Capa » Home » Em entrevista ao Portal, coordenador da Placo dá dicas valiosas sobre o drywall
Em entrevista ao Portal, coordenador da Placo dá dicas valiosas sobre o drywall

Em entrevista ao Portal, coordenador da Placo dá dicas valiosas sobre o drywall

Douglas-RecorteO Portal Construção a Seco realizou entrevista exclusiva com Douglas C. Meirelles, coordenador do departamento técnico da Placo do Brasil. Meirelles dá dicas valiosas sobre o sistema drywall. Dentre os temas abordados,  ele fala sobre como evitar erros na fixação das guias e dos montantes, recomendações para a fixação das chapas para drywall na estrutura metálica, e compara o drywall com a alvenaria. Confira.

Drywall x alvenaria: quais as vantagens e desvantagens?

Elevada produtividade, desempenho sob medida conforme a necessidade do cliente, flexibilidade quanto às formas, baixíssimo desperdício e redução de peso nas estruturas, estariam entre as principais vantagens do sistema. As desvantagens são as típicas das novas tecnologias que enfrentam o desconhecimento do produto e da execução, que ainda exige um forte trabalho de divulgação e treinamento.

Como evitar erros na fixação das guias e dos montantes que compõem as estruturas de perfis de aço galvanizado do drywall?

Para a marcação do local de instalação é recomendado à utilização da ferramenta chamada “cordão de marcação”, esta ferramenta consiste em um dispositivo em que o cordão recebe o pigmento em pó, e ao esticar este cordão permite a demarcação “in loco” das referências do posicionamento das paredes, forros e revestimentos conforme orientações do projeto.

Para as paredes e revestimentos, após a marcação, as guias devem ser fixadas no piso e teto com bucha e parafuso, prego de aço ou pino de aço com dispositivos de fixação a gás ou pólvora com espaçamento máximo de 60 cm entre os pontos de fixação. Os montantes devem ser encaixados as guias com espaçamento máximo de 60 cm e fixados com parafuso ou equipamento específico chamado “Alicate Puncionador”.

Fotos: Divulgação Placo

Fotos: Divulgação Placo

Para os forros, após a demarcação do nível, fixar os perfis perimetrais seguindo os mesmos procedimentos citados acima. Após a fixação dos perfis perimetrais, fixar os pendurais à laje, estrutura metálica, estrutura de madeira e etc. conforme recomendações das normas vigentes. Os perfis que compõem a estrutura principal devem ser apoiados nos perfis perimetrais e fixados com parafuso.

As instalações não devem ter contato direto com os furos dos montantes. Nas passagens das tubulações ou eletro dutos devem ser previstas a proteção com um dispositivo chamado “anel de proteção”, este dispositivo protege as instalações contra possíveis danos causados pela movimentação e evita o contato de diferentes materiais.

Quais as recomendações para a fixação das chapas para drywall na estrutura metálica?

As chapas de drywall devem ser fixadas à estrutura metálica com parafusos próprios para Drywall. Estes parafusos promovem a fixação das chapas de gesso nos perfis metálicos.

Os parafusos devem ser dispostos no máximo a 30 cm entre os pontos de fixação e a 1 cm da borda das chapas. Estes parafusos recebem tratamentos adequados para que resistam à corrosão nas diversas situações em que são aplicados e ainda possuem pontas especificas para a fixação em perfis com espessura de até 2 mm.

As chapas de gesso para Drywall são posicionadas preferencialmente no sentido vertical nas paredes e revestimentos, e no sentido transversal para os forros.  Em paredes, as chapas devem ser instaladas no mínimo 1 cm do piso.

Em ambas as situações de aplicação as chapas devem ser dispostas com amarração, ou seja com as juntas desencontradas.

O que deve e o que não deve ser feito na montagem e na impermeabilização de paredes de áreas molháveis?

Na montagem da estrutura, considerar o espaçamento dos perfis verticais (montantes) a no máximo 400 mm, a proteção para impermeabilização pode sofrer variação em função do tipo de impermeabilização escolhido. Para áreas como banheiros, cozinhas, lavabos, lavanderias e etc. sempre utilizar chapas RU, estas chapas podem ser identificadas facilmente pela cor verde do cartão de acabamento das chapas.

A impermeabilização deve ser realizada entre a parede e o piso a uma altura de no mínimo 20 cm subindo a parede e a 20 cm da parede no piso. Este trabalho deve ser realizado conforme o projeto de impermeabilização, respeitando as recomendações das respectivas normas vigentes.

Para estas condições dois diferentes tratamentos podem ser adotados:
Tratamento com rodapé metálico.
Tratamento sem rodapé metálico.

Cite algumas das principais soluções da Placo para o sistema drywall, destacando seus diferenciais.

O diferencial do sistema construtivo Placostil® é seu desempenho, temos a solução adequada para cada tipo de projeto. A Placo conta com uma variedade de placas para paredes, forros e revestimentos, a saber: Standard (ST), resistente ao fogo (RF) e resistente à umidade (RU) e as placas especiais de alto desempenho e com efeitos decorativos: a linha de forros Rigitone e Gyptone, o Flexwall, uma placa de drywall já revestida, sem necessidade de acabamento.

A empresa também lançou recentemente dois novos produtos: a Placo ® Phonique, placa de gesso laminado, composta por um núcleo de alta densidade e com estrutura cristalina de gesso especifico, que devido a sua flexibilidade permite amenizar os ruídos e aumentar o isolamento acústico dos sistemas construtivos em até 3 dB; e a Placo® Impact, produto que oferece uma resposta ainda mais eficiente a ambientes internos, é uma placa de gesso laminado composta por fibras sintéticas e revestida por um cartão especial com a qual se alcança melhor desempenho quanto à resistência de impacto e maior capacidade de carga (até 50kg por ponto de fixação); a Placo 4 PRO oferece um elevado acabamento em suas aplicações, pois possui rebaixos em todo o perímetro das chapas oferecendo maior produtividade e qualidade; A Placo 6 mm oferece maior versatilidade em projetos com necessidade de curvaturas, esta chapa oferece elevado desempenho nestas situação, garantindo a qualidade do acabamento.

Redação: Alberto Nascimento e Marcelo Nicolósi – Portal Construção a Seco 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*