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Com estrutura voltada para sustentabilidade, Vida Veg expande unidade industrial
Fotos: Divulgação Vida Veg

Com estrutura voltada para sustentabilidade, Vida Veg expande unidade industrial

Empresa, que é líder na categoria de produtos” fresh plant based”, duplicou seu faturamento em 2022 e projeta faturamento de R$80 milhões para 2023; Nova unidade fabril tem capacidade produtiva de 1 mil toneladas/mês

A Vida Veg, indústria brasileira de produtos 100% com base vegetal, anuncia a expansão da sua fábrica, situada em Lavras (MG). O investimento é mais um importante passo para ampliar sua liderança na categoria no país. Com recursos próprios, a empresa implementa a expansão de sua unidade industrial, com obras executadas no período de 2022 a 2023. Com a expansão, a fábrica triplica de tamanho e sua capacidade produtiva será até cinco vezes maior, alcançando 1000 toneladas de alimentos por mês. A expectativa é de que a fábrica esteja operando a plena capacidade até julho deste ano.

O projeto, que custou em torno de R$ 10 milhões, leva em conta obras estruturais e investimento em tecnologia, sempre prezando pela sustentabilidade. “Um dos nossos focos foi reduzir os impactos ambientais, investindo em equipamentos que consomem menos água e energia. Na câmara fria, por exemplo, adotamos uma tecnologia de isolamento que diminui a perda de energia. Também investimos em telhas translúcidas na fábrica, de forma que hoje não é necessário acender luz em nenhum local durante o dia. Fazemos ainda a captação da água da chuva, que é usada para limpar o pátio, por exemplo, evitando o gasto de água tirada da natureza”, diz Arlindo Curzi, CEO da Vida Veg.

Fábrica Sustentável” – Em relação aos novos equipamentos, três deles são os principais para a melhoria da segurança e qualidade dos produtos. São eles:

– Chiller: uma espécie de trocador de calor. Ele refrigera os produtos e aumenta a segurança e qualidade. “Além de um efeito de economia energética gigantesco, ele molda o consumo de acordo com a demanda”, explica Cruzi.

– Pasteurizador a placas para leite, que tem o objetivo de remover contaminações relacionadas a presença de bactérias por meio da troca de temperatura. “Anteriormente usávamos aquecimento Indireto, que demandava muito tempo de processo e o consumo energético era maior. Com ela reduzimos o tempo do processo e o consumo energética, aumentamos também a segurança dos produtos” diz Cruzi.

– Autoclave- um equipamento utilizado para a esterilização dos utensílios não descartáveis, melhorando segurança e aumentando a capacidade de produção. “Este equipamento permite consumo energético menor em comparação com o tratamento térmico anterior. Ele também vai nos permitir ter um leite vegetal que poderá ser mantido fora de refrigeração, o que hoje ainda não é possível”, diz Cruzi.

A Vida Veg cresce em um mercado que está em plena ascensão de acordo com o relatório da bloomberg intelligence (bi), a projeção do mercado de alimentos plant-based pode representar até 7,7% do mercado global de proteínas até 2030, com um valor de mais de us$ 162 bilhões. No Brasil, o setor ainda tem pouca representatividade, mas cresce de forma acelerada à medida em que o portfólio de produtos também aumenta. Atualmente, a Vida Veg tem cerca de 40 produtos em seu portfólio, incluindo iogurtes, leites, queijos, manteiga e requeijão 100% vegetais.

Sobre a Vida Veg

Fundada em 2015, a Vida Veg, indústria brasileira de produtos 100% de base vegetal, é líder nacional em produtos fresh plant based. A empresa está presente em todo o País com mais de 6 mil pontos de venda e conta com mais de 40 produtos no portfólio, voltados para o foodservice e varejo nacional. Sua unidade fabril está situada na cidade de Lavras (MG), com cerca de 3000m² de área construída e uma capacidade produtiva de 1000 toneladas mensais, que gera mais de 200 empregos, entre diretos e indiretos.

A fabricação própria da marca garante um alto padrão de qualidade, com matérias primas selecionadas e certificadas, que garantem um ambiente livre de qualquer contaminação cruzada. Além de contar com o reconhecimento do mercado pela qualidade de seus produtos, a empresa também prima pela sustentabilidade e responsabilidade socioambiental e possui parceria com o Eu Reciclo, que fornece um selo que representa a compensação de 100% do equivalente ao volume total das embalagens que são inseridas no mercado.

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