Capa » Home » Energias renováveis: alternativa ecológica e econômica
Energias renováveis: alternativa ecológica e econômica
A sede da SOS Casa utiliza como fonte de energia painéis fotovoltaicos. Foto: Larissa Trentini.

Energias renováveis: alternativa ecológica e econômica

Engenheiros apontam dicas para economizar até 100% no consumo de energia elétrica nas residências.

Há muito se ouve falar a respeito das energias renováveis, que vêm conquistando espaço em residências e empresas. Mas você sabe exatamente o que é energia renovável? Basicamente, são as provenientes de recursos naturais e que são naturalmente reabastecidos, como o sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. Também são consideradas energias limpas as que não poluem o meio ambiente.

No Brasil, aproximadamente 90% da energia utilizada é obtida a partir de hidrelétricas. Levando em conta que a água é um recurso natural e naturalmente reabastecido, é comum o erro de acreditar que se trata de uma energia limpa e renovável. O problema é que esse tipo de energia causa um alto impacto ambiental e social. Afinal, o local onde a barragem de uma hidrelétrica é construída tem a natureza transformada; o clima sofre mudanças, o ambiente fica hostil para os seres que ali viviam, as árvores apodrecem e pessoas precisam deixar suas casas.

Painel Fotovoltaico.

Para ajudar a mudar essa realidade, cada cidadão pode pensar no seu consumo e procurar fontes alternativas de energia renovável. As principais opções atualmente são por energia solar ou eólica. O engenheiro Marco Aurélio Heinzen, de Florianópolis, conta que é preciso analisar cada caso individualmente. “A adequação deve estar vinculada às especificidades da região onde esse gerador de energia será instalado. Cada local possui características distintas de insolação e vento”, diz Heinzen.

O engenheiro Marco Galvão, da SOS Casa Reformas Inteligentes, também da capital catarinense, explica que uma energia alternativa, como a obtida a partir de painéis fotovoltaicos, deve trabalhar em conjunto com a energia que recebemos da concessionária. “À noite ou em dias chuvosos e com pouca luz é preciso utilizar a energia fornecida pela concessionária. Já em dias ensolarados o excedente produzido é jogado na rede de distribuição pública e gera um crédito para o consumidor utilizar em outro momento. Na prática, a única diferença sentida pelo consumidor será a redução da conta de luz”, esclarece Marco Galvão.

O engenheiro Heinzen ainda afirma que com o cálculo certo das placas fotovoltaicas é possível ter altos índices de economia. “Havendo área e condições climáticas favoráveis pode-se gerar até 100% do consumo, e o retorno do investimento pode variar de três a seis anos”.

Para que os painéis funcionem adequadamente precisam ser instalados em uma região com boa exposição solar, preferencialmente inclinados para o norte. “O sistema se torna economicamente viável quando dimensionado corretamente, de acordo com o consumo da residência. Assim, o investimento na instalação poderá ser recuperado no menor tempo possível”, finaliza o engenheiro Marco Galvão.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*