadamente 63,2 mil panificadoras que geram 700 mil empregos diretos e 1,5 milhão de empregos indiretos, além de ser um setor que está diariamente na casa dos brasileiros.”, explica o executivo.

Após a formatura, que deve ocorrer em fevereiro de 2023, esses jovens serão encaminhados para trabalhar em padarias, em uma parceria articulada pelo Sindicato Sampapão.

O De Grão em Pão é uma das iniciativas do programa Comunidade Integrada, que promove ações de geração de renda e desenvolvimento territorial sustentável em localidades onde a Bunge atua.

Quem são os parceiros do De Grão em Pão

Academia Bunge

A Academia Bunge é um centro de aprimoramento técnico que conta com profissionais altamente especializados em panificação, confeitaria, culinária e indústria para oferecer cursos e prestar serviços e consultorias para clientes Bunge. Parte de sua estratégia é oferecer soluções personalizadas por meio de assessoria e compartilhamento de técnicas, receitas e informações sobre a correta aplicação de produtos. Inaugurada em 2011, a estrutura conta com unidades físicas em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais e realiza atendimentos online em todo o país.

Harald Chocolates

Líder no mercado de coberturas, a Harald é uma das principais marcas de chocolates para transformação e referência para o mercado especializado, food service e cash & carry. No seu portfólio, a Harald conta com as marcas Unique, Melken, Inovare, Top, Confeiteiro e Raspar & Cobrir. Fundada em 1982 em São Paulo, a empresa faz parte desde 2015 do grupo Fuji Oil, gigante japonesa de atuação global.

IGA – Instituto Gastronômico das Américas

Fundado em 2001, na Argentina, o IGA é uma rede de franquias de treinamento profissional de qualidade. No cenário atual, representado por um mercado altamente competitivo, o desafio de inovar constantemente, melhorar o atendimento aos franqueados, criando novas ferramentas para otimizar a gestão dos institutos, manter o prestígio e o alto nível dos cursos, está mais atual do que nunca. Hoje, o IGA é a maior rede de ensino do mundo culinário, presente em 5 países, com mais de 150 escolas.

Sampapão

O Sampapão — sigla que abrange a AIPAN (Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo), o SINDIPAN (Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo), a IDPC (Escola de Panificação e Confeitaria de São Paulo) e a Fundação do Desenvolvimento da Indústria de Panificação e Confeitaria — é uma das maiores entidades do gênero no mundo e representa cerca de 6 mil indústrias do ramo de panificação e confeitaria, alcançando aproximadamente 12 mil empresários em sua base territorial.

Rede Cidadã

A Rede Cidadã é uma entidade de assistência social que desenvolve programas e projetos de forma continuada, permanente e planejada. É uma das primeiras organizações a investir no trabalho social em rede e, desde 2002, reúne sociedade civil, empresas, órgãos públicos, organizações sociais e voluntários, para trazer soluções em geração de trabalho e renda

Sobre a Fundação Bunge

A Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, há mais de 60 anos atua em diferentes frentes com o compromisso de valorizar pessoas e somar talentos para construir novos caminhos. Suas ações estabelecem uma relação entre passado, presente e futuro e são colocadas em práticas por meio da preservação da memória empresarial (Centro de Memória Bunge), do incentivo à leitura (Semear Leitores), do voluntariado corporativo (Comunidade Educativa), do desenvolvimento territorial sustentável (Comunidade Integrada) e do incentivo às ciências, letras e artes (Prêmio Fundação Bunge). A Fundação é o pilar social da Bunge, líder mundial no processamento de sementes oleaginosas e na produção e fornecimento de óleos e gorduras vegetais especiais, que tem como propósito conectar agricultores à consumidores para fornecer alimentos, nutrição animal e combustíveis essenciais para o mundo. Valorizamos nossas parcerias com os agricultores para melhorar a produtividade e a eficiência ambiental da agricultura em nossas cadeias de valor e para levar produtos de qualidade de onde eles crescem para onde são consumidos. Ao mesmo tempo, colaboramos com nossos clientes para pensar e criar o futuro dos alimentos, desenvolvendo soluções personalizadas e inovadoras para atender às necessidades e tendências alimentares em evolução em todas as partes do mundo.

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