Capa » Home » Arquitetura inteligente consolida identidade de empresas
Arquitetura inteligente consolida identidade de empresas

Arquitetura inteligente consolida identidade de empresas

Projeto de interiores da nova sede da Localiza em Belo Horizonte reforça marca, enquanto transforma ambientes e proporciona conforto para colaboradores.

A arquitetura tem o poder de transformar a postura das pessoas, suas ações e a relação que têm com o ambiente, inclusive o corporativo. Mesmo sem entender de conceitos técnicos, é possível sentir, ao entrar em um prédio, se seu interior transmite identidade, organização, conforto e bem-estar. Dessa forma, a nova sede da Localiza, no bairro Cachoeirinha, na região Nordeste de Belo Horizonte, significa mais do que um moderno e imponente edifício de 26 andares, em uma área de 30 mil m².

“Nosso projeto foi feito para andar junto com o desenvolvimento da nova marca, fortalecendo a imagem corporativa da empresa, usando conceitos de conforto e tecnologia. O prédio precisava ter imagem de modernidade, profissionalismo e eficiência que a própria Localiza tem. Esses conceitos dos valores da empresa foram sentidos em diversas entrevistas que fizemos com diretores e colaboradores, entendendo suas demandas e necessidades”, comenta o arquiteto João Carlos Moreira Filho, da Morence – Arquitetura e Design, escritório responsável pelo projeto de interiores da obra.

“Tudo foi pensado com carinho para os colaboradores”, acrescenta a design de interiores Maria Thereza Terence, sócia da Morence. Assim, mobiliário, iluminação e acabamentos foram cuidadosamente inseridos no projeto, de forma que proporcionassem conforto e comodidade. “Quando o conceito é bem executado e resulta em um ambiente como esse, a produtividade, o orgulho de fazer parte aumentam. É muito bom entrar hoje no edifício e encontrar as pessoas orgulhosas, sentindo-se valorizadas e sabendo que fizeram parte de tudo isso”, conta Maria Thereza.

Conforto ambiental

Passar horas sentado, trabalhando, pode ser exaustivo, ainda mais com a mobília errada. Por isso, um dos itens essenciais de trabalho, a cadeira, foi escolhida a dedo, segundo Moreira. “Fizemos testes, pesquisas e encontramos um modelo totalmente ajustável, que favorece a ergonomia por completo”.

Já as persianas “inteligentes” descem automaticamente à medida que o sol chega às amplas janelas. “O conforto térmico também é essencial para o desempenho e o bem-estar no trabalho”, explica o arquiteto.

A acústica também foi levada em conta. Em um dos andares de call center, com 220 colaboradores falando ao telefone simultaneamente, o ruído das vozes não é desconfortável, nem afeta a produtividade. “Existem elementos que impedem ou reduzem a reverberação – quando som ‘bate e ecoa’ – como forro, carpete, painéis e até gaveteiros com pequenos orifícios que permitem a absorção do som”, conta Moreira.

Já as salas de descompressão foram feitas para que os profissionais se “desligassem” momentaneamente do trabalho. “Esse ambiente é feito com um piso que lembra um gramado, poltronas superconfortáveis direcionada à copa das árvores”, pontua o arquiteto.

Se tudo isso ainda não for suficiente para resgatar a disposição, basta ir até o sétimo andar, pavimento do restaurante, e caminhar alguns passos para sair em uma área aberta de 3.800 m² com bancos, cadeiras acolchoadas, lanchonete, plantas e até jaboticabeiras. “Uma empresa ‘friendly’ recebe seus funcionários e visitantes bem, e eles se apropriam do espaço, como estão fazendo com a praça”, garante Maria Thereza.

Cores são identidade

Cada andar do edifício mantém nas cores a lembrança da marca da locadora de veículos. Elas aparecem no carpete, em painéis de vidro, na mobília, entre outros detalhes. Para Moreira, a cor é um elemento essencial da arquitetura, do design de interiores; um símbolo que fortalece a identidade da empresa.

Assim, Moreira reforça o papel da arquitetura em contar uma história. “A arquitetura remete a um tempo, algo que você fez, lembranças e sensações, mas ela desperta o novo, a surpresa. Pode parecer intangível, mas a arquitetura trabalha com isso. Ela tem o tijolo, o concreto, o sólido, mas é o sentimento que faz tudo isso acontecer”, completa Moreira.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*